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Abstract(s)
A questão central do Processo de Bolonha consiste na mudança de paradigma
de ensino, implicando a transição de um modelo passivo, fortemente
centrado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado
no desenvolvimento de competências, onde a componente experimental e
de projecto desempenham um papel importante. Concluídos dois anos
de funcionamento dos seus cursos de 1º Ciclo, a Escola Superior de Educação
de Santarém (Portugal) procedeu a uma avaliação da implementação
do Processo de Bolonha ao nível dos cursos. Este artigo apresenta os resultados
dessa reflexão alargada.
A partir da análise de dados recolhidos junto dos coordenadores (através
de entrevista) e dos professores e alunos dos cursos (através de questionário),
conclui-se que o balanço da implementação do Processo de Bolonha
é francamente positivo. Com efeito, permitiu, por um lado, uma
maior reflexão sobre os perfis profissionais e centrar o processo formativo
nas experiências educativas e nas aprendizagens, nomeadamente as adquiridas
no âmbito dos programas de mobilidade, por outro lado, permitiu
também uma maior articulação entre a actividade docente, de tutoria e a
componente prática. Apesar de tudo, subsistem questões por aprofundar e melhorar, as quais irão sendo trabalhadas em função das avaliações que forem
sendo feitas. - The main issue of the Bologna’s Process consists in a change of the teaching
paradigm, implying the transition of a passive model, strongly focused
in the knowledge acquisition, for a model based in the skills development,
where the experimental component and the project play an
important role. Completed two years of operation of their courses of the
First Cicle, the Higher School of Education of Santarem (Portugal) carried
on with the evaluation of the implementation of the Bologna’s Process at
the courses’ level. This article presents the results of this extended reflection.
From the analysis of data collected from coordinators (through interviews)
and the teachers and students from the courses (through questionnaires),
it is concluded that the review of the Bologna’s Process implementation
is really positive. Indeed, it allowed, on the one hand, a better
reflection on the professional profiles and focuses on the formative process
in the educational experiments and in the learning, including those acquired
as part of the mobility programs, on the other hand, it also allowed a
better articulation between the teaching activity, of mentoring and the
practical component. Nevertheless, substitute issues that must be developed
and improved, which will be worked according to the assessments that
are being made.
Description
Keywords
Processo de Bolonha Espaço Europeu de Ensino Superior Avaliação Portugal
Citation
Reis,P. & Camacho, G. (2009). A avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa. Revista Española de Educación Comparada, 15, 41-59.