Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício
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- Programa de Treino Mental aplicado no Remo: Remada a RemadaPublication . Negra, Catarina BarrigaRESUMO O sensacionalismo do espectáculo e a performance do desportista estão cada vez mais associados à necessidade de se ultrapassar os limites. Com este propósito, elaborou-se este estudo quantitativo e experimental com 18 remadores e três grupos. Dois Experimentais (com participação num Programa Treino Mental) e um de Controlo. O estudo baseou-se na análise dos resultados de dois testes de 2000 m no ergómetro de remo, realizados em dois dias consecutivos, por cada desportista. As variáveis analisadas foram o Tempo, Cadência, Potência, Tempos Parciais, Frequência Cardíaca, Concentração de Lactato e Percepção do Esforço. Faziam parte do Programa duas sessões individuais com o investigador especialista em Psicologia do Desporto, onde foram desenvolvidas técnicas psicológicas, para um dos grupos experimentais enquanto o outro grupo obteve as orientações psicológicas num folheto formativo, onde foram desenvolvidas as mesmas técnicas. Na apresentação dos resultados utilizou-se as médias como indicadores, uma vez que na análise inferencial não se obteve diferenças significativas. A performance melhorou nos Grupos Experimentais, como resultado do Programa de Treino Mental, bem como das aquisições ao nível das habilidades psicológicas. No Grupo onde se aplicou o Programa Remada a Remada, a melhoria foi mais evidente, do exercício 1 para o exercício 2, o tempo baixou 6,7 segundos em média por remador, contra 5,5 segundos do Grupo do Folheto e apenas 0,5 segundos do Grupo Controlo. Confirmou-se assim a eficácia do Programa pela diferença nos resultados. A Psicologia do Desporto, como fica demonstrado, está de parabéns também no Remo. São as pequenas diferenças no desporto de alto rendimento que fazem as vitórias.
- Programa de Treino de Competência Psicológicas na Melhoria da Performance da Viragem de Crol na Natação Pura DesportivaPublication . Nogueira, ElianaEste estudo tem como propósito o estudo dos efeitos da aplicação de um Programa de Treino de Competências Psicológicas, com vista à melhoria da performance da Viragem de Crol, assim como o desenvolvimento de competências psicológicas. Numa fase inicial foram consideradas algumas das referências bibliográficas relacionadas com este tema, entre estas alguns dos mais recentes estudo efectuados, posteriormente foram tratados e analisados os resultados recolhidos na avaliação incial e final (antes e após) a aplicação do Programa de Treino de Competências Psicológicas. A amostra deste estudo é composta por 14 atletas (N=14). Os atletas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, foram divididos em dois grupos de estudo (Experimental e de Controlo). Para a avaliação dos resultados foram utilizados como principais instrumentos, a Escala de Avaliação de Competências Psicológicas, (OMSAT 3), uma Ficha de Avaliação/Observação da Viragem de Crol, construída especificamente para este estudo e foi utilizado o programa informático Quintic Sports 1.08 - Premier Sports Video Analysis Software para o registo cronométrico dos tempos de execução da Viragem de Crol. Da análise dos resultados obtidos, conclui-se que o treino de competências psicológicas pode melhorar a performance da Viragem de Crol, podemos concluir que os atletas sujeitos ao PTCP melhoraram as pontuações obtidas na avaliação da qualidade de execução da Viragem, bem como diminuiram a velocidade de execução da mesma, após a aplicação do Programa de Treino de Competências Psicológicas. Ao nível das competências psicológicas, é possível concluir que os atletas do Grupo Experimental apresentam algumas melhorias ainda que estas não sejam significativas.
