Browsing by Issue Date, starting with "2017-04"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Efeito de intervenção funcional motora em idosos com alzheimer (estádios 1 e 2), no concelho do CartaxoPublication . Ferreira, Maria Aucineia; Catela, DavidA Doença de Alzheimer (DA) é uma demência degenerativa que está associada a alterações cognitivas, comportamentais e funcionais. Pretendemos verificar o efeito da intervenção motora funcional na capacidade autónoma motoras diária de idosos com Alzheimer nos estádios I e II. Foi realizada uma caraterização individual, nomeadamente sobre medicação e terapias. Foi obtido consentimento informado de tutores, assentimento de participantes (sessão a sessão) e aprovação das instituições cooperantes. O estudo teve aprovação de comissão de ética. Foi obtido relatório médico sobre identificação e estádio da doença, feita empregue o Clinical Dementia Rating, testes de avaliação motora funcional, e aplicada uma versão simplificada do Finger Tapping Test (FTT), num estudo não experimental, com pré pós teste. A amostra (N= 60) compôs-se de três grupos: i) Sem Alzheimer (SA) (n=13, 6 idosas, 75,85±8,80 anos), autónomos, não institucionalizados, ii) Com Alzheimer Sem Intervenção (CASI) (n=18, 16 idosas, 81,67±4,73 anos), institucionalizados; e, iii) Com Alzheimer Com Intervenção (CACI) (n=29, 21 idosas, 82,03±7,90 anos), institucionalizados. O FTT revelou que no SA a média de batidas foi superior aos outros grupos (ns) e a habitual nestas idades. Do pré para o pós teste, o CASI baixou a média (ns), mas o CACI melhorou-a (ns) e ficou mais homogéneo (dp). No pré teste, o CACI não se diferenciou significativamente do CASI, mas no pós teste tendeu a ter melhor prestação (p=0.028). Assim, o CACI preservou a sua eficiência motora fina, em oposição à regressão do CASI, cuja prestação foi inferior à referida noutros estudos, para a fase inicial da doença.
- A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de casoPublication . Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins; Teixeira, Madalena; Lima-Hernandes, Maria CéliaEste estudo versa sobre a relação entre o Português e a Matemática, em particular na resolução de problemas matemáticos, sendo nossa intenção demonstrar que a (in)compreensão dos enunciados escritos influencia a consecução de uma estratégia de resolução adequada. As dificuldades de interpretação atenuam-se através de uma aprendizagem articulada do Português com a Matemática. A metodologia desta investigação é de natureza qualitativa e os dados apresentados resultam da prática letiva, decorrendo este estudo na própria prática. Os resultados obtidos confirmam a importância da compreensão adequada do Português na resolução dos problemas matemáticos e permitem demonstrar que os participantes têm a consciência da influência da língua na aprendizagem da Matemática. Verificou-se uma melhoria na capacidade de compreensão dos enunciados escritos, através da inclusão na prática pedagógica da resolução de problemas e da leitura e análise de textos matemáticos.
- Multiculturas às portas da cidadePublication . Maia e Carmo, TeresaÀs portas da cidade capital escondem-se cidades invisíveis. As relações entre ambas são tensas, sempre a medir forças por um espaço que transborda sem pedir licença. É um universo atravessado por histórias de casas e ruas com gente dentro, que veio de longe mas está muito perto. No Bairro da Cova da Moura, às portas de Lisboa, há pessoas castanhas, negras e brancas que tecem uma malha incerta de esperança e desespero, cruzando culturas da lusofonia que souberam construir um terreno de riquíssima expressão comunitária. Este é o breve retrato de uma comunidade única e quase incógnita que, contudo, pulsa e avança, mestiçando e porfiando ao longo mais de três décadas. Após a imersão no Bairro durante alguns meses, eis um vislumbre dos seus problemas, alegrias e desafios através das histórias de alguns dos seus mais icónicos habitantes que, generosos, as quiseram assim partilhar. Jovens, adultos, portugueses e estrangeiros, acossados pelo estigma do «bairro problemático» que reduz a meia dúzia de títulos sensacionalistas e planos assustadores nas televisões as vidas de mais de sete mil pessoas. Muito para lá disso há uma vida intensa, partilhada e solidária nas ruas do Bairro. Onde se canta e dança, se aprende e se ensina, se cria e cresce em ambiente multicultural. A multiculturalidade é um dado irreversível das antigas metrópoles coloniais, a que o drama do terrorismo e dos refugiados que visam a Europa como destino trouxe uma atualidade contundente. Nesta breve comunicação partilhamos o que aprendemos com a realização do documentário «Djunta Mo», emitido pela primeira vez na RTP em 2006 e premiado em 2007 com a Menção Honrosa do Prémio de Jornalismo «Direitos Humanos, Tolerância e Luta contra a Discriminação na Comunicação Social», atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e o Instituto da Comunicação Social.
