Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este ensaio ― no sentido que Montaigne lhe deu, de “aproximação a um tema” ― apresenta algumas propostas de pensamento acerca da temática “Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigma”, assim como a partilha de um caso em que usamos as tecnologias digitais para fins educativos. No caso, a plataforma Facebook, com estudantes de 1º e 2º Ciclo das disciplinas de Atelier de Jornalismo e Jornalismo, da Licenciatura e do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, respetivamente, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal.
O tema de fundo é estudar e avaliar os impactos do uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) na Educação, como contributo para uma cidadania plena nos moldes contemporâneos. O enquadramento: epistemologicamente, é feito a partir do campo científico das Ciências da Comunicação; geográfica e socialmente, a partir de uma perspectiva europeia; em termos de objeto, foca-se no ensino superior.
Description
Keywords
comunicação digital TIC educação cidadania global paradigma digital aprendizagem colaborativa Facebook cultura da convergência uso pedagógico das tecnologias aprendizagem interdisciplinar multimédia
Citation
Maia e Carmo, T. (2016). Apresentação de comunicação «Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigma e um caso», integrada no painel “Mídias, Cultura Digital e Educação: pela criatividade e inovação pedagógica” no âmbito do SIED: Simpósio Internacional de Educação a Distância/ EnPED: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.