- Relação entre a Coesão, o Clima Motivacional e a Satisfação em Modalidades ColectivasPublication . Alves, IsauraRESUMO Objectivos: O principal objectivo deste estudo centrou-se na análise das diferenças entre modalidade, escalão e género na coesão, no clima motivacional e satisfação, verificar se existia relação entre os três constructos em análise e, verificar se o clima motivacional assume-se como variável preditora na coesão de grupo. Metodologia: A população é composta por 979 atletas masculinos e femininos de basquetebol e andebol incluídos no escalão iniciados e juvenis, idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Foi aplicada a Escala Clima Motivacional no Desporto (MCSYS), Questionário de Ambiente de Grupo (QAG) e Questionário da Satisfação do Atleta (ASQ). Para verificar as diferenças foi utilizado o estudo inferencial comparativo através da técnica estatística paramétrica denominada “Coeficiente de Correlação de Pearson”. Para verificar a correlação entre as variáveis foi utilizada a técnica paramétrica de comparação “T de Student”. Por fim, para verificar a natureza dos factores e de que forma e sentido estes factores se influenciam, a análise de “Regressão Linear” As hipóteses testadas colocadas foram testadas para um p≤0,05. Resultados: Os resultados demonstraram variações de acordo com a modalidade, variações dentro de cada modalidade refentes ao escalão e ao género e, variações no escalão, em função de algumas subescalas da coesão, satisfação e clima motivacional. Foram verificadas correlações significativas entre todos os factores, nas quais o ego do clima motivacional relacionou-se negativamente e a tarefa relacionou-se positivamente com todas as outras dimensões. O factor ego prediz negativamente os factores da coesão e, a tarefa prediz positivamente. Conclusões: Existe a necessidade dos técnicos adaptarem os seus comportamentos em função das características da modalidade, do escalão, do género e do tipo de atletas que orientam para assim aumentarem a sua eficácia junto das equipas. As relações estabelecidas entre a coesão, a satisfação e o clima motivacional são a justificativa para a preocupação de desenvolvimento e promoção destas nos desportos colectivos nas camadas de formação. O clima motivacional promove uma melhor coesão de grupo, a importância da criação de climas motivacionais orientados para a tarefa nos treinos por parte dos treinadores.
- Consultadoria em Psicologia do Desporto – Desenvolvimento e Aplicação de um Plano de Intervenção no Futebol JovemPublication . Figueira, JoãoO estágio desenvolvido no Clube de Futebol “os Belenenses”, teve como objetivo principal a aplicação dos conhecimentos obtidos na Licenciatura e 1º Ano de Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício em situação real de intervenção, no contexto desportivo. No decurso do processo de Estágio foi necessário recorrer a mecanismos e instrumentos para poder avaliar, analisar e caraterizar os potenciais dos praticantes e os recursos existentes na entidade de acolhimento, de modo a possibilitar a execução do estágio na respetiva instituição onde decorrerá o mesmo. Durante o estágio houve necessidade de recorrer a dois períodos de observação, tendo em conta que a meio da época houve alteração do Treinador. Consequentemente, este facto, obrigou a uma revisão do planeamento inicial, que sofreu pequenas alterações. O relatório contém uma breve caracterização da modalidade, a caracterização da equipa, as observações e consequentes planos de intervenção, e a discrição da ação para a comunidade.
- Relatório Final de Estágio - “Desenvolvimento e Aplicação de um Plano Anual de Intervenção na Modalidade de Hóquei em Patins.”Publication . Parente, LuísCom o decorrer do ano lectivo anterior e com a vertente prática nele incorporado, a vontade, o querer e o desejo enorme em vingar e fazer desta, a minha área profissional permanente, ganharam uma predominância considerável. Estudava, trabalhava com um prazer enorme, com a certeza que tudo o que me encontrara a realizar iria ser-me claramente fundamental para o meu futuro. Foi sem dúvida o sedimentar de um rumo que queria que a minha vida tivesse (e sem duvida que sou um verdadeiro optimista relativamente à minha área de intervenção, pois com competência e a cada vez mais abertura dos agentes desportivos, fazem com que esta minha perspectiva se solidifique cada vez mais a cada dia que passa). O ano lectivo evoluía a passos largos, o conhecimento adquirido e os transferes para a prática eram vincados, sendo que, quando me deparei encontrava-me na altura de escolher um estágio… sonhava com o alto rendimento e colocava os pés no chão com a perspectiva ligada à formação. Foi nesta ambivalência que parti rumo a um estágio, com uma autonomia e predisposição considerável, pois queria feedbacks da realidade prática relativamente ao que a nossa área tinha para oferecer. Assim sendo, parti num dia estipulado rumo a uma aventura, com o objectivo claro de passar por três clubes do distrito de Aveiro: Beira-Mar, Ovarense e Oliveirense. A viagem até ao primeiro local, Ovar, foi executada sobre um cocktail de pensamentos e emoções, pois o meu sonho era claro (alto rendimento), perspectiva consolidada no primeiro ano de Mestrado. Sentia que tudo isto era um desafio e estava com enorme vontade de receber feedback relativamente à minha proposta de estágio.
