Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens a partir de atividades centradas no brincarPublication . Antunes, Ana Raquel Martins; Uva, MartaO Presente Relatório Síntese de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvido na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Neste relatório síntese, é apresentado o meu percurso da Prática de Ensino Supervisionada em Contexto de Creche e Jardim de Infância, e desenvolvida a componente investigativa, em torno da questão: “O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar.” Na primeira parte deste relatório, inserem-se as caracterizações de cada contexto educativo onde realizei a minha prática, e relato as experiências que considero mais significativas, tanto a nível pessoal como profissional, que me enriqueceram quanto futura Educadora de Infância. Na segunda parte, no que se refere à componente investigativa, é apresentada a metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas semi diretivas a cinco Educadores/ as de Infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional em Creche e Jardim de Infância. Estas entrevistas permitiram-me explorar o papel do/ educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar e as perceções dos/as Educadores/as de Infância acerca do brincar. Por consequência, será apresentado uma análise do diário de bordo que foi realizado em campo. É ainda apresentada a análise dos resultados que culminou numa síntese comparativa dos resultados obtidos. Os resultados permitiram-me perceber que as crianças quando brincam exploram o que as rodeia, desenvolvem-se e aprendem. De forma geral, todos/as os/as Educadores/as acreditam nos benefícios e na centralidade do brincar, enquanto atividade fundamental ao desenvolvimento da aprendizagem.