- Divulgação da responsabilidade social empresarial nos websites das fundações portuguesasPublication . Patrocínio, Wilson José Bernardo; Robalo, RuiO objetivo do presente estudo consiste em analisar a quantidade e a variedade de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) divulgada nos websites de fundações portuguesas. Fizeram parte da amostra deste estudo as fundações que possuíam uma página de Internet e que se encontravam associadas no Centro Português de Fundações. Por forma a permitir uma comparação dos resultados, este estudo seguiu uma metodologia de observação da informação divulgada nos websites utilizada por outros estudos que centraram a sua análise em outro tipo de organizações. A evidência obtida permite contribuir para a literatura de divulgação de informação de RSE em três vertentes. Em primeiro lugar, ao atender ao contexto organizacional das fundações o estudo contribui com diferentes práticas de divulgação de informação de RSE, quer em termos da quantidade quer em termos das temáticas de informação de RSE divulgadas. Em segundo lugar, este estudo permitiu encontrar que as diferentes práticas de divulgação de informação de RSE resultam de diferentes necessidades de legitimação das fundações perante os seus stakeholders, comparativamente com outros tipos de organizações. Em terceiro lugar, o estudo contribui ainda para demonstrar que a evidência obtida com as fundações portuguesas estudadas não sugere a existência de uma influência significativa entre o fator dimensão e a quantidade de informação de RSE divulgada, contrariando assim os resultados obtidos por outros estudos em outros contextos organizacionais.
- (In)Formar para Capacitar o portador de CDI e Pacemaker: Uma Análise QualitativaPublication . Amendoeira, José; Candido, Anabela; Cunha, Fátima; Sarroeira, Cassilda; Ribeiro da Silva, Helena; Fernandes, Patrícia; Silva, ElsaIntrodução: O presente estudo insere-se num projeto de Investigação-ação desenvolvido pela UMIS (ESSS) em parceria com um Hospital da Região de Lisboa, mais concretamente com os enfermeiros do serviço de cardiologia, que realizam consulta de enfermagem a pessoas portadores de Pacemaker definitivo (PMD) e Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI), no qual se pretende avaliar a efetividade da intervenção dos enfermeiros, junto destas pessoas. A capacitação da pessoa para o autocuidado é um dos objetivos dos enfermeiros nesta consulta, sendo que a Educação para a Saúde assume uma dimensão significativa durante a mesma, pelo que importa clarificar a intervenção do enfermeiro neste âmbito. Objetivo: identificar os conteúdos abordados pelos enfermeiros no âmbito da intervenção Informar junto das pessoas portadoras de Pacemaker definitivo e CDI, no decorrer das consultas. Método: Estudo de cariz exploratório, descritivo, qualitativo, transversal. A população alvo foram enfermeiros que realizam consulta de enfermagem. Dados recolhidos através de narrativas de ação, registos de enfermagem e entrevistas coletivas, as quais foram objeto de análise de conteúdo. Resultados: As consultas de enfermagem são realizadas após colocação dos dispositivos. A intervenção é dirigida à pessoa e/ou cuidador. O conteúdo da informação versa três domínios: a) Segurança da pessoa [Prevenção da Infeção; Cuidados com o Dispositivo]; b) Gestão do Regime Terapêutico (Compreender (Adaptação) a condição de saúde/doença; Gestão dos Sintomas; Gestão do Regime Medicamentoso; Retorno ao Desenvolvimento das Atividades de Vida; Vigilância de Saúde]; c) Gestão das emoções [Desmistificar receios/medos; Referenciação para Grupos de Apoio]. Conclusões: A intervenção dos enfermeiros na consulta no âmbito da Educação para a Saúde, desenvolve-se de forma individualizada, procurando ir ao encontro das necessidades das pessoas, tendo por base o “estado da arte” para esta situação, sendo que os conteúdos abordados vão no sentido da capacitação da pessoa/cuidador para o autocuidado, promovendo a adaptação da pessoa/família face à situação de saúde/doença. Palavras chave: Consulta; Enfermagem; Pacemaker/CDI; Educação para a saúde; Capacitar; auto-cuidado