- A Paixão no Desporto: Orientação motivacional e tipo de paixão em jovens atletas federados de futebol de 11 e futsalPublication . Teixeira, PauloResumo A base teórica deste estudo teve como principais conceitos a Paixão no Desporto, a Paixão Harmoniosa (PH) e a Obsessiva (PO) (Vallerand et al., 2003) e a Orientação Motivacional no Desporto (Duda 1992, 1993; Roberts 2001; Biddle et al. 2006). Os objectivos desta investigação foram primeiramente realizar uma Análise Factorial Exploratória (AFE), para verificarmos se a estrutura factorial da Escala de Paixão no Desporto (Vallerand et al. 2003), se confirmava para a população portuguesa. A nossa população foram praticantes de futebol e de futsal, dividindo-os em pré-adolescentes, adolescentes, e em diferentes escalões competitivos (Juniores A, B e C), procurámos saber se haviam diferenças significativas no tipo Paixão no Desporto e na Orientação Motivacional no Desporto. A nossa amostra tem (N=120) atletas de futebol (n=60) e de futsal (n=60), com idades entre os 12 e os 19 anos. As variáveis dependentes são: a Paixão Harmoniosa e Obsessiva, o Ego e a Tarefa, quanto às variáveis independentes consistem: na idade dos praticantes, nos escalões competitivos e nas modalidades desportivas. Utilizámos a tradução preliminar da escala de Paixão no Desporto (PSp) com 14 itens, 7 para a PH (α=.868) e 7 para a PO (α=.915). Outro instrumento utilizado foi o TEOSQp, Questionário da Orientação Motivacional, com 13 itens, 6 para o Ego e 7 para a Tarefa. Na AFE da PSp foram retirados do modelo factorial dois itens, do factor PH e um item na dimensão PO. Utilizámos o t-teste Student verificando-se diferenças significativas entre os desportistas pré-adolescentes e adolescentes, nas variáveis dependentes PH, PO, Tarefa. No método Anova oneway comparámos os escalões competitivos e verificámos que existiam diferenças médias nos mesmos, no factor PH e na Tarefa.
- Desenvolvimento de Competências no Desporto: Estudo de caso Selecções Distritais de Futebol e FutsalPublication . Costa, MóniaRESUMO No presente estudo apresentamos os resultados obtidos com a aplicação da Escala de Avaliação de Competências Psicológicas EACP - OMSAT-3 a 209 Jogadores das modalidades de Futsal e Futebol de Selecções Distritais (estudo caso de uma Associação), na época 2009/ 2010. No estudo descreve-se as Competências Psicológicas avaliadas, determinando as possíveis diferenças em função das variáveis “Finalistas”, “Modalidade Futebol/ Futsal”, “Sexo” e “Escalão de Formação”. Para efectuar uma análise comparativa mais detalhada, o estudo foi dividido em três estudos. Os três estudos indicaram diferenças significativas nas Competências Psicológicas da EACP - OMSAT-3 em função das variáveis existentes. Com estes resultados poderemos elaborar um “Perfil” de Jogador de Selecção Futebol e Futsal.
- Relação entre Inteligência Emocional, Satisfação com a Vida e Prática DesportivaPublication . Silva, JoséResumo Artigo de Revisão Nos anos 90 uma nova concepção de Inteligência despertou a atenção mundial: a Inteligência Emocional (IE). O conceito difundiu-se amplamente em muitas áreas de estudo e, recentemente, captou, também, a atenção da área da Psicologia do Desporto e do Exercício, fazendo-se acompanhar por resultados bastante promissores. No entanto, os conhecimentos sobre a IE neste contexto carecem de sistematização e de um maior esforço de investigação, considerando quer problemas conceptuais quer metodológicos e atendendo ao reduzido número de pesquisa desenvolvida nesta área específica e ao pouco suporte para a intervenção prática. Neste sentido, este trabalho pretende fazer (a) uma breve análise das concepções teóricas sobre IE e sobre a sua avaliação; (b) uma análise crítica da literatura sobre IE no Desporto e (c) propor um modelo de referência para a intervenção na aplicação da IE no contexto da prática desportiva(PD).
