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- A Importância da participação dos pais na creche e no jardim de infância : quais os obstáculos à participação dos paisPublication . Carvalho, Marta Silvestre; Marques, RamiroO presente trabalho “ A Importância da Participação dos Pais na Creche e no Jardim-de-infância: Quais os Obstáculos à Participação dos Pais”, aborda a promoção do envolvimento e a participação dos pais na vida escolar das crianças, como os pais ou encarregados de educação consideram a importância da promoção da participação da família, bem como a satisfação da sua participação e quais os obstáculos encontrados. O presente investigação desenvolveu-se em duas instituições distintas, abrangendo a valência de creche e pré-escolar. Com este estudo verifiquei que em ambas as instituições, os pais ou os seus substitutos dedicam a sua disponibilidade à vida escolar das crianças e participam como desejavam. A pequena minoria que demonstrou o seu descontentamento referiu que os obstáculos derivam da atividade profissional. Também se consideram satisfeitos com as formas proporcionadas pela instituição no âmbito de fomentar a participação na vida escolar das crianças. As medidas adaptadas por parte da instituição e das educadoras marcam a diferença na colaboração da família na vida escolar das crianças. As atitudes tomadas promovem as boas parcerias e revelam o tratamento respeitoso para com a família. Sendo vista como uma parceira e que a comunicação em nome da criança prevalece e demonstra ser uma mais-valia na educação. As principais motivações na participação na vida escolar das crianças deve-se ao facto das crianças sentirem a preocupação e a presença dos pais ou os seus substitutos. Como descrito pelos inquiridos, contribuem para o desenvolvimento equilibrado da criança. Demonstraram compreender a importância da participação da família e o sucesso escolar nele inerente. Apesar de os resultados positivos obtidos, da participação da família e o que dela se espera e das várias causas inerentes da relação escola-família este tão importante tema deve continuar a ser alvo de investigação com o objetivo de identificar e modificar as lacunas existentes principalmente por parte das entidades profissionais. Não têm qualquer respeito pelas vidas familiares e depois querem que os trabalhadores façam um trabalho de qualidade
- Critérios de decisão de compra do consumidor de vinho no retalhoPublication . Pronto, Pedro José Borgas; Pinho, Luis Fé deEsta dissertação pretende determinar os atributos do vinho com maior influência no processo de escolha do consumidor, ao adquirir uma garrafa num supermercado ou loja de vinhos, assim como perceber se as características sociodemográficas dos consumidores influenciam as suas preferências no processo de escolha. Questão de pesquisa: Quais são os atributos do vinho com a maior influência no processo de escolha do consumidor? A metodologia consistiu numa pesquisa on-line de 241 consumidores de vinho, utilizando como ferramenta a escala Best-Worst (BW). O estudo considera 13 atributos de vinhos selecionados a partir da revisão de literatura. Os atributos mais relevantes que condicionam os consumidores portugueses incidem em, "Ter previamente provado o vinho; "origem do vinho. São considerados menos importantes, a produção biológica; rótulo / garrafa atraente".Os resultados mostram que a questão de pesquisa foi respondida e os objetivos foram cumpridos. Finalmente, pode-se concluir que estes resultados contribuem para um maior conhecimento de Portugal no processo de compra dos consumidores de vinho, que pode ser utilizado por empresas produtoras de vinho em estratégias de marketing.
- Comportamentos agressivos no jardim-de-infânciaPublication . Pais, Vanessa; Santos, Maria Leonor; Seixas, SóniaO presente relatório visa descrever as várias etapas percorridas ao longo desta minha iniciação à prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo está dividido em três partes: a primeira diz respeito aos estágios realizados, nomeadamente em Creche e Jardim de Infância, onde apresento num breve resumo o trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres. Na segunda parte apresento o trabalho de pesquisa cujo objetivo é compreender o porquê das crianças em idade pré-escolar manifestarem comportamentos agressivos, que tipos de agressividade existem, como se manifestam, quais as causas e quais as estratégias educativas a utilizar. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa de carácter exploratório, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista. O público entrevistado, foram 7 educadoras de infância. Este estudo permitiu refletir quanto é importante para o adulto que acompanha a criança durante o dia, compreender qual o motivo que levou a criança a manifestar comportamentos agressivos perante outras crianças ou adultos, excedendo os limites. Desta forma também é importante que o adulto saba intervir calmamente com a criança agressora e de igual forma com a criança agredida. Por fim, faço as minhas considerações finais e uma reflexão final sobre o meu percurso académico no Mestrado de Educação Pré-Escolar.
- Qual o papel da pedagogia diferenciada no desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças do contexto pré - escolar?Publication . Antunes, Liliana; Uva, MartaEste Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar, nomeadamente da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. Este reflete as experiências vividas pela formanda em dois contextos diferentes: creche e pré – escolar, bem como a descrição e apresentação do percurso de desenvolvimento profissional e percurso investigativo. Perspetivando uma aprendizagem adequada e o desenvolvimento de competências ajustadas a cada criança e às suas necessidades, procurei investigar os pressupostos essenciais para uma boa prática/planificação educativa, tendo em conta a diferenciação pedagógica. Considerando que as crianças são indivíduos com caraterísticas próprias e diferentes e por conseguinte aprendem de maneira diferente, a prática de ensino diferenciado permite atender às suas especificidades. Sendo que o papel do educador passa por perceber quais os aspetos a ter em conta durante as atividades desenvolvidas, e quais as estratégias que podem melhorar a sua ação de forma a promover aprendizagens igualitárias, considerando sempre as necessidades e interesses das crianças. Este estudo permitiu – me compreender e aprofundar as caraterísticas essenciais de uma pedagogia diferenciada, tendo como foco a aprendizagem de sucesso das crianças. Recorrendo a instrumentos de recolha de dados (entrevistas) pude constatar como é aplicada esta forma de ação pedagógica; quais os factores mais valorizados pelos educadores ao implementarem um ensino diferenciado; que tipo de dificuldades se encontram ao planificar projetando uma ação pedagógica diferenciada e quais as estratégias usadas para combater estas dificuldades. A realização deste estudo permitiu – me também compreender que todas as componentes da planificação, nomeadamente, a intencionalidade educativa, os objetivos de aprendizagem, as estratégias e a avaliação deverão ser refletidos e operacionalizados em função dos grupos e das crianças em particular, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive. Concluo, afirmando que uma metodologia que atente nas características, interesses e necessidades das crianças produz efeitos mais positivos. Sendo que a criança é mais considerada, tendo uma prática pedagógica diferenciada, leva a uma maior e melhor aprendizagem, partindo dos seus interesses, as suas necessidades e respeitando a sua individualidade.