Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Construir competĂȘncias culturais com estudantes de enfermagem

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: A prĂĄtica clĂ­nica dos enfermeiros com famĂ­lias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saĂșde; esta constatação despoleta a necessidade de estratĂ©gias pedagĂłgicas na formação em Enfermagem para a construção das competĂȘncias culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famĂ­lias, promotores da adesĂŁo e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competĂȘncias culturais nos estudantes do 1Âș ciclo, partindo de situaçÔes estĂ­mulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. MĂ©todo: estudo qualitativo e etnogrĂĄfico; tĂ©cnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussĂŁo e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-anĂĄlise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situaçÔes-estĂ­mulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/famĂ­lia imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate), para a sua anĂĄlise e discussĂŁo. Resultados: emergem aprendizagens na intervenção com famĂ­lias – valores, costumes, crenças e prĂĄticas de saĂșde, para a tomada de decisĂŁo e resolução de problemas. ConclusĂ”es: EstratĂ©gia facilitadora das competĂȘncias culturais nos estudantes, fornecendo orientaçÔes e objetivos a atingir em ensino teĂłrico e ensino clĂ­nico, para promoção da saĂșde com famĂ­lias de imigrantes.

Description

Keywords

Imigrantes e emigrantes competĂȘncia cultural promoção da saĂșde estudantes de enfermagem

Citation

Reis, Alcinda; SpĂ­nola, Ana.(2017). Construir competĂȘncias culturais com estudantes de enfermagem. (apresentação em congresso): Congresso Internacional MigraçÔes e RelaçÔes Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta

CC License