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- Sono e repouso na AdolescênciaPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Ferreira, Maria Regina; Ferreira, Maria Emilia
- O uso de tecnologias na promoção de um envelhecimento ativo. Uma Scoping Review.Publication . Rosa, Marta; Godinho, CelesteNa atualidade, as organizações de prestação de cuidados de saúde e sociais necessitam lidar com a cada vez maior complexidade inerente à construção de respostas às necessidades das pessoas idosas, o que se constitui num desafio permanente, requerendo cada vez mais uma visão estratégica das políticas de saúde, suportada na interdisciplinaridade que permita lidar com aquela complexidade. Neste sentido, a utilização de suportes tecnológicos de apoio pode constituir-se uma resposta alternativa tendo em vista resultados em saúde, com eficácia, eficiência e efetividade no sentido da promoção de um envelhecimento ativo. Os resultados da Scoping Review desenvolvida apontam para a necessidade de se promover a aquisição de conhecimentos no domínio das tecnologias como suporte às intervenções de enfermagem com a pessoa idosa em múltiplos contextos.
- O orientador de ensino e aprendizagem na educação à distânciaPublication . Costa, Eliziane Rodrigues de Queiroz; Branco, NeusaO presente estudo se situa no campo temático da Administração Educacional com foco nas atividades desenvolvidas pelo pedagogo nos cursos da modalidade educação a distância ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Na Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). A função do OEA foi recentemente implementada na estrutura da DEaD e tem a finalidade de acompanhar, orientar e apoiar as atividades docentes. Considerando a centralidade do trabalho pedagógico e a natureza singular e inovadora dessa função na EaD, a pesquisa analisou a percepção do trabalho do OEA no âmbito da coordenação pedagógica dos cursos ofertados pelo IFB, a partir da percepção desses profissionais e da equipe diretiva da DEaD. Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que existe uma percepção positiva a respeito do trabalho do OEA na equipe multidisciplinar da DEaD. Porém, há insatisfações, tanto da parte desse profissional quanto da equipe diretiva, relacionadas à indefinição do papel do pedagogo na EaD e que implicam na limitação do trabalho pedagógico a uma atividade técnica. A insatisfação dos OEA se manifesta como falta de clareza do seu papel por parte da equipe diretiva da DEaD; limitação de suas atividades ao nível técnico-operacional; percepção de que a gestão almeja um profissional com formação em Pedagogia e Design Instrucional. Quanto à equipe diretiva a insatisfação com o trabalho do OEA está relacionado a falta iniciativa e proatividade. Nesse sentido, surgiu a proposta de um projeto interventivo de formação pedagógica em EaD para os servidores que pretendem atuar em cursos a distância no âmbito do IFB. Essa formação busca contribuir para o aprimoramento do trabalho pedagógico no contexto do trabalho multidisciplinar no qual ele se desenvolve.
- Psicologia de Marketing:influência no comportamento de consumo em plataformas mobile:estudo de caso:Amazon.com Inc.Publication . Santos, Fábio André de Sousa; Gaspar, Fernando C.O indivíduo, ao inserir-se sociedade de consumo atual, é constantemente rodeado de estímulos, criados para despertar necessidades e desejos, motivando-o continuamente a consumir. Este consumo é muitas vezes condicionado pela imagem que pretende projetar aos demais, levando à aquisição de produtos, não pela sua função, mas pela sua significação. Com os desenvolvimentos tecnológicos e a mudança de paradigma imposta pela globalização, o consumidor aproxima-se cada vez mais das organizações comerciais, levando à criação de símbolos muito mais eficazes já que são adaptados a cada consumidor. As organizações passaram a usar a experiência de consumo como fonte de informação acerca do cliente, usando-a para melhorar os seus serviços e influenciar a decisão de compra do mesmo. A introdução das plataformas mobile veio criar muitos mais pontos de contacto entre ambos, permitindo uma resposta significativamente mais rápida aos estímulos a que o individuo é sujeito e, consequentemente, motivando-o a o consumir cada vez mais.
- Estudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalhoPublication . Lucas, Marisa Neto; Gaspar, Fernando C.A presente dissertação tem como objetivo determinar os atributos do azeite com maior influência no processo de escolha do consumidor. Focaliza-se na questão de pesquisa: “No mercado nacional, quais são os critérios de decisão de compra com a maior influência no processo de escolha do consumidor?” Numa primeira fase a metodologia consistiu na recolha de dados qualitativos, através de entrevistas exploratórias junto de vários produtores, e de seguida criou-se um questionário com uma escala comparativa. O presente estudo concluiu que o consumidor português de azeite é essencialmente constituído pelo género feminino, estando entre 31 e 40 anos, é licenciado, de classe social e económica média e média-alta, vive em cidades de pequena dimensão e em vilas e aldeias. Os atributos mais relevantes para os consumidores são: o tipo de azeite, a região de origem, ser de origem nacional e o preço. Este estudo pretende ser um contributo para melhorar a compreensão do consumidor no momento de aquisição do azeite. Assim, os produtores, poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e comunicação.
