Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ver ... para decidir - Um olhar para a mudança de comportamento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
poster ver para decidir - final.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

CONTEXTO: O tabagismo assume atualmente “contornos pandémicos”. O início do consumo de tabaco situa-se entre os 12 e os 20 anos, num período de descoberta e aprendizagem, em que fatores como a curiosidade e a pressão dos pares predispõem à iniciação, após a qual se caminha para a dependência, devido à nicotina. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, encontra-se a desenvolver um projeto de investigação-ação no âmbito da prevenção do consumo de tabaco, realizado em dois Agrupamentos Escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Iniciou-se no ano letivo 2015/16 com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, através de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, por professores e estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este poster resulta da primeira sessão realizada com os alunos do 8º ano. OBJETIVO: Apresentar o processo de desenvolvimento da sessão “Ver… para decidir”. METODOLOGIA: Aula prática, com demonstração dos resíduos presentes no fumo do cigarro, mobilizando-se uma apresentação powerpoint para sistematizar a informação. O objetivo desta sessão foi aprofundar conhecimentos sobre as substâncias presentes no fumo do cigarro. A avaliação da sessão realizou-se através de um questionário com três questões e uma grelha de avaliação de opinião da sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Apenas 52,5% dos alunos tinham ideia de que as substâncias apresentadas na sessão estavam presentes no fumo do tabaco; 99,0% dos alunos identificaram corretamente duas substâncias presentes no fumo do tabaco e 94,9 % referiram objetos onde as podem encontrar; 87,9% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que superou as metas estabelecidas para os indicadores da sessão 80%.
RESUMEN CONTEXTO: El tabaquismo asume actualmente "contornos pandémicos". El inicio del consumo de tabaco se sitúa entre los 12 y los 20 años, en un período de descubrimiento y aprendizaje, en que factores como la curiosidad y la presión de los pares predisponen a la iniciación, después de la cual se camina hacia la dependencia, debido a la nicotina. En este sentido, el Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, en asociación con la Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, está desarrollando un proyecto de investigación-acción en el ámbito de la prevención del consumo de tabaco, realizado en dos escuelas, con el objetivo de "capacitar a los estudiantes del 3er ciclo para la toma de decisiones responsable en la prevención del consumo de tabaco ". Se inició en el año escolar 2015/16 con estudiantes del 7º grado, teniendo continuidad en el 8º grado, a través de 13 sesiones desarrolladas por el equipo de Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, por profesores y estudiantes de la ESSS. Este póster resulta de la primera sesión realizada con los alumnos del 8º grado. OBJETIVO: Presentar el proceso de desarrollo de la sesión "Ver ... para decidir". METODOLOGÍA: Clase práctica, con demostración de los residuos presentes en el humo del cigarrillo, movilizándose una presentación powerpoint para sistematizar la información. El objetivo de esta sesión fue profundizar conocimientos sobre las sustancias presentes en el humo del cigarrillo. La evaluación de la sesión se realizó a través de un cuestionario con tres preguntas y una cuadrícula de evaluación de opinión de la sesión. RESULTADOS/CONCLUSIONES: Sólo 52,5% de los estudiantes tenían idea de que las sustancias presentadas en la sesión estaban presentes en el humo del tabaco; 99,0% de los estudiantes identificaron correctamente dos sustancias presentes en el humo del tabaco y el 94,9% refería objetos donde las pueden encontrar; 87,9% de los estudiantes han clasificado la cuadrícula de evaluación de opinión de la sesión, con un score [20; 25], lo que superó las metas establecidas para los indicadores de la sesión 80%. Palabras clave: Investigación-Acción; Promoción de la Salud; Consumo de Tabaco en los Jóvenes; Humo del Cigarrillo.
ABSTRACT CONTEXT: Smoking currently assumes "pandemic contours". The onset of tobacco consumption is between the ages of 12 and 20, in a period of discovery and learning, in which factors such as curiosity and peer pressure predispose to initiation, after which one moves towards addiction, due to the nicotine. In this sense, Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, in partnership with Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, is developing an action-research project in the field of prevention of tobacco consumption, carried out in two schooles located on Lisbon and Tagus Valley Region, with the objective of "enabling 3rd cycle students to make responsible decision making in tobacco prevention".It began in the academic year 2015/16 with 7th grade students, continuing in the 8th year, through 13 sessions developed by the Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã team, by Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde teachers and students. This poster is the result of the first session held with the 8th grade students. AIM: To present the process of developing the "To see ... to decide" session. METHODOLOGY: A practical lecture, demonstrating the residues present in cigarette smoke, mobilizing a PowerPoint presentation to systematize the information. The purpose of this session was to deepen knowledge about the substances present in cigarette smoke. The evaluation of the session was carried out through a questionnaire with three questions and an evaluation grid of the session. RESULTS/CONCLUSIONS: Only 52,5% of the students had an idea that the substances presented in the session were present in tobacco smoke; 99,0% of students correctly identified two substances present in tobacco smoke and 94,9% referred to objects where they can be found; 87,9% of the students rated the session opinion evaluation grid with a score [20,25] which exceeded the goals set for session indicators. KEYWORDS: Action-Research; Health Promotion; Tobacco Consumption in Young People; Cigarette Smoke.

Description

Keywords

Investigação-ação Promoção da Saúde Jovens Consumo de Tabaco Fumo do Cigarro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License