- Perceção e Desenvolvimento de Papéis no FutebolPublication . Correia, MónicaResumo O nosso estudo é composto por dois grandes objetivos, sendo eles, a tradução e a validação preliminar da Role Ambiguity Scale (Beauchamp, Bray, Eys e Carron, 2002) e o exame da relação entre a ambiguidade de papel e a satisfação. O modelo conceptual de ambiguidade de papel (Beauchamp et al., 2002) operacionaliza este conceito como um construto multidimensional composto por 20 itens distribuídos por quatro dimensões (extensão das responsabilidades, comportamentos necessários ao cumprimento de papel, avaliação de papel e consequências do não cumprimento do papel), manifestado em dois contextos: ofensivo e defensivo. Os resultados da validação preliminar não estão consistentes com o modelo original mostrando um contexto defensivo composto por 9 itens distribuídos por dois fatores e um contexto ofensivo constituídos por 11 itens distribuídos por três fatores, com valores de consistência interna aceitáveis. No segundo estudo participaram 232 atletas do sexo masculino praticantes de futebol no escalão juvenil e júnior. De acordo com Eys, Carron, Beauchamp & Bray (2003), a ambiguidade de papel está negativamente relacionada com a satisfação e os resultados do nosso estudo estão consistentes com a literatura consultada. Verificamos que o principal preditor da satisfação é a dimensão avaliação de papel no contexto ofensivo. No estudo três comparámos as manifestações da ambiguidade de papel e da satisfação nos escalões da amostra e verificámos haver diferenças significativas em quase todas as manifestações da ambiguidade de papel no contexto ofensivo e defensivo (exceto na dimensão comportamentos de papel no contexto ofensivo). Relativamente às manifestações da satisfação, estas apresentam diferenças significativas entre os escalões nas dimensões: prestação equipa e dedicação pessoal.
- Futebol de Paixão e a Psicologia do DesportoPublication . Azevedo, NelsonO presente relatório de estágio visa historiar o estágio curricular desenvolvido durante o presente ano lectivo/ desportivo que agora termina no âmbito do segundo ano de mestrado do curso de Psicologia do Desporto e do Exercício. O Sporting Clube de Linda-a-Velha (SCLV), a entidade acolhedora de estágio foi escolhida por considerar em consonância com os supervisores da entidade académica que esta me irá porporcionar um clima “saudável” e equilibrado para poder desenvolver mais uma etapa na formação académica. Contudo, outras razões se levantam como: i) a área de intervenção relacionada com as minhas motivações pessoais; ii) conhecimento da modalidade em causa; e iii) abertura total da entidade acolhedora para a concretização de projectos. Pretendemos ao longo do ano desenvolver junto da entidade desportiva e em colaboaração com a mesma um trabalho planeado e diversificado onde possa aplicar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos 4 anos de formação na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), tentando demonstrar paralelamente um sentido de responsabilidade, competência, autonomia e criatividade. O Estágio deve possibilitar que o estudante recorra aos mecanismos e instrumentos necessários, para poder avaliar, analisar e caracterizar os seus potenciais praticantes, promotores e dirigentes, e os recursos existentes na entidade de acolhimento, de modo a exercer tarefas de promoção e organização das suas actividades e da instituição em causa. Os estagiários devem, prioritariamente, aplicar conhecimentos ao nível da Avaliação e Caracterização das principais competências psicológicas dos indivíduos com quem trabalham. Devem também aplicar e explorar de forma activa e autónoma competências ao nível do planeamento e intervenção com atletas, treinadores ou grupos desportivos. Estas competências devem respeitar a actual legislação sobre Desporto e actividade física orientada, assim como da ética profissional dos psicólogos.