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- Controle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensinoPublication . Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti de JesusO controle interno é apresentado como uma ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na condução dos processos da escola, a fim de alcançar resultados satisfatórios. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação do controle interno em uma instituição federal de ensino e verificar a sua adequação. Para isso, foi proposto conhecer a percepção dos gestores, técnicos e docentes atuantes das Pró-reitorias ligadas ao macroprocesso de ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar os procedimentos de controle utilizados nessas áreas. O estudo de caso usa a pesquisa quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários e de pesquisa documental, e demonstraram que, embora haja uma compreensão da essencialidade dos controles internos por parte dos respondentes para o alcance dos objetivos, há ainda questões a serem melhoradas. Assim, é proposto um projeto de intervenção com sugestões de melhoria para a consolidação eficiente dessa ferramenta na instituição.
- Motivação e envolvimento em contexto educativoPublication . Soares, Gonçalo Nunes Dias; Seixas, SóniaO presente relatório final de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), debruça-se sobre a motivação e envolvimento em contexto educativo, encontrando-se dividido em duas partes: a primeira, apresenta a caracterização e percurso realizado nos diversos contextos de estágios e a segunda, descreve o percurso investigativo, onde se pretendeu compreender o papel da motivação no envolvimento das crianças em atividades em sala de aula; identificar as representações dos professores relativamente a estratégias promotoras da motivação e envolvimento das crianças do 1º ciclo; e por fim, caracterizar as conceções das crianças do 1º ciclo acerca das estratégias promotoras da sua motivação e envolvimento. Para tal, desenhou-se um estudo de natureza qualitativa, tendo sido entrevistadas 2 professoras e 35 alunos do 1º CEB, e elaborada uma análise de conteúdo. De um modo geral verificou-se no discurso dos profissionais de educação que estes consideram que os alunos necessitam de ser estimulados, para que se sintam motivados para a aprendizagem. Por outro lado, através das respostas obtidas pelos alunos, é visível o seu gosto pela escola assim como a sua motivação para participar nas aulas.