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Introdução: A prĂĄtica clĂnica dos enfermeiros com famĂlias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saĂșde; esta constatação despoleta a necessidade de estratĂ©gias pedagĂłgicas na formação em Enfermagem para a construção das competĂȘncias culturais nos estudantes.
Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famĂlias, promotores da adesĂŁo e continuidade aos cuidados.
Objetivo: analisar a construção de competĂȘncias culturais nos estudantes do 1Âș ciclo, partindo de situaçÔes estĂmulo em sala de aula â narrativas de enfermeiros.
MĂ©todo: estudo qualitativo e etnogrĂĄfico; tĂ©cnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussĂŁo e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-anĂĄlise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros â situaçÔes-estĂmulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/famĂlia imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) â LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate), para a sua anĂĄlise e discussĂŁo.
Resultados: emergem aprendizagens na intervenção com famĂlias â valores, costumes, crenças e prĂĄticas de saĂșde, para a tomada de decisĂŁo e resolução de problemas.
ConclusĂ”es: EstratĂ©gia facilitadora das competĂȘncias culturais nos estudantes, fornecendo orientaçÔes e objetivos a atingir em ensino teĂłrico e ensino clĂnico, para promoção da saĂșde com famĂlias de imigrantes.
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Keywords
Imigrantes e emigrantes competĂȘncia cultural promoção da saĂșde estudantes de enfermagem
Citation
Reis, Alcinda; SpĂnola, Ana.(2017). Construir competĂȘncias culturais com estudantes de enfermagem. (apresentação em congresso): Congresso Internacional MigraçÔes e RelaçÔes Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb.