Mestrado em Marketing
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Browsing Mestrado em Marketing by advisor "Pinho, Luis Fé de"
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- Critérios de decisão de compra do consumidor de vinho no retalhoPublication . Pronto, Pedro José Borgas; Pinho, Luis Fé deEsta dissertação pretende determinar os atributos do vinho com maior influência no processo de escolha do consumidor, ao adquirir uma garrafa num supermercado ou loja de vinhos, assim como perceber se as características sociodemográficas dos consumidores influenciam as suas preferências no processo de escolha. Questão de pesquisa: Quais são os atributos do vinho com a maior influência no processo de escolha do consumidor? A metodologia consistiu numa pesquisa on-line de 241 consumidores de vinho, utilizando como ferramenta a escala Best-Worst (BW). O estudo considera 13 atributos de vinhos selecionados a partir da revisão de literatura. Os atributos mais relevantes que condicionam os consumidores portugueses incidem em, "Ter previamente provado o vinho; "origem do vinho. São considerados menos importantes, a produção biológica; rótulo / garrafa atraente".Os resultados mostram que a questão de pesquisa foi respondida e os objetivos foram cumpridos. Finalmente, pode-se concluir que estes resultados contribuem para um maior conhecimento de Portugal no processo de compra dos consumidores de vinho, que pode ser utilizado por empresas produtoras de vinho em estratégias de marketing.
- Critérios de decisão na realização de ecografias obstétricasPublication . Trincão, Cíntia Isabel Pina; Pinho, Luis Fé de; Figueiredo, José AntónioO setor da saúde apresenta características intrínsecas que o diferenciam das outras áreas de actividade. De entre estas características destaca-se a forte componente de juízos éticos associada à gestão de bens e recursos. A complexidade associada ao setor da saúde faz com que este seja uma área de elevado interesse tornando-o, frequentemente, alvo de vários estudos de mercado. Se por um lado a evolução tecnológica e diagnóstica da ecografia é uma evidência reconhecida pela classe médica, por outro, o período da gravidez para a mulher e/ou casal envolve escolhas e decisões. Uma vez que este é um mercado muito competitivo, torna-se importante para as empresas que operam no mesmo, conhecer o comportamento do cliente e mais especificamente, os seus critérios de decisão. Verifica-se então que o papel do agente da oferta, não é passivo, na medida em que este assume um papel relevante como prescritor e mediador, podendo influenciar o nível de pesquisa sobre a temática. Conclui-se ainda que existe uma crescente percepção da importância das tecnologias na saúde, estando este conceito percecionado no sentido da ligação intrínseca da tecnologia com a segurança e com a garantia de melhor diagnóstico. No caso especifico da ecografia, não se verifica uma relação entre a opinião das pacientes e a aquisição de equipamentos. Este fenómeno é influenciado pelo facto dos médicos não considerarem que faça parte dos interesses das pacientes a componente técnica deste meio complementar de diagnóstico.
- A influência da publicidade no consumo de bebidas alcoólicas dos estudantes do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Mesquita, Sancho Filipe Ferreira; Gaspar, Fernando C.; Pinho, Luis Fé deO consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens do Instituto Politécnico de Santarém é considerado por vezes excessivo e pode ser influenciado pela publicidade das marcas de bebidas alcoólicas. Existem diversos estudos que incidem sobre os comportamentos de consumo dos estudantes do Ensino Superior, contudo, são escassos os que focam a exposição à publicidade. O objetivo do presente estudo é examinar a associação entre a exposição à publicidade e o envolvimento com o álcool, através de uma coleta de dados sobre estudantes do Instituto Politécnico de Santarém, expostos a diferentes tipos de publicidade de bebidas alcoólicas. O método utilizado foi o estudo transversal com uma amostra de 190 jovens do Instituto Politécnico de Santarém com idades entre os 17 e mais de 25 anos, que responderam a uma série de perguntas de modo a avaliar a exposição dos jovens à publicidade de bebidas alcoólicas em diferentes meios de comunicação (televisão, internet, outdoors, flyers, publicidade de rua e festas temáticas de bebidas). O consumo de álcool foi avaliado por meio de nove perguntas (iniciação ao consumo, frequência recente, tipologia de bebidas consumidas, razão pela intensão do consumo, quantidade ingerida e grupos de referência). O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário baseado em vários autores e adaptado pelo investigador a esta realidade, estes foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS de investigação quantitativa e qualitativa. Após o tratamento estatístico e análise dos resultados obtidos, podemos concluir que, o sexo, se relaciona com o grau de envolvimento com o álcool dos jovens; que os jovens do 1º e 2º ano da licenciatura estão mais envolvidos que os restantes e que os jovens passam mais tempo na internet, do que qualquer outro meio de comunicação. Nesta sequência, considera-se que a utilização de estratégias na comunicação por parte das marcas de bebidas alcoólicas, não são as mais eficazes.
- Marketing cultural e paisagístico:o caso da cidade de SantarémPublication . Conceição, Ana Catarina Silva da; Pinho, Luis Fé deCom o desenvolvimento e modernização dos territórios, o Marketing Territorial tornou-se uma ferramenta fundamental para a afirmação dos mesmos em termos turísticos, contribuindo de igual forma para a competitividade destes destinos. Embora seja um tema bastante documentado, entendemos que diversos autores se referem isoladamente ao Marketing Territorial, descurando a ligação existente entre o turismo, cultura, património e território. Assim, sob o nosso ponto de vista, existe uma lacuna na investigação à qual nos propomos dar resposta. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo estudar o Marketing Cultural e Paisagístico e de que forma o património e a cultura são fatores determinantes para o desenvolvimento turístico, neste caso, o centro histórico de Santarém. A metodologia usada consistiu na revisão de literatura, métodos de observação, entrevistas e inquérito online. Assim, foi possível estudar Santarém e criar possíveis produtos turísticos capazes de atrair mais visitantes a este lugar tão importante ao longo da história, e que continua a ser um ponto de referência a nível nacional. O enfoque foi o centro histórico de Santarém, pela sua dimensão e problemas sentidos na atualidade. Contudo, não esquecemos a zona ribeirinha tão rica em história e importância no desenvolvimento desta cidade.
- Marketing de turismo de natureza:o caso da rede de percursos pedestre de CasévelPublication . Pereira, Sérgio Filipe Antunes Vences; Pinho, Luis Fé deEste trabalho faz parte de um longo percurso que de forma alguma se encontra terminado, querendo mostrar que é possível interligar a etnografia da Região de Casével (saber ser e saber fazer) com o marketing de turismo, com a natureza e com a arqueologia. Este trabalho é importante para a região de Casével, porque pretendemos dinamizar, promover e atrair atenção da região que outrora foi um ponto de passagem relevante, onde existem vestígios de enorme sabedoria. Ilustrando este caso com o exemplo tão magnífico como as lides de outrora, encontraremos forma de potenciar um recurso patrimonial que ainda está ativo na comunidade, porque cada vez mais se organizam esforços para promover a salvaguarda do saber fazer. A metodologia utilizada neste trabalho foi o desenvolvimento inicial de três PercursosPedestres com base na análise da literatura e no que é feito noutras regiões relacionadas com Percursos Pedestres. Após esta análise, seguiu-se um estudo empírico para saber a aceitação dos três Percursos Pedestres por parte do que julgamos ser o público-alvo. Como conclusão do estudo empírico, podemos dizer que a realização destes três Percursos Pedestres teve uma aceitação acima das nossas expetativas, dado que contamos com a participação de 136 pessoas,74 do sexo feminino, 39 do sexo masculino e 23 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 14. Na avaliação geral dos percursos 63% dos participantes afirmaram que gostariam de participar e que voltariam a realizar qualquer outro percurso na região. Retiramos que os participantes dão valor aos seguintes pontos: Sustentabilidade ambiental; Enquadramento paisagístico; Património material e imaterial; Segurança ao longo do percurso. A nova filosofia de vida assenta essencialmente em vivenciar experiências únicas. As respostas dos participantes e o feedbackque deram ao longo do percurso, ajudou-nos a criar mais três Percursos Pedestres para agrupar a uma oferta de um pacote turístico, formando assim seis Percursos Pedestres na região de Casével. A área de estudo, Casével, é uma freguesia portuguesa, situada no Ribatejo, dista a 27 km do concelho e distrito de Santarém. Casével tem 33,24 Km2 de área, as coordenadas geográficas centrais 39º 25’ N e 8º 37’ W. Casével é limitado a Norte pela freguesia de Bugalhos, do concelho de Alcanena, e Parceiros de Igreja, do concelho de Torres Novas, a Este por Alcorochel, do concelho de Torres Novas e Azinhaga, do concelho da Golegã, a Sul por São Vicente do Paúl e a Oeste por Pernes e Vaqueiros, todos eles do concelho de Santarém. A investigação futura deverá ter em conta um estudo detalhado das condições do presente e das perspetivas do futuro, a partir de determinadas variáveis: económicas, ambientais sociais, culturais e os acontecimentos festivos. Afinal, não pode haver turismo alheio à identidade. O turismo sustentável está aberto ao seu território. A dimensão local do turismo assenta nas especificidades locais, na abertura às localidades vizinhas, propondo assim uma oferta baseada na diversidade.Deverão ser incluídos novos sistemas de gestão, através da participação, de todos os agentes que intervêm no processo turístico. É importante incluir não só esses agentes profissionais do turismo, mas também as comunidades locais, as associações e outros agentes económicos e políticos.
- A medicina tradicional chinesa em Portugal:estudo de atitudes, hábitos e comportamentos dos não utilizadoresPublication . Colaço, Ricardo Jorge Pita; Pinho, Luis Fé deEste trabalho tem por principal objetivo compreender o comportamento do consumidor, hábitos e atitudes, identificando as principais razões pelas quais mais pessoas não recorrem à Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. Visto esta medicina ter uma maior utilização, despertando cada vez mais o interesse pela sua crescente importância no mercado de prestação de serviços de saúde em Portugal e Resto do Mundo. Relativamente à metodologia foi realizada uma Focus Group, aplicada a um grupo de 5 pessoas, não utilizadores de MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, com rendimento mensal líquido de 1600€ a 2400€. Os resultados evidenciam que há preocupação com a saúde e o grupo revela ter precauções quanto a esta. Quanto à MTC, existem diversos fatores que condicionam a sua utilização, e em relação ao tema notou-se falta de conhecimento, segundo o grupo a principal condicionante é a falta de divulgação e informação disponível sobre estre tipo de medicina, que se traduz na não compreensão desta, levando a uma consequente rejeição por parte do consumidor. Contudo todos os participantes afirmaram não ter qualquer problema em utilizar e mostraram-se curiosos quanto à acupunctura e respetiva medicina associada. Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor face às Medicinas Alternativas e MTC, seria importante a realização de um maior número de discussões de Focus Froup com grupos que não recorreram, recorrem e grupos que recorreram, mas já não recorrem à MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos e mais de 40 anos.