Browsing by Issue Date, starting with "2017-10"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Analyzing the influence of playing time and partial score on the tactical behavior in the duel 2 vs 2 in the offensive process in handball, using the polar coordinates techniquePublication . Prudente, João Filipe; Sousa, Duarte; Sequeira, Pedro; López-López, José Antonio; Hernández-Mendo, AntonioDiferentes estudios hacen referencia a como el tiempo de juego, la puntuación parcial y la interacción de ambos influyen en los comportamientos de jugadores y equipos. Con este estudio se intentó demostrar la compleja realidad del comportamiento táctico en el ataque en la Copa de Europa Masculina, mediante la detección de patrones de comportamiento y vincularlos al tiempo de juego y a la puntuación parcial. Se utilizó metodología observacional, y para el análisis de los datos se utilizó la técnica de coordenadas polares. El instrumento de observación fue construido ad hoc y validado. La optimización de la herramienta incluye el control de calidad del dato, mediante el análisis de la fiabilidad del observador intra e inter a través del índice Kappa de Cohen (rango entre .85 y 1), y la aplicación del análisis de generalizabilidad (los índices G son adecuados para todos los modelos estimados) que confirman la fiabilidad del instrumento. La muestra contenía todas las situaciones de 2vs2 que se produjeron durante el proceso de ataque organizadas en igualdad numérica 6vs6, en dieciséis partidos (n = 390). Como principales resultados se pueden referir que el tiempo de juego influyó en la toma de decisiones en relación con los medios tácticos empleados, a excepción de los últimos diez minutos, donde no se encontraron patrones. Los resultados también muestran que hay un menor número de patrones de comportamiento cuando el marcador es un empate.
- Brief – Monitorização da plataforma Garantia Jovem – Outubro 2017. Relatório do projeto Make the future...today!Publication . Ferreira, Tatiana; Pappámikail, Lia; Vieira, Maria ManuelNeste brief apresenta-se a análise das principais estatísticas de acesso à plataforma Garantia Jovem recolhidas pelo IEFP através do AWStats. Os dados apresentados têm como base os ficheiros de registo produzidos pelo respetivo software.
- Estigma na doença mental:uma abordagem não paramétricaPublication . São João, Ricardo; Ferreira, Carla; Coelho, Teresa; Castelo, Ana; Massano, AnaA doença mental (DM) pode provocar no indivíduo alterações na capacidade de pensar, sentir, fazer juízos críticos, lidar com a realidade e de estabelecer relações pessoais. Tais alterações podem constituir fatores de vulnerabilidade, nomeadamente no que se refere ao estigma. Atento a essa realidade, o Serviço de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém desenvolveu um projeto piloto de inclusão social para pessoas com DM, baseado na criação de "oficinas artísticas", com o objetivo de saber se estas oficinas permitem minimizar o estigma na DM e a exclusão social potenciando as competências pessoais, relacionais e artísticas dos participantes e consequente aceitação e reconhecimento do valor das pessoas com DM pela comunidade.
- Manipulação de resultados e as caraterísticas dos conselhos de administração e fiscalização:estudo empírico nas sociedades não financeiras portuguesasPublication . Pereira, Agostinho; Alves, Maria do CéuA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a manipulação de resultados e as caraterísticas dos conselhos de administração e fiscalização, para as sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon no período 2005-2011. A metodologia tem por base um modelo econométrico, de Klein (2002, 2006) e Aggarwal et al. (2009) sendo o mesmo reformulado de modo a integrar a qualidade da administração e fiscalização da sociedade. Os resultados empíricos evidenciam a existência de uma associação estatisticamente significativa entre os accruals discricionários e as características do conselho de administração. Concluímos que quanto maior for a independência e competência dos diretores externos maior será a qualidade do conselho de administração. A investigação permite-nos assim concluir que a existência de diretores externos reduz as práticas de manipulação de resultados. Este trabalho apresenta diversos contributos, teóricos e empíricos, dado pela primeira vez se adiciona a qualidade da administração e da fiscalização da sociedade ao modelo, o que permite uma melhor compreensão dos efeitos de um mecanismo de controlo sobre a manipulação.
- Preferências dos Idosos em Relação ao Feedback dos Instrutores, em Aulas de Grupo de HidroginásticaPublication . Padrão, Ana Catarina GonçalvesO presente estudo tem como objetivo caracterizar as preferências de praticantes idosos, no que diz respeito à frequência dos vários tipos de feedback dos instrutores, nas sessões de hidroginástica. A amostra foi constituída por 218 idosos, praticantes de hidroginástica. Foi utilizado o questionário denominado, Questionário de Feedback de Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (QUEFIF – AG), na versão preferências dos praticantes. O questionário era constituído por 45 questões, sendo que cada questão corresponde a um tipo de comportamento de feedback. Os resultados mostraram quais os tipos de comportamento mais e menos preferidos, dos praticantes. Os praticantes preferem que o instrutor informe como se deve realizar o exercício, através da forma verbal para que estes possam ouvir as informações dadas. Durante a realização dos exercícios, os praticantes preferem que o instrutor realize os mesmos exercícios e que este se encontre próximo, ou seja, a uma distância que seja possível existir contacto físico. O instrutor quando emite feedback deve mostrar afetividade positiva, ou seja, rir, ou manter qualquer tipo de contacto positivo com os seus praticantes. Quando este emite feedback deve-se dirigir a toda a classe e em relação a um exercício de cada vez, pois torna-se mais fácil assimilar as informações dadas. O feedback emitido deve ser dado imediatamente após a realização do exercício fazendo referência à forma como os praticantes devem respirar, na execução dos exercícios. O instrutor deve orientar-se de frente para os praticantes e emitir feedback ficando a observar os praticantes e emitir um novo feedback.
