Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by Subject "administração educacional"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação e responsabilidade social numa instituição de ensino superior: desafios e perspetivasPublication . Santos, Vânia Filipa Lopes Fernandes dos; Piscalho, IsabelEste estudo visa uma reflexão sobre os desafios e perspetivas inerentes à comunicação no contexto da Responsabilidade Social (RS) de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico (IESP). Propõe uma abordagem construtivista que concebe um desafio comunicativo e procura explorar como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem estabelecer relações com as suas partes interessadas, tanto internas quanto externas, visando aprimorar os processos de comunicação, ao mesmo tempo em que mantêm o compromisso com a Responsabilidade Social. A questão de pesquisa que orienta esta investigação é: Como a comunicação influencia a efetivação da Responsabilidade Social numa Instituição de Ensino Superior e quais são os principais desafios e perspetivas encontrados nesse processo? Os objetivos traçados para este estudo, incluem: conhecer os processos de comunicação interna e externa da Instituição de Ensino Superior Politécnico no contexto da Responsabilidade Social; identificar as ferramentas digitais e documentos orientadores que podem otimizar a eficiência das respostas, tanto internas quanto externas; explorar a relação entre o trabalho colaborativo e a melhoria dos serviços prestados pela instituição no âmbito da Responsabilidade Social; analisar a importância do estabelecimento de parcerias sólidas e o impacto do feedback dos stakeholders nas ações de Responsabilidade Social da instituição; explorar se a cultura de transparência está presente nos circuitos de comunicação interna e externa da instituição. Este estudo exploratório, que se caracteriza por uma abordagem mista e descritiva, utilizou dois instrumentos de pesquisa: o inquérito por questionário e a entrevista semidiretiva. A amostra do inquérito por questionário consistiu em 101 estudantes inquiridos/as e foi complementada com a realização de 5 entrevistas a especialistas na área da Administração Educacional, Responsabilidade Social e Comunicação. Os resultados obtidos destacam a significativa relevância da comunicação interna para o alinhamento estratégico e envolvimento de todas as partes implicadas na instituição (estudantes, alumni, docentes, funcionários/as não docentes, comunidade). A comunicação eficaz emerge como um fator crucial na influência de comportamentos, promoção do diálogo, construção de entendimento entre os grupos envolvidos, e na facilitação da prestação de serviços de relevância, bem como no estímulo a comportamentos positivos.
- O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensinoPublication . Thomaz, Tiago Santos Barreto; Galinha, Sónia; Silveira, Flávia Furtado RainhaO Trabalho de Projeto analisou, a partir do modelo proposto pela Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) de uma Instituição Federal de Ensino (IF), com sede no Distrito Federal do Brasil. A Escala EACT é um instrumento psicométrico do tipo Likert que objetiva compreender as percepções relacionadas com o CPBS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa, e em relação aos fins, trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como um levantamento de dados, também conhecido como pesquisa de Survey. O instrumento de pesquisa foi disponibilizado aos 1.294 servidores públicos federais efetivos desta instituição, a compreender a população de 592 Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 702 Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Destes, houve 190 respondentes TAE (32,09%) e 234 respondentes Professores EBTT efetivos (33,33%). Dentre os participantes, a Instituição Federal de Ensino pesquisada apresenta 74,6% de seus servidores a perceber o CPBS como crítico. Esta é uma percepção mediana, a evidenciar estado de alerta, que exige ações mediatas, a curto e a médio prazo, com o objetivo de eliminar ou minimizar danos aos servidores públicos ou à missão e visão dessa instituição. A pesquisa indicou que apenas 20,7% da força de trabalho efetiva da instituição percebe o CPBS como satisfatório. Esta percepção positiva do CBPS necessita ser apoiada e ampliada na instituição pesquisada para que possa haver melhorias nos processos de trabalho e na necessária qualidade de vida na instituição. A análise realizada identificou importantes elementos a serem trabalhados para o desenvolvimento de uma administração dialogada retratada na concepção freireana. A gestão, a partir da percepção dos envolvidos, almeja o desenvolvimento de um saber democrático que possa aprimorar os processos educativos e administrativos da instituição pesquisada. Nesse sentido, os resultados encontrados indicam a possibilidade de que os administradores educacionais se utilizem de preceitos da ergonomia da atividade para nortear o planejamento e a execução de ações nas instituições educativas.
- Controle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensinoPublication . Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti de JesusO controle interno é apresentado como uma ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na condução dos processos da escola, a fim de alcançar resultados satisfatórios. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação do controle interno em uma instituição federal de ensino e verificar a sua adequação. Para isso, foi proposto conhecer a percepção dos gestores, técnicos e docentes atuantes das Pró-reitorias ligadas ao macroprocesso de ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar os procedimentos de controle utilizados nessas áreas. O estudo de caso usa a pesquisa quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários e de pesquisa documental, e demonstraram que, embora haja uma compreensão da essencialidade dos controles internos por parte dos respondentes para o alcance dos objetivos, há ainda questões a serem melhoradas. Assim, é proposto um projeto de intervenção com sugestões de melhoria para a consolidação eficiente dessa ferramenta na instituição.