Escola Superior de Saúde
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Browsing Escola Superior de Saúde by Author "Amendoeira, José"
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- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
- Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping reviewPublication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, JoséAnamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem
- Arquétipos e a representação do conhecimentoPublication . André, Carlos; Diogo, Fatima; Amendoeira, José; Sousa, Marta; Malaca, SóniaA gestão, organização e tratamento dos dados dos sistemas de informação em saúde revelam-se, atualmente, de grande importância. Os modelos que organizam a informação que emerge do exercício profissional dos enfermeiros constitui-se num desafio e numa oportunidade para o conhecimento em enfermagem. No âmbito do processo de cuidados, o desafio é ter a informação acessível a todos, profissionais de saúde, gestores e decisores políticos, bem como ao cidadão. A representação do conhecimento em enfermagem está relacionada com a estruturação da informação, assumindo particular importância os modelos clínicos de dados e os arquétipos para a tomada de decisão em enfermagem. Consideram-se arquétipos, modelos que ajudam a organizar a informação em saúde, garantindo a interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação. Neste sentido, o arquétipo define para cada conceito clínico, a forma como a informação deve ser expressa, para que a sua utilização em diferentes contextos garanta que o significado dos dados corresponde ao conceito clínico representado pelo arquétipo, de modo a responder às reais necessidades de cada pessoa. Neste sentido, definiu-se como objetivo deste poster apresentar a importância do desenvolvimento de arquétipos para a representação do conhecimento em enfermagem
- Atividades formativas integradas num projeto de investigação-acçãoPublication . Candido, Anabela; Godinho, Celeste; Amendoeira, JoséO projeto Comer Bem Viver Melhor em Santarém, integrando como parceiros, a Câmara Municipal de Santarém (entidade promotora), a Escola Superior de Saúde de Santarém, o ACES Ribatejo e os Agrupamentos Escolares do concelho, tem-se desenvolvido numa lógica de cooperação e parceria entre diferentes sectores: saúde, educação, autarquias e empresas, num assumir de responsabilidades mútuas na redução da prevalência da pré-obesidade e obesidade em Portugal, determinando a indispensabilidade de uma atuação prioritária, quer num adequado diagnóstico de situação, quer no planeamento e operacionalização de intervenções individualizadas, sistematizadas e multidisciplinares. Tendo como objetivos avaliar a intervenção desenvolvida no transato ano lectivo junto da comunidade escolar, prosseguimos desta forma o desenvolvimento do projeto, assente num modelo de ciclos em espiral, em quatro etapas: planeamento, ação, reflexão e avaliação (Streubert e Carpenter, 2002). O desenho deste projeto assenta assim numa perspectiva de investigação-ação, permitindo em simultâneo a produção de conhecimentos sobre a realidade, a inovação no sentido da singularidade de cada caso, a produção de mudanças sociais e, ainda, a formação de competências dos intervenientes (Guerra,2000, p.52), considerando estes como todos os participantes do estudo. Simultaneamente orienta para uma abordagem sistémica dos fenómenos em estudo, definindo o problema a partir da prática e pretendendo voltar à prática para a resolução/transformação do que foi identificado; define-se assim como “um método que implica agir para melhorar a prática e estudar sistematicamente os efeitos da acção desenvolvida” (Streubert e Carpenter, 2002). A intervenção conjunta (saúde e social) desenvolveu-se em oito escolas e cinco jardins-de-infância de um agrupamento escolar, abrangendo 134 crianças do pré-escolar e 366 de 1º ciclo, professores, assistentes operacionais e pais, desenvolvendo atividades formativas integradas nos projetos de intervenção das Escolas piloto, sob diferentes temáticas: a importância do pequeno almoço, a constituição de lanches saudáveis, as frutas e os produtos hortícolas: o arco-íris no prato, receitas mágicas: à descoberta dos sabores. Como estratégias destacam-se sessões interativas em pequenos grupos, metodologias ativas e jogos didáticos, com elevada participação de todos os intervenientes. Em cada atividade foram disponibilizados materiais pedagógicos para continuidade do trabalho com as crianças e fichas de avaliação que traduziram aquisição de conhecimentos em diferentes âmbitos e sugeriram trilhos de orientação para a monitorização do trabalho a desenvolver posteriormente em cada um dos contextos escolares, da responsabilidade direta dos professores, visando a promoção do desenvolvimento pessoal e social das crianças e a construção de conhecimentos/atitudes face a estilos de vida saudáveis.
- Autocuidado gestão do regime terapêutico – intervenção do enfermeiro: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Amendoeira, José; Cunha, Fátima; Pinto, M. Rosario; Silva, Mário; Rosa, MartaA promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes traduz-se em resultados sensíveis, ganhos em saúde e num grande desafio para os enfermeiros, exigência para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Quando falamos de Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes, não encontramos especificamente, evidência científica que nos demonstre como capacitar as pessoas especificamente nestes processos de saúde/doença, cuja complexidade é cada vez mais um desafio para os profissionais de saúde. Assim, pretendemos identificar as intervenções de enfermagem promotoras do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular e com diabetes. Da pesquisa realizada na plataforma EBSCO em julho de 2013, emergem as seguintes dimensões: importância da avaliação, relação interpessoal, comunicação/sistemas de informação e registos, capacitação para a tomada de decisão, competências culturais e promoção da saúde, relacionadas com intervenções de enfermagem, fulcrais na promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos. A evidência dos resultados obtidos, sensíveis às intervenções de enfermagem, permite afirmar que as competências desenvolvidas por estes profissionais são catalisadoras da capacitação das pessoas para os processos de tomada de decisão, relacionados com o Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos.
- Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascularPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José; Ferreira, Maria Regina; Rosa, MartaIntrodução: A promoção do autocuidado dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular é uma dimensão de grande importância em termos de capacitação dos cidadãos e da sua saúde, tanto em termos individuais como coletivos. Neste âmbito a essência da enfermagem na promoção do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular traduz-se em resultados sensíveis e ganhos em saúde, assim como se constituiu como desafio para os enfermeiros na exigência, para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Esta temática, tem vindo a ser valorizada como uma das dimensões essenciais na construção do projeto individual de saúde das pessoas, numa perspetiva da centralidade do cidadão nos cuidados de saúde e da sua capacidade para as tomadas de decisão, que se repercute na saúde coletiva. O projeto aqui explicitado integra a “UMIS” – Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Uma Unidade de Investigação que se constitui como dimensão essencial à concretização da política de desenvolvimento da Escola Superior de Saúde de Santarém, a partir de eixos estratégicos como: Investigação, desenvolvimento regional, cooperação e internacionalização. Nesta dimensão da cooperação e dinâmica regional em que nos inserimos, temos como parceiros: Hospital de Santarém; Centro Hospitalar Médio Tejo; Hospital Vila Franca Xira; Hospital Professor Fernando Fonseca; Hospital Beatriz Ângelo; Hospital São Francisco Xavier; Agrupamentos de Centros de Saúde ACES 1 e ACES 2; Objetivos: Divulgar o projeto: “Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular” e partilhar o trabalho desenvolvido em parceria. Material e métodos: Foi efetuada revisão sistemática de literatura na identificação das intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular. A mobilização desta metodologia no projeto evidenciou importantes dimensões relativas às intervenções de enfermagem, optando os investigadores por identificar e analisar instrumentos já aplicados/utilizados no âmbito dos regimes terapêuticos. Tendo em conta os objetivos do projeto, com esta identificação e análise preconiza-se a adaptação e/ou construção de instrumentos de colheita de dados neste âmbito. Resultados: Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos identificar as práticas de promoção dos regimes de autocuidado entre enfermeiros e a pessoa e preparar um programa de intervenção interdisciplinar e interprofissional focado na capacitação destas pessoas, para gerir regimes terapêuticos.
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundariaPublication . André, Clara; Amendoeira, José; Pereira, M.; Monteiro, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa
- A centralidade do cidadão nos cuidados de saúde: investigar para transferir conhecimentoPublication . Amendoeira, JoséA saúde enquanto domínio do conhecimento tem vindo a ser investigada como contexto a partir da complexidade que lhe é inerente, onde o sujeito de cuidados (pessoa/família/comunidade) assume um estatuto de cada vez maior participação no processo de cuidados. A transição paradigmática em saúde assume relevância na produção do conhecimento contextualizado, organizado a partir dos determinantes da saúde (que podem ser categorizados como: comportamento pessoal e estilos de vida; influências na comunidade que podem manter ou prejudicar a saúde; condições de vida e de trabalho e acesso a serviços de saúde; e condições socioeconómicas, culturais e ambientais gerais) cujo conhecimento permita aos profissionais intervir em situação, mobilizando o conhecimento científico como suporte a uma prática baseada na evidência, caracterizada pela transferibilidade do mesmo, com utilidade para a sociedade. Esta transição centrada no cidadão é central à estratégia preconizada pelas Políticas Públicas de Saúde, a que se atribui relevância pela valorização do bem-estar da pessoa, numa perspectiva de qualidade de vida, individual e coletiva. OBJETIVO Demonstrar a relevância da produção de conhecimento transferível e útil à comunidade MATERIAL E MÉTODOS Sistematização da estratégia desenvolvida no âmbito da linha de investigação, que se constitui num número de estudos de investigação e projectos integrados, demonstrando uma dinâmica de trabalho em rede (entre investigadores), atitude que se preconiza como organizadora para o desenvolvimento da investigação no global. A diversidade de objectos de estudo, desenhos multimétodo e resultados associados à divulgação científica, estruturam matricialmente a consistência interna da linha de investigação, com carácter transversal. RESULTADOS 8 Projetos de doutoramento em Enfermagem, dos quais 7 com registo definitivo 6 Mestrados em Enfermagem, 1 em Ciências da dor, 1 em Sociologia e 1 em Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde; 1 projeto de dissertação de mestrado em Cuidados Paliativos 5 Projetos de investigação aplicada, desenvolvidos por equipas multidisciplinares
- Certificação da qualidade:Um projecto para a excelência institucionalPublication . Amendoeira, José