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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e
aperfeiçoamento do conhecimento e competências.
O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à
prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da
implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio,
procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na
prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de
estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem
Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer.
Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática
da prática profissional, baseadas em evidência científica,
Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados
de enfermagem;
Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a
estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde
na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?”
Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas
bases de dados CINAHL e MEDLINE.
Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento
essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma
vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora,
Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para
a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de
diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na
comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da
pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de
comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do
comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de
preparação, iniciando o processo de mudança.
Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY
The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of
knowledge and skills.
This report was based on a systematic literature review to support evidence-based
practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the
community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the
prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in
included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed
at the UCC/UCSP de Alenquer.
Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of
an evidence-based professional practice.
Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care;
Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O
format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of
chronic venous ulcers in the elderly?"
From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL
databases, searched using the EBSCO platform.
Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other
factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and
the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous
disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health
education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the
recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the
intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest
prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were
achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most
participants came to a stage of preparation, starting the process of change.
Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
Description
Relatorio de Estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem Comunitaria
Keywords
ULCERAS VENOSAS EDUCAÇAO PARA A SAUDE PROMOÇAO DA SAUDE
Citation
Inacio, C. (2012). Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras Venosas. Santarem: Escola Superior de Saude