- Padrão Alimentar Mediterrânico: um estilo de vida para todosPublication . Pinto, Paula
- Planeamento e Periodização, em equipas profissionais, na perspetiva do Treinador de elitePublication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, JoséThe main goal of any coach is the achievement of success, materialized through the achievement of the goals that he proposes and in the collective dynamic he creates in his team. To make this possible, it is necessary that he designs, plans and performs quality work in order to allow an adequate intervention with the players. In this framework, concepts such as Planning, Periodization, Game Model, Principles and Dimensions of Training and Sports Performance are of vital importance in the coach's action. The present study aimed to understand the principles of training in the perspective of some elite national coaches in the context of professional football, identify the coaches’ options/decisions when planning and through the sports season. It is also our intention to collect data and information regarding this problematic that can contribute to the creation of a tool which represents the training conception mentioned above. To carry out the study, ten interviews were conducted with soccer coaches, with professional experience in men's senior teams, competing in the main Portuguese championships (Liga NOS - 1st league, Ledman Liga Pro - 2nd league). The answers were treated qualitatively, and the information was coded and analyzed in the software MAXQDA 2018®. The information analysis allowed us to realize that: the Training Process is seen by coaches as comprehensive and fundamental; there is a concern to schedule adequately and on a weekly basis; the Game Model discloses an idea, is dynamic and worked from the first day, taking into account the constituent players of the squad; the Training Model and the Game Model are interconnected and seek a constant good performance; the microcycles are a type structure, with complex training units, intense exercises and with well-defined objectives; coaches are given the importance of evaluating and controlling the training. We believe that coaches, in their daily and professional function, rely on theories and beliefs, thoughts and interactive decisions when making routine, immediate and reflexive decisions
- Sport injuries in Portuguese female and male karateka: a retrospective studyPublication . VencesBrito, António M.; Rodrigues-Ferreira, Mário; Castro, Maria Antonio; Polak, Ewa; Valente, Eduardo Jorge; Romero, Felix; Figueiredo, AbelBackground. Karate is a combat sport in which, as in all sports, there are risk factors that lead to injuries to its practitioners. Problem and Aim. Little is known about injuries in Portuguese karateka. Thus, the purpose of this study was to investigate the type and incidence of injury in both female and male Portuguese karate practitioners. Material and Methods. The sample was composed of 490 karate practitioners from nine different karate styles, 105 females and 385 males. In this retrospective study a questionnaire of morbidity was applied, in which participants recorded their demographic data and injury episodes occurring in the last three sports seasons. Results. Of the full sample, 51.8% (n=254) reported one or more injuries. No statistical differences were found between the sexes. Most frequent injuries were fractures (16.1%) and trauma (15.6%) in both sexes and occurred in the lower limb (64.3% in females and 52.0% in males). The mechanism responsible for most of injuries in females were falls (12.5%), while in males it was punch actions (10.3%). Injuries were reported as moderate to severe, causing inactivity of practice of between 8 and 21 days and higher, respectively. Most injuries occurred in the preparatory period (63.6% females, males 53.2%), and mainly occurred in training (85.5% in females and 84.5% in males). Conclusions. Coaches should analyse the specificity of the gender training process to prevent the appearance of injuries, and increase the use of preventive processes, such as the use of protection or practice in place, and with safe equipment.
- O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrez, Patrícia Cristina Fernando; Marques, RamiroO presente relatório descreve todo o percurso escolar, ao longo de um ano, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este está estruturado em três partes: Na primeira parte, focada na unidade curricular de PES, é possível encontrar uma contextualização dos estágios realizados e uma reflexão sobre os mesmos. Na segunda parte integra o percurso investigativo realizado. Este capítulo reflete as pesquisas e leituras realizadas de modo a dar resposta à questão investigativa. As pesquisas e leituras foram baseadas em autores que referem os benefícios e as dificuldades para a colaboração da família na escola, uma vez que para se compreender o envolvimento parental é fundamental compreender a relação que existe entre a escola e a família. Esta investigação centrou-se em várias entrevistas realizadas a encarregados de educação e a professores do 1º CEB e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. O presente relatório termina com uma reflexão global onde refiro o meu desenvolvimento profissional ao longo do Mestrado realizado.
- Diagnóstico de enfermagem comunitária aos idosos com 65 ou mais anos de um Bairro SocialPublication . Pascoal, Dina; Nóbrega, Tércio; Martins, Vanessa; Figueiredo, Maria; Pereira, InêsIntrodução: O processo de envelhecimento é um processo multidimensional, multidirecional e dinâmico (Fonseca, 2004). O envelhecimento não é um processo unilateral; é um acontecimento biológico com repercussões a nível psicossocial e espiritual (Silva, 2012). Tal, pode implicar uma maior suscetibilidade da pessoa idosa a um contexto de mudança e de instabilidade, tornando-se um desafio acrescido para a equipa de Saúde (Neuman, 1995). Objetivos: Avaliar a capacidade funcional multidimensional e a utilização e necessidade sentida de serviços dos idosos com 65 ou mais anos, que residem em habitações de cariz social do Bairro Francisco Sá Carneiro; Material, método, resultados e conclusões: Utilizando a metodologia do planeamento em saúde foi realizado um estudo de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Foram efetuadas entrevistas a informantes chave da comunidade e tratadas através da análise de conteúdo e aplicado Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional a Idosos (Rodrigues, 2008) a 33 idosos selecionados por amostragem probabilística sistemática. Os resultados do questionário foram tratados através do SPSS versão 25.0. Foram cumpridos os procedimentos éticos inerentes. Da análise dos resultados, verifica-se: amostra maioritariamente do sexo feminino; grupo etário dos 65-74 anos; convivente com o cônjuge. De realçar que a maioria dos idosos questionados sente-se só e caso esteja doente ou incapacitado não tem quem ajude. Os idosos em estudo referem diferentes problemáticas de âmbito social e económico, mas também de saúde (física e mental) que interferem na sua vida diária. Apesar dos resultados apontarem para um elevado grau de independência, os idosos não se envolvem na comunidade, no entanto, manifestam necessidade de avaliação do seu estado geral. Face ao exposto, importa mobilizar os recursos individuais, familiares, sociais e comunitários dos idosos no dia-a-dia com vista à promoção da sua saúde. Esta visão é integrada com a prática dos cuidados centrados na pessoa, onde se tem em conta os significados que os idosos atribuem à saúde e à qualidade de vida e às condicionantes que cada um apresenta.
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