- [Des]Construir comportamentos - Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabacoPublication . Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Rainha, LuisCONTEXTO: O consumo de tabaco constitui-se a principal causa evitável de doença e morte, tendo repercussões a nível social, económico e de saúde. A evidência científica salienta a importância da assertividade para a adoção de um comportamento salutogénico. O presente póster decorre da intervenção realizada no âmbito do projeto de investigação/ação desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tem como objetivo “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. O projeto processa-se ao longo de dois anos letivos (2015/16-2016/17), em dois agrupamentos de escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo: o Agrupamento A e o Agrupamento B, com início no 7º ano seguindo os alunos até ao 8º ano, num total de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Partilhar o Processo de Estruturação, Dinamização e Avaliação da sessão “[Des]Construir Comportamentos”, realizada com os alunos do 8º ano (terceira sessão). METODOLOGIA: Sabe-se atualmente que os jovens no seu processo de maturação necessitam desenvolver competências pessoais, na área da comunicação/relação interpessoal, que os capacite para saber “dizer não”. A sessão realizou-se tendo por base os métodos expositivo e recurso ao desempenho de papéis, onde foi mobilizada uma apresentação em Powerpoint que englobava vídeos que demonstram o comportamento assertivo face aos incentivos de consumo de tabaco. A mesma foi avaliada através de um questionário com uma pergunta de resposta curta e uma escala de opinião. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da avaliação realizada verificou-se que 93 alunos afirmaram “dizer não”, se lhe oferecessem um cigarro, o que superou a meta prevista; 77% dos alunos classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que ficou aquém da meta estipulada (80%).
- Ver ... para decidir - Um olhar para a mudança de comportamentoPublication . Rainha, Luis; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: O tabagismo assume atualmente “contornos pandémicos”. O início do consumo de tabaco situa-se entre os 12 e os 20 anos, num período de descoberta e aprendizagem, em que fatores como a curiosidade e a pressão dos pares predispõem à iniciação, após a qual se caminha para a dependência, devido à nicotina. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, encontra-se a desenvolver um projeto de investigação-ação no âmbito da prevenção do consumo de tabaco, realizado em dois Agrupamentos Escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Iniciou-se no ano letivo 2015/16 com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, através de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, por professores e estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este poster resulta da primeira sessão realizada com os alunos do 8º ano. OBJETIVO: Apresentar o processo de desenvolvimento da sessão “Ver… para decidir”. METODOLOGIA: Aula prática, com demonstração dos resíduos presentes no fumo do cigarro, mobilizando-se uma apresentação powerpoint para sistematizar a informação. O objetivo desta sessão foi aprofundar conhecimentos sobre as substâncias presentes no fumo do cigarro. A avaliação da sessão realizou-se através de um questionário com três questões e uma grelha de avaliação de opinião da sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Apenas 52,5% dos alunos tinham ideia de que as substâncias apresentadas na sessão estavam presentes no fumo do tabaco; 99,0% dos alunos identificaram corretamente duas substâncias presentes no fumo do tabaco e 94,9 % referiram objetos onde as podem encontrar; 87,9% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que superou as metas estabelecidas para os indicadores da sessão 80%.
