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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho tem por principal objetivo compreender o comportamento do consumidor, hábitos e atitudes, identificando as principais razões pelas quais mais pessoas não recorrem à Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. Visto esta medicina ter uma maior utilização, despertando cada vez mais o interesse pela sua crescente importância no mercado de prestação de serviços de saúde em Portugal e Resto do Mundo.
Relativamente à metodologia foi realizada uma Focus Group, aplicada a um grupo de 5 pessoas, não utilizadores de MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos, com rendimento mensal líquido de 1600€ a 2400€.
Os resultados evidenciam que há preocupação com a saúde e o grupo revela ter precauções quanto a esta. Quanto à MTC, existem diversos fatores que condicionam a sua utilização, e em relação ao tema notou-se falta de conhecimento, segundo o grupo a principal condicionante é a falta de divulgação e informação disponível sobre estre tipo de medicina, que se traduz na não compreensão desta, levando a uma consequente rejeição por parte do consumidor. Contudo todos os participantes afirmaram não ter qualquer problema em utilizar e mostraram-se curiosos quanto à acupunctura e respetiva medicina associada.
Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor face às Medicinas Alternativas e MTC, seria importante a realização de um maior número de discussões de Focus Froup com grupos que não recorreram, recorrem e grupos que recorreram, mas já não recorrem à MTC, com idades compreendidas entre 25 e 40 anos e mais de 40 anos.
Description
Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
Keywords
Marketing da Saúde Comportamento do Cliente Focus Group Medicina Tradicional Chinesa Portugal