Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
556.51 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015).
Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.
Description
Keywords
MOOC ensino superior 2.0 Europa 2020 agenda digital tecnologias educativas aprendizagem ao longo da vida aprendizagem baseada em TIC elearming competências digitais empregabilidade
Citation
Maia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
Publisher
Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Ferrão