- O meio social e publicidade - Um contributo para resistir às pressões sociaisPublication . Godinho, Ana; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Rainha, Luis; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: A Organização Mundial de Saúde revela que por ano morrem 6 milhões de pessoas devido ao tabagismo, sendo este considerado um problema de saúde prioritário, em Portugal. A Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã encontram-se a desenvolver um projeto de investigação ação com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Este projeto iniciou-se em 2015/2016, no Agrupamento A e B, com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, num total de 13 sessões dinamizadas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este póster emerge da segunda sessão com os alunos do 8º ano. A evidência demonstra que o marketing da indústria tabaqueira é estrategicamente dirigido aos jovens, integrando na sua conceção o sistema social dos mesmos, emergindo a necessidade de «Desenvolver Capacidade de Resistir às Pressões sociais para fumar», neste grupo-alvo. Assim, nesta sessão abordaram-se estratégias de publicidade ao tabaco, a sua regulamentação e campanhas anti-tabágicas. OBJETIVO: Ilustrar o Processo de Planeamento, Implementação e Avaliação da sessão “O Meio Social e Publicidade”. METODOLOGIA: A sessão desenvolveu-se através de uma aula expositiva-dialogada, com participação dos alunos, mobilizando uma apresentação powerpoint, um questionário inicial, e um questionário final de perguntas fechadas, que permitiu avaliar a sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da análise dos questionários verificou-se que: 95% dos alunos identificaram uma das estratégias de marketing utilizada pela indústria tabaqueira para promover o tabagismo e 84% referiram que a publicidade ao tabaco, em Portugal, é totalmente proibida, o que superou a meta prevista de 80%, para os dois indicadores; 80% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25], atingindo-se a meta prevista.
- Avaliação do impacto de riscos psicossociais na produtividade em organizações de economia socialPublication . Bento, Maria Isabel Macedo da Silva; Rainha, LuizNo presente projeto de investigação pretendia-se identificar os principais riscos psicossociais dos trabalhadores de apoio direto – cuidadores e técnicos – a pessoas deficientes intelectuais e a relação com a sua produtividade, em organizações de economia social, de modo a comparar os resultados com outros setores de atividade. Foi aplicado um questionário a trabalhadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social em 13 distritos, com vista a realizar um estudo a nível nacional para o setor social. Através da análise das diversas variáveis, espera-se contribuir para reconhecer os principais riscos existentes e para aumentar o nível de saúde psicossocial e o grau de produtividade no contexto laboral.
- As expectativas dos pais/encarregados de educação sobre o Pré-escolar e a sua influência na prática profissional do/a educador/a.Publication . Pires, Andreia Filipa Duarte; Uva, MartaNo seguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada, surge o presente relatório, que advém dos estágios realizados em Creche e Jardim de Infância, no contexto do Mestrado em Educação Pré-escolar. Ao longo deste período, foram surgindo diversas questões, no âmbito da prática, que se prendem, essencialmente, com as escolhas e métodos/estratégias de trabalho adotadas pelas Educadoras e Auxiliar. No entanto, apenas uma suscitou mais interesse em aprofundar/investigar e à qual se deu mais enfoque, “Em que medida as expectativas que os pais/Encarregados de Educação têm em relação ao Pré-escolar podem influenciar a prática profissional do(a) Educador(a)", sendo esta questão de âmbito relacional, nomeadamente, entre a Educadora e os pais/Encarregados de Educação. Este exercício investigativo insere-se no paradigma qualitativo, com características do estudo de caso, na medida em que se pretende compreender de que forma agem as Educadoras perante as “exigências” dos pais, quanto ao que devem ou não aprender os seus educandos. Para tal, será necessário perceber em que consiste e quais os objetivos da Educação Pré-escolar, o que significa promover a participação dos pais e em que é que esta consiste. Para responder a estas questões realizaram-se entrevistas a quatro Educadoras e inquéritos por questionário a 21 pais/EE, sendo esta a amostra do estudo. Conclui-se com esta investigação que, no caso da instituição estudada, as expectativas dos pais vão ao encontro dos objetivos e do trabalho das Educadoras, havendo uma boa relação, comunicação e cooperação de ambas as partes.