Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Preferências dos Idosos em Relação ao Feedback dos Instrutores, em Aulas de Grupo de HidroginásticaPublication . Padrão, Ana Catarina GonçalvesO presente estudo tem como objetivo caracterizar as preferências de praticantes idosos, no que diz respeito à frequência dos vários tipos de feedback dos instrutores, nas sessões de hidroginástica. A amostra foi constituída por 218 idosos, praticantes de hidroginástica. Foi utilizado o questionário denominado, Questionário de Feedback de Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (QUEFIF – AG), na versão preferências dos praticantes. O questionário era constituído por 45 questões, sendo que cada questão corresponde a um tipo de comportamento de feedback. Os resultados mostraram quais os tipos de comportamento mais e menos preferidos, dos praticantes. Os praticantes preferem que o instrutor informe como se deve realizar o exercício, através da forma verbal para que estes possam ouvir as informações dadas. Durante a realização dos exercícios, os praticantes preferem que o instrutor realize os mesmos exercícios e que este se encontre próximo, ou seja, a uma distância que seja possível existir contacto físico. O instrutor quando emite feedback deve mostrar afetividade positiva, ou seja, rir, ou manter qualquer tipo de contacto positivo com os seus praticantes. Quando este emite feedback deve-se dirigir a toda a classe e em relação a um exercício de cada vez, pois torna-se mais fácil assimilar as informações dadas. O feedback emitido deve ser dado imediatamente após a realização do exercício fazendo referência à forma como os praticantes devem respirar, na execução dos exercícios. O instrutor deve orientar-se de frente para os praticantes e emitir feedback ficando a observar os praticantes e emitir um novo feedback.