Browsing by Author "Campos, Joana"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Entre o secundário e o superior:trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPSPublication . Martins, Susana; Campos, JoanaO objecto de estudo, aqui privilegiado, centra-se nos processos de transição do ensino secundário para o superior a partir de uma realidade concreta e com especificidades próprias como as do Instituto Politécnico de Santarém (IPS). Para tal lançou-se um inquérito aos alunos do primeiro ano deste Instituto com o fim de se proceder a uma caracterização social do recrutamento e trajectórias escolares; e, em articulação, à análise da formação de escolhas acerca da formação que pretendem desenvolver. The main study object of this project focuses on the transition processes between secondary and higher education, particularly considering the specific context of Polytechnic Institute of Santarém (IPS). In order to do so, it applied a survey to the 1st year students of the Institute. This way, a social characterization of the recruitment and school paths of the students was attempted and an analysis of focusing on how students choose the subjects/matters they want to develop too.
- Histórias de vida:relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infânciaPublication . Paula, Eunice; Campos, JoanaA presente publicação retoma parcialmente uma pesquisa que partiu da questão “Qual a relação entre a vida pessoal e a vida profissional no desenvolvimento dos percursos dos profissionais de educação de infância?”, para demonstrar a potencialidade do que comummente se designa por Histórias de Vida na investigação em educação, nomeadamente, sobre o desenvolvimento profissional de educadores/professores. Os procedimentos metodológicos adoptados combinaram a análise entre os eixos diacrónicos e sincrónicos com as dimensões pessoais e profissionais.- This article presents part of a research aimed at studying: a) the impact of the interactions between personal and professional lives in the professional development of kindergarten teachers; and b) the potential of Life Story method in research about teachers' professional development. The adopted methodological approach combines diachronic and synchronic axes with personal and professional dimensions.
- KidSmart Early Learning Program. Relatório de Avaliação.Publication . Reis, Pedro (coordenador); Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, MariaO presente relatório surge em resposta a um compromisso de um processo de avaliação externa, realizado por uma equipa de investigadores que pretendeu determinar se o Programa atingiu os objectivos propostos, conforme constam no documento “Programa KidSmart Early Learning – Bases de Colaboração entre a Companhia IBM Portuguesa SA e o Ministério da Educação”.
- Professional knowledge construction through reflective practice and tutorial supervisionPublication . Campos, JoanaIn this paper the implications of the primary school teachers’ education model implemented at the School of Education of Santarém from 2001 up till now are analysed with respect to the perceived implications of the experienced model on their professional knowledge and practice as beginner teachers. The focus of the research goes to the procedures of reflective analysis, feedback and supervision developed during the practicum throughout the whole training curriculum. Some data are presented and analyzed from a longitudinal exploratory study that has been developed focusing on a sample of beginner teachers who experienced the model, initiating their activity: a) Analysis of individual written reflections produced regularly by students (5 per year), within the practicum, and of their interaction with written feedbacks provided by the supervisor’s team on those reflective writings; b) Semi-structured interviews to a smaller sample within this group in order to deepen the understanding of the same issues. - No presente artigo procura dar-se conta dos resultados encontrados pela pesquisa desenvolvida sobre o impacto do modelo de formação implementado na Escola Superior de Educação de Santarém desde 2001, designadamente no curso de Professores do Ensino Básico- 1º Ciclo, no que se refere ao desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e construção do conhecimento profissional. O foco analítico incide sobre os procedimentos relativos à análise reflexiva, ao feedback a essa análise e à supervisão desenvolvida no âmbito do curso de formação inicial.Os dados apresentados resultam de um estudo exploratório longitudinal desenvolvido em torno de um grupo de sujeitos que à época do primeiro estudo se encontravam a frequentar o curso de formação inicial, e que no segundo estudo se encontravam já em início de carreira. Metodologicamente foram analisados os textos escritos de autoria dos alunos, as reflexões, produzidas no âmbito da iniciação à prática profissional, assim como os feedbacks dos supervisores responsáveis pelos estágios (estudo 1). Complementarmente realizaram-se entrevistas aos professores em início de carreira (estudo 2) seleccionados a partir do grupo de sujeitos do estudo anterior.