Browsing by Author "Reis, Pedro"
Now showing 1 - 10 of 84
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta com frascos e garrafasPublication . Reis, Pedro
- À descoberta da meteorologiaPublication . Reis, Pedro
- À descoberta de minhocas e caracóisPublication . Reis, Pedro
- À descoberta do marPublication . Reis, Pedro
- Actividades de discussão na sala de aulaPublication . Reis, Pedro
- Agir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professoresPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroAs iniciativas de ativismo orientadas para a resolução de problemas na sociedade oferecem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e permitem aos alunos aprender sobre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. No contexto atual marcado por mudanças constantes e complexas, a formação de cidadãos mais responsáveis e cientificamente informados constitui-se como fundamental. Assim, esta investigação-ação pretendeu: a) dotar os futuros professores de competências na conceção, implementação e avaliação de atividades orientadas para a ação sociopolítica sobre temas CTSA; b) identificar as dificuldades e potencialidades deste tipo de iniciativas; e c) promover valores de cidadania e de consciência ambiental. Os participantes foram futuros professores, alunos de um curso de Licenciatura, a frequentar uma disciplina de Ambiente. As narrativas elaboradas pelos futuros professores permitiram verificar que desenvolveram competências de planeamento e de intervenção na comunidade recorrendo a diferentes tipos de iniciativas.
- A avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesaPublication . Reis, Pedro; Camacho, GeorgeA questão central do Processo de Bolonha consiste na mudança de paradigma de ensino, implicando a transição de um modelo passivo, fortemente centrado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, onde a componente experimental e de projecto desempenham um papel importante. Concluídos dois anos de funcionamento dos seus cursos de 1º Ciclo, a Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal) procedeu a uma avaliação da implementação do Processo de Bolonha ao nível dos cursos. Este artigo apresenta os resultados dessa reflexão alargada. A partir da análise de dados recolhidos junto dos coordenadores (através de entrevista) e dos professores e alunos dos cursos (através de questionário), conclui-se que o balanço da implementação do Processo de Bolonha é francamente positivo. Com efeito, permitiu, por um lado, uma maior reflexão sobre os perfis profissionais e centrar o processo formativo nas experiências educativas e nas aprendizagens, nomeadamente as adquiridas no âmbito dos programas de mobilidade, por outro lado, permitiu também uma maior articulação entre a actividade docente, de tutoria e a componente prática. Apesar de tudo, subsistem questões por aprofundar e melhorar, as quais irão sendo trabalhadas em função das avaliações que forem sendo feitas. - The main issue of the Bologna’s Process consists in a change of the teaching paradigm, implying the transition of a passive model, strongly focused in the knowledge acquisition, for a model based in the skills development, where the experimental component and the project play an important role. Completed two years of operation of their courses of the First Cicle, the Higher School of Education of Santarem (Portugal) carried on with the evaluation of the implementation of the Bologna’s Process at the courses’ level. This article presents the results of this extended reflection. From the analysis of data collected from coordinators (through interviews) and the teachers and students from the courses (through questionnaires), it is concluded that the review of the Bologna’s Process implementation is really positive. Indeed, it allowed, on the one hand, a better reflection on the professional profiles and focuses on the formative process in the educational experiments and in the learning, including those acquired as part of the mobility programs, on the other hand, it also allowed a better articulation between the teaching activity, of mentoring and the practical component. Nevertheless, substitute issues that must be developed and improved, which will be worked according to the assessments that are being made.
- Os Blogues: uma ferramenta teccnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientaisPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroCativar o interesse dos alunos para as ciências requer, por parte dos professores, a adoção de novas ferramentas de ensino, assim como uma nova visão sobre o tipo de cultura de sala de aula que necessitam alimentar. Neste cenário, os blogues constituem uma ferramenta tecnológica que oferece boas oportunidades para se alcançar esta meta. No presente estudo, foram construídos e dinamizados diversos blogues com vista à discussão de questões sócio-científicas e sócio-ambientais atuais. Apesar das potencialidades atribuídas à sua utilização em contexto educativo, importa conhecer formas de potenciar as suas vantagens na formação de literacia científica dos alunos e superar as dificuldades ou obstáculos que se possam colocar para a sua plena exploração. O presente estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo identificar potencialidades e dificuldades que se colocam à implementação de atividades de discussão com recurso a blogues. Os participantes foram alunos do curso de Licenciatura em Educação Básica a frequentar uma Unidade Curricular de Ambiente. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário de avaliação da atividade de discussão realizada e recorreu-se, também, a entrevistas destinadas a alguns dos alunos participantes no estudo. Para além da atividade de discussão ter contribuído para contactar com diversas problemáticas ambientais, verificou-se um crescimento dos alunos relativamente à autonomia, à gestão dos prazos e à responsabilidade. Destaca-se ainda a aprendizagem realizada na construção e dinamização de blogues bem como o desenvolvimento de competências relacionadas com o trabalho online. As limitações identificadas poderão ser superadas com alguns ajustamentos na atividade de discussão, tais como, o professor disponibilizar algumas sessões presenciais para acompanhar presencialmente os grupos de trabalho e realizar a atividade logo no início do semestre. - In order to attract the students’ interest for the sciences, the teachers have to adopt new teaching tools, as well as a new insight about the type of culture of the classroom that they need to improve. In this scenario, blogs are a technological tool that offers good opportunities to achieve this goal. In the present study, many blogs were built and streamlined in order to discuss current socio-scientific and socio-environmental issues. Despite the potentiality attributed to their use in an educational context, it is important to know ways to leverage its advantages in the formation of scientific literacy of students and to overcome difficulties or obstacles that may appear, so that fully exploration can happen. This study, qualitative in its nature, aimed to identify strengths and difficulties that the implementation of discussion activities with the use of blogs, have to face. The participants were students of the degree in Elementary Education that attend the Curricular Unit of Environment. Data was collected through an evaluation questionnaire about the discussion activity that was done, as well as the use of interviews destined to some of the students that participated in the study. In addition to the discussion activity that contributed to contact with various environmental issues, there was a growth of students in relation to autonomy, time management and responsibility. Another highlight is the learning done in the construction and promotion of blogs and the development of skills related to the work online. The identified limitations can be overcome with some adjustments in the discussion activity, such as, the teacher can provide some attendance sessions in order to monitor in person the group tasks and do the activity right at the beginning of the semester.
- Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativasPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroO sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.
- Ciência e controvérsiaPublication . Reis, Pedro