- A dança como um instrumento de intervenção social: estudo de caso com estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Queiroz, kamilla Fernanda da Costa; Dias, PauloA presente dissertação integra reflexões sobre a experimentação da dança no ambiente escolar e o seu uso como uma ferramenta de intervenção educativa. Este estudo procurou verificar como a dança pode auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento integral de alunos do curso de Letras-Espanhol do Instituto Federal de Brasília.. Procurou-se suscitar a reflexão para os alunos de qual da importância do corpo e seus sentidos na sua formação como professor e de que maneira pode fazer o uso dessas vivências no preparo de suas aulas ao considerar o lugar do corpo no processo de aprendizagem. Este estudo procura um amparo teórico em estudos realizados por arte-educadores e pesquisadores de temáticas vinculadas à dança e educação e é considerado vanguardista quando propõe esta intervenção ao público citado.
- "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"Publication . Antunes, Magda Filipa Gomes; Luís, HelenaEste relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem.
- "As adequaçãoes curriculares na prática pedagógica na Educação Pré-Escolar"Publication . Agostinho, Ana Rita Alves; Piscalho, IsabelEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. O seu objetivo é expor o meu percurso ao longo do mestrado e assim apresentar e refletir sobre as experiências decorrentes dos estágios que efetuei. É, ainda, apresentada uma investigação realizada acerca das adequações curriculares na prática pedagógica na educação pré-escolar, onde se procurou conhecer as conceções de currículo, de inclusão, de adequações curriculares e de pedagogia diferenciada. O exercício investigativo iniciou-se a partir de dúvidas e dilemas que emergiram na prática no estágio em creche, sendo que nessa primeira etapa realizou-se a revisão da literatura sobre a problemática. O exercício investigativo propriamente dito realizou-se no contexto de jardim-de-infância, numa sala com crianças de 4 e 5 anos de idade. No primeiro estudo, a análise dos diários de bordo e das reflexões potencializaram a identificação de dilemas e a procura de respostas para obter soluções e estratégias adequadas para intervir de acordo com a realidade e as características que se encontravam presentes no ambiente em que estava inserida. No segundo estudo, e para complementar o anterior, recorreu-se a uma entrevista semidireta a uma educadora, bem como a 10 questionários de respostas abertas e uma fechada também a educadoras de infância. Com estes dados foi possível fazer uma comparação sobre as suas perspetivas. De um modo geral, verificou-se que as educadoras de infância realizam adequações curriculares que se traduzem numa prática inclusiva, sendo que as necessidades e interesses das crianças e o seu perfil de funcionalidade são sempre tidos em conta. A inclusão de todas as crianças é feita com a participação de todo o grupo em que estão inseridas, bem como das suas famílias. Esta participação é importante devido às características pessoais e aos contextos familiares diferentes de cada uma, sendo uma ajuda para novas adaptações no processo de socialização que vai originar diversos métodos de inclusão.
- Construir competências culturais com estudantes de enfermagemPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaIntrodução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Método: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão. Resultados: emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusões: Estratégia facilitadora das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos a atingir em ensino teórico e ensino clínico, para promoção da saúde com famílias de imigrantes.
- Desafios matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: análise de uma IntervençãoPublication . Bairreiro, Ana Catarina Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra a fase final da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centra-se na descrição e reflexão da intervenção desenvolvida no contexto de prática de ensino supervisionada nas valências de creche e de jardim de infância, bem como na componente investigativa que decorre da prática pedagógica, seguindo o tema de “Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré- Escolar: Análise de uma intervenção”. O objetivo principal deste relatório é o de analisar numa estratégia de intervenção a importância da existência de materiais manipuláveis, bem como a presença de desafios com que as crianças pudessem explorar e adquirir competências em matemática. Traduz-se num projeto investigativo, dividido em duas partes distintas: numa primeira fase encontra-se o trajeto realizado ao longo dos estágios e numa segunda parte é apresentado e desenvolvido a componente empírica e investigativa associada à prática pedagógica que se pretendeu estudar. Os resultados obtidos revelam que as estratégias utilizadas para a aquisição e desenvolvimento destas competências estão relacionadas com o processo de aprendizagem, bem como a sua influencia é uma presença constante. A importância atribuída à matemática é também uma factor a ter em consideração e a sua valorização deve ser feita de forma consciente e precisa. A utilização e manipulação de materiais são também outro fator que se revelou relevante para suscitação do interesse por parte das crianças para a sua exploração.