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Advisor(s)
Abstract(s)
A proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém.
Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI apresenta-se uma atividade que articula diferentes ambientes de aprendiza-gem, recursos tecnológicos e várias áreas do conhecimento do currículo do 7º ano de escolaridade.
Destacam-se para este efeito os domínios Terra em Transformação: Dinâmica externa, Estrutura e dinâmica interna e Consequências da dinâmica interna (Ciências Naturais), Materiais, Números e Operações, Funções (Matemática), Áreas das Atividades Físicas e A Informação, o Conhecimento e o Mundo das Tecnologias.
O objetivo geral consiste em promover aprendizagens significativas alicerçadas na utilização de dispositivos tecnológicos, mobilizando as áreas de competên-cias “Saber Científico, Técnico e Tecnológico” e “Relacionamento Interpesso-al” do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes tipos de rochas, assim como reconheçam as suas utilizações.
A metodologia é baseada no modelo Inquiry-Based Learning e os ambientes têm por base as zonas de aprendizagem da Future Classroom Lab (European Schoolnet), tendo-se operacionalizado em três momentos distintos: Pré-Saída, em sala de aula (Apresentar e Partilhar); Saída, exterior (Investigar, Desenvol-ver e Interagir) e Pós-Saída, em sala de aula (Apresentar, Criar, Partilhar).
Description
Keywords
aprendizagens essenciais ambientes educativos inovadores geodiversidade interdisciplinaridade perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória