Browsing by Author "Maia e Carmo, Teresa"
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- Cinema e televisão: uma fusão desigualPublication . Maia e Carmo, TeresaEntre a Televisão e o Cinema… as relações são complexas e desiguais. A TV tem sido sempre considerada o «parente pobre». Porque é um media de massas dirigido a audiências muito vastas e indiferenciadas; porque parece gratuita… é da ordem da Aparição, materializa-se lá em casa como a Nossa Senhora de Fátima; porque mistura, ou melhor integra, uma série de linguagens díspares e diversas: a informação, o entretenimento, a publicidade e até o Cinema. Já este tem a aura de envolver uma escolha e um acto deliberado, que implica deslocarmo-nos ao escurinho da Sala, angariando assim audiências mais selectas e seguramente mais motivadas.
- Como se aprende num MOOC?/ How do you really learn in a MOOC?Publication . Maia e Carmo, TeresaComo se processa a aprendizagem na modalidade de e-learning sob o formato MOOC? Neste estudo de caso qualitativo comparam-se duas experiências de aprendizagem do ponto de vista do participante em dois MOOC. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa exploratório-descritiva, onde se utilizaram as técnicas mais usadas em investigação qualitativa: a observação participante, o inquérito (por entrevista e questionário) e a análise documental. Os seus resultados apontam para uma experiência de aprendizagem participativa, distribuída, em rede, maciça, solitária e solidária, conveniente, flexível, internacional, informal, criativa, aberta e de qualidade. O que indica a operacionalidade dos MOOC como elementos estratégicos para a empregabilidade - uma vez que é possível treinar competências e habilitar os seus participantes com novos conhecimentos a custos muito baixos – assim como para a redução das desigualdades, por alargarem o acesso ao conhecimento a aprendentes periféricos a vários níveis em condições de qualidade e exigência científica apreciáveis.
- Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigmaPublication . Maia e Carmo, TeresaO tema de fundo é estudar e avaliar os impactos do uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) na Educação, como contributo para uma cidadania plena nos moldes contemporâneos. O enquadramento: epistemologicamente, é feito a partir do campo científico das Ciências da Comunicação; geográfica e socialmente, a partir de uma perspectiva europeia; em termos de objeto, foca-se no ensino superior. Partilha de um caso em que usamos as tecnologias digitais para fins educativos. No caso, a plataforma Facebook, com estudantes de 1º e 2º Ciclo das disciplinas de Atelier de Jornalismo e Jornalismo, da Licenciatura e do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, respetivamente, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal.
- Comunicação digital, educação e cidadania global: um novo paradigma e um casoPublication . Maia e Carmo, TeresaEste ensaio ― no sentido que Montaigne lhe deu, de “aproximação a um tema” ― apresenta algumas propostas de pensamento acerca da temática “Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigma”, assim como a partilha de um caso em que usamos as tecnologias digitais para fins educativos. No caso, a plataforma Facebook, com estudantes de 1º e 2º Ciclo das disciplinas de Atelier de Jornalismo e Jornalismo, da Licenciatura e do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, respetivamente, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal. O tema de fundo é estudar e avaliar os impactos do uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) na Educação, como contributo para uma cidadania plena nos moldes contemporâneos. O enquadramento: epistemologicamente, é feito a partir do campo científico das Ciências da Comunicação; geográfica e socialmente, a partir de uma perspectiva europeia; em termos de objeto, foca-se no ensino superior.
- Comunicar no século XXI - Da crise dos media ao (novo) paradigma da comunicação digitalPublication . Maia e Carmo, TeresaComunicar no novo milénio tornou-se algo de complexo e sobretudo intenso. Não é suficiente afirmar que vivemos na «era da comunicação» sem analisar a mutação sem precedentes que a revolução digital veio trazer aos media. Neste artigo indicamos as tendências e as linhas da crise que afectam os media tradicionais, tentando equacionar o jornalismo – atividade essencial à consolidação das democracias - como profissão sob ameaça e necessidade de reconfiguração à luz dos novos ventos da globalização e da afirmação do paradigma digital.
- Contributos para uma política pública de literacia mediáticaPublication . Maia e Carmo, TeresaNão existe ainda em Portugal uma política pública, estruturada, para a Literacia Mediática (LM). O conceito de Literacia Mediática (LM), multifacetado por natureza, está na moda. Está, também, longe de estar estabilizado. Pelo contrário, com a pandemia emergiram novos desafios que, além de colocarem a LM no centro das preocupações sociais, como uma espécie de «bala de prata» (Livingstone, 2021) contra a desinformação de vários tipos (Covid, movimentos anti-vacinas) e contextos (países exportadores de desinformação, política, económica e sanitária), vieram acrescentar novas leituras ao conceito. O programa do governo para a área da comunicação social, entregue a 1 de Abril de 2022, prevê a criação de um Plano Nacional para a Literacia Mediática, como forma de “contrariar o défice no acesso, consulta e leitura de conteúdos informativos de imprensa, e promover o combate à desinformação e à divulgação de conteúdos falsos, junto da população, com especial enfoque na população em idade escolar”. Sustenta-se tal intenção no racional de amplo consenso, que o documento explicita da seguinte forma: “A proliferação de novas formas de consumo de conteúdos comunicacionais torna ainda mais relevante o papel dos órgãos de comunicação social na protecção de valores socialmente partilhados e na prestação de informação rigorosa. Importa por isso garantir, antes de mais, o acesso dos cidadãos aos meios de comunicação electrónica e a uma ampla oferta de serviços de comunicação social”. A ideia, benévola, urgente, não apresenta, no entanto, quaisquer medidas ou directrizes concretas. No contexto europeu, um dos sinais mais evidentes do reconhecimento da sua pertinência enquanto política pública a desenvolver pelo Estados-Membros, surge por parte da Comissão Europeia, com destaque para a Diretiva 2018/1808 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de novembro (EU 2018), recentemente transposta em Portugal pela Lei nº74/2020. A literatura mais recente sustenta a perspetiva de que a Diretiva AVMS pode ser o território comum para estabelecer uma política comum entre Estados Membros, ou a oportunidade adequada para o desenvolvimento de uma política de Literacia Mediática consistente (CE Maio e Dezembro de 2020, e 2021). Pese embora a diversidade de abordagens no terreno, o denominador comum de todas elas é que a LM não é um tema que se trabalhe a solo. A estabilização de um conceito operativo de LM, a revisão crítica de boas práticas internacionais de políticas públicas na matéria, com destaque para as que melhores provas têm dado, como a inglesa do Ofcom ou irlandesa do BAI, assim como determinados passos urgentes a dar a montante - como a revisão da legislação de base do sector (a Lei de Imprensa data de 1999) que permita distinguir de forma clara a informação jornalística, produzida de forma profissional, confiável e regulada, de toda a abundante outra –, e a jusante, como um diagnóstico académica e tecnicamente credível do estado das competências e necessidades em matéria de LM do país, são as linhas de força desta proposta de reflexão crítica que pretende contribuir para o desenho de uma política pública que urge mapear, articular e pôr em prática.
- Education for CitizenshipPublication . Maia e Carmo, Teresa
- Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?Publication . Maia e Carmo, TeresaO presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.
- Escrita para a Tela (écran): aplicando técnicas jornalísticasPublication . Maia e Carmo, Teresa
- Fluência digitalPublication . Maia e Carmo, Teresa