Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Controle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TRABALHO PROJETO_MAE CLARICE.pdf5.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O controle interno é apresentado como uma ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na condução dos processos da escola, a fim de alcançar resultados satisfatórios. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação do controle interno em uma instituição federal de ensino e verificar a sua adequação. Para isso, foi proposto conhecer a percepção dos gestores, técnicos e docentes atuantes das Pró-reitorias ligadas ao macroprocesso de ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar os procedimentos de controle utilizados nessas áreas. O estudo de caso usa a pesquisa quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários e de pesquisa documental, e demonstraram que, embora haja uma compreensão da essencialidade dos controles internos por parte dos respondentes para o alcance dos objetivos, há ainda questões a serem melhoradas. Assim, é proposto um projeto de intervenção com sugestões de melhoria para a consolidação eficiente dessa ferramenta na instituição.
Internal control is presented as a management tool to assist managers in conducting school processes in order to achieve satisfactory results. Thus, this work had the general objective of analyzing the application of internal control in a federal educational institution and verifying its adequacy. For this, it was proposed to know the perception of managers, technicians and professors working in the Pro-rectories linked to the macro-process of teaching, research and extension, as well as to identify the control procedures used in these areas. The case study uses both quantitative and qualitative research. Data were collected from questionnaires and documentary research, and demonstrated that, although there is an understanding of the essentiality of internal controls by the respondents to reach the objectives, there are still issues to be improved. Thus, an intervention project is proposed with suggestions for improvement for the efficient consolidation of this tool in the institution.

Description

Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Keywords

escola administração educacional controle Interno school educational administration internal control

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue