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- Perceções e crenças dos consumidores portugueses acerca dos medicamentos genéricosPublication . Pereira, Cátia Cristina Mota; Gaspar, Fernando C.Sabendo-se o clima atual de crise económica e social que estamos a viver no nosso país ao nível dos vários sectores, compreende-se a importância dos medicamentos genéricos numa política de contenção de despesa no âmbito dos cuidados primários de saúde, nomeadamente na área dos medicamentos (éticos e genéricos): “Generic medicines provide high quality medicines at affordable prices. Therefore, they provide the opportunity for major savings in health care expenditure…”(Trade and External Affairs Committee of the European Parliament,2001). Embora em crescimento exponencial nos últimos anos, os genéricos representam ainda uma quota de mercado a nível nacional aquém das expectativas e desejos por parte do Ministério da Saúde. Como tal, importa conhecer algumas das causas que concorrem para tal situação. Tendo presentes outra causas já detetadas para a baixa prescrição (Rego e outros, 2001; Proença R., 2003; Figueiras e tal., 2008) e consumo (Figueiras e tal., 2007) dos mesmos, nesta investigação propusemo-nos a olhar para o consumidor devido ao papel cada vez mais relevante e ativo que o mesmo apresenta. Deste modo verificámos através da realização de um questionário e subsequente tratamento estatístico, que o comportamento do consumidor é resultado da sua perceção de risco percebido e risco total acerca dos medicamentos genéricos, que a sua experiência e as fontes de informação são também variáveis fundamentais que em última análise determinam se um consumidor tem intenção ou não de solicitar a prescrição e/ou compra de um medicamento genérico. Sendo que, os resultados apontam para relações positivas acerca dos parâmetros atrás mencionados.
- A medicina tradicional chinesa em Portugal:estudo de atitudes, hábitos e comportamentos dos não utilizadoresPublication . Colaço, Ricardo Jorge Pita; Pinho, Luis Fé deEste trabalho tem por principal objetivo compreender o comportamento do consumidor, hábitos e atitudes, identificando as principais razões pelas quais mais pessoas não recorrem à Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. Visto esta medicina ter uma maior utilização, despertando cada vez mais o interesse pela sua crescente importância no mercado de prestação de serviços de saúde em Portugal e Resto do Mundo. Relativamente à metodologia foi realizada uma Focus Group, aplicada a um grupo de 5 pessoas, não utilizadores de MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, com rendimento mensal líquido de 1600€ a 2400€. Os resultados evidenciam que há preocupação com a saúde e o grupo revela ter precauções quanto a esta. Quanto à MTC, existem diversos fatores que condicionam a sua utilização, e em relação ao tema notou-se falta de conhecimento, segundo o grupo a principal condicionante é a falta de divulgação e informação disponível sobre estre tipo de medicina, que se traduz na não compreensão desta, levando a uma consequente rejeição por parte do consumidor. Contudo todos os participantes afirmaram não ter qualquer problema em utilizar e mostraram-se curiosos quanto à acupunctura e respetiva medicina associada. Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor face às Medicinas Alternativas e MTC, seria importante a realização de um maior número de discussões de Focus Froup com grupos que não recorreram, recorrem e grupos que recorreram, mas já não recorrem à MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos e mais de 40 anos.