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Perceção e Desenvolvimento de Papéis no Futebol

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Resumo O nosso estudo é composto por dois grandes objetivos, sendo eles, a tradução e a validação preliminar da Role Ambiguity Scale (Beauchamp, Bray, Eys e Carron, 2002) e o exame da relação entre a ambiguidade de papel e a satisfação. O modelo conceptual de ambiguidade de papel (Beauchamp et al., 2002) operacionaliza este conceito como um construto multidimensional composto por 20 itens distribuídos por quatro dimensões (extensão das responsabilidades, comportamentos necessários ao cumprimento de papel, avaliação de papel e consequências do não cumprimento do papel), manifestado em dois contextos: ofensivo e defensivo. Os resultados da validação preliminar não estão consistentes com o modelo original mostrando um contexto defensivo composto por 9 itens distribuídos por dois fatores e um contexto ofensivo constituídos por 11 itens distribuídos por três fatores, com valores de consistência interna aceitáveis. No segundo estudo participaram 232 atletas do sexo masculino praticantes de futebol no escalão juvenil e júnior. De acordo com Eys, Carron, Beauchamp & Bray (2003), a ambiguidade de papel está negativamente relacionada com a satisfação e os resultados do nosso estudo estão consistentes com a literatura consultada. Verificamos que o principal preditor da satisfação é a dimensão avaliação de papel no contexto ofensivo. No estudo três comparámos as manifestações da ambiguidade de papel e da satisfação nos escalões da amostra e verificámos haver diferenças significativas em quase todas as manifestações da ambiguidade de papel no contexto ofensivo e defensivo (exceto na dimensão comportamentos de papel no contexto ofensivo). Relativamente às manifestações da satisfação, estas apresentam diferenças significativas entre os escalões nas dimensões: prestação equipa e dedicação pessoal.
Abstrat Our study consists in two main objectives and they are the translation and preliminary validation of Role Ambiguity Scale (Beauchamp, Bray, Eys and Carron, 2002) and the examination of the relationship between role ambiguity and satisfaction. The conceptual model of role ambiguity (Beauchamp et al., 2002) operationalizes this concept as a multidimensional construct consisting of 20 items across four dimensions (scope of the responsibilities, role behaviors, role evaluation and role consequences) and expressed in two contexts: offensive and defensive. Preliminary validation results are not consistent with the original model showing a defensive context consisting of 9 items across four factors and an offensive context consisting of 11 items spread over three factors with acceptable reliability. In the second study involved 232 male athletes who play football at youth and junior level. According to Eys, Carron, Beauchamp & Bray, the role ambiguity is negatively related to satisfaction and the results of our study are consistent with the literature. We found that the main predictor of satisfaction is the scope of their offensive evaluation of role performance. In the third study, we compared the manifestations of the role ambiguity and satisfaction in the sample and found significant differences in almost forms of defensive and offensive role ambiguity (except scope of the offensive behaviors). For the manifestations of anxiety satisfaction, they present significant differences between the levels in the dimensions: team performance and personal commitment.

Description

Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Orientadora: Professora Doutora Carla Chicau Borrego

Keywords

Ambiguidade de Pape satisfação futebol Escalão Juvenil e Júnior Role Ambiguity Satisfaction Football Youth and Junior Level

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Escola Superior de Desporto de Rio Maior

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