Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Multiculturas às portas da cidadePublication . Maia e Carmo, TeresaÀs portas da cidade capital escondem-se cidades invisíveis. As relações entre ambas são tensas, sempre a medir forças por um espaço que transborda sem pedir licença. É um universo atravessado por histórias de casas e ruas com gente dentro, que veio de longe mas está muito perto. No Bairro da Cova da Moura, às portas de Lisboa, há pessoas castanhas, negras e brancas que tecem uma malha incerta de esperança e desespero, cruzando culturas da lusofonia que souberam construir um terreno de riquíssima expressão comunitária. Este é o breve retrato de uma comunidade única e quase incógnita que, contudo, pulsa e avança, mestiçando e porfiando ao longo mais de três décadas. Após a imersão no Bairro durante alguns meses, eis um vislumbre dos seus problemas, alegrias e desafios através das histórias de alguns dos seus mais icónicos habitantes que, generosos, as quiseram assim partilhar. Jovens, adultos, portugueses e estrangeiros, acossados pelo estigma do «bairro problemático» que reduz a meia dúzia de títulos sensacionalistas e planos assustadores nas televisões as vidas de mais de sete mil pessoas. Muito para lá disso há uma vida intensa, partilhada e solidária nas ruas do Bairro. Onde se canta e dança, se aprende e se ensina, se cria e cresce em ambiente multicultural. A multiculturalidade é um dado irreversível das antigas metrópoles coloniais, a que o drama do terrorismo e dos refugiados que visam a Europa como destino trouxe uma atualidade contundente. Nesta breve comunicação partilhamos o que aprendemos com a realização do documentário «Djunta Mo», emitido pela primeira vez na RTP em 2006 e premiado em 2007 com a Menção Honrosa do Prémio de Jornalismo «Direitos Humanos, Tolerância e Luta contra a Discriminação na Comunicação Social», atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e o Instituto da Comunicação Social.
- Divulgação da responsabilidade social empresarial nos websites das fundações portuguesasPublication . Patrocínio, Wilson José Bernardo; Robalo, RuiO objetivo do presente estudo consiste em analisar a quantidade e a variedade de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) divulgada nos websites de fundações portuguesas. Fizeram parte da amostra deste estudo as fundações que possuíam uma página de Internet e que se encontravam associadas no Centro Português de Fundações. Por forma a permitir uma comparação dos resultados, este estudo seguiu uma metodologia de observação da informação divulgada nos websites utilizada por outros estudos que centraram a sua análise em outro tipo de organizações. A evidência obtida permite contribuir para a literatura de divulgação de informação de RSE em três vertentes. Em primeiro lugar, ao atender ao contexto organizacional das fundações o estudo contribui com diferentes práticas de divulgação de informação de RSE, quer em termos da quantidade quer em termos das temáticas de informação de RSE divulgadas. Em segundo lugar, este estudo permitiu encontrar que as diferentes práticas de divulgação de informação de RSE resultam de diferentes necessidades de legitimação das fundações perante os seus stakeholders, comparativamente com outros tipos de organizações. Em terceiro lugar, o estudo contribui ainda para demonstrar que a evidência obtida com as fundações portuguesas estudadas não sugere a existência de uma influência significativa entre o fator dimensão e a quantidade de informação de RSE divulgada, contrariando assim os resultados obtidos por outros estudos em outros contextos organizacionais.