Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde by advisor "Jorge, Nuno"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Diferenças geracionais nos fatores de motivação de trabalhadores na área da saúdePublication . Curado, Rúben Sousa; Jorge, NunoA motivação é o resultado da interação entre um indivíduo e uma situação específica, sendo um processo que tem sido explicado através de diversas teorias. A motivação dos profissionais de saúde está diretamente relacionada com a qualidade da prestação de cuidados e, por consequência, com a fidelização dos utentes. Os objetivos deste estudo são a identificação dos fatores motivacionais e sua associação à geração de cada indivíduo. Para análise dos fatores motivacionais dos diferentes trabalhadores da área da saúde foi utilizada uma escala tetrafatorial constituída por 28 itens que avaliam as dimensões da motivação tendo em vista a organização do trabalho, a motivação para o desempenho, motivação para a realização e poder e motivação para o envolvimento. A análise dos fatores motivacionais indica que o fator motivacional realização e poder não demonstra diferenças estatisticamente significativas entre as gerações. Por outro lado,os restantes fatores demonstram uma diferença estatisticamente significativa. Em comparação pairwise das diferentes gerações, foi revelado que para a variável organização no trabalho existia diferenças estatisticamente significativas entre as gerações Millennials e X. Para a variável desempenho as diferenças são encontradas entre as gerações Millennials e X, à semelhança da variável anterior, assim como entre as gerações X e Z. Por fim, a variável envolvimento revela diferenças estatisticamente significativas entre a geração X e a geração Z. Apesar dos dados obtidos, é clara a existência de diferenças entre as gerações, sendo necessária uma investigação mais extensa para obter conclusões mais específicas.
- O Impacto da Comunicação Interna na Satisfação e Produtividade dos Colaboradores de uma Unidade Privada de SaúdePublication . Ferreira, Ana Maria Padrão Anes; Jorge, NunoEste estudo surge na sequência de uma reflexão sobre comunicação organizacional na área da saúde. Atualmente, é consensual que o sucesso de uma organização depende da efetividade do seu sistema de comunicação e da interação entre os seus colaboradores. A comunicação estratégica, no contexto da sociedade contemporânea, constitui um tema de interesse, tanto no âmbito académico, como para a gestão de organizações. Com este estudo, pretendeu-se explorar o impacto das estratégias de comunicação nas expectativas dos colaboradores de uma instituição privada de saúde em Portugal e entender se as mesmas influenciam a sua produtividade e satisfação. Para realizar a recolha de dados, foi utilizada uma metodologia mista: quantitativa, através de dados recolhidos por questionários entregues presencialmente e via online aos colaboradores, e qualitativa, utilizando questões de resposta aberta integradas nesse mesmo questionário. O universo da instituição em estudo era constituído por cerca de 300 colaboradores, tendo sido obtida uma amostra de 93 pessoas. No final deste trabalho, foi verificado que apesar de os inquiridos se apresentarem relativamente satisfeitos com o seu trabalho e produtividade, existem elementos a melhorar no que diz respeito ao sistema de comunicação interna, na sua quantidade e qualidade dentro da instituição. Este estudo permitiu demonstrar que a eficácia da comunicação organizacional tem impacto na satisfação dos colaboradores e na sua produtividade.
- O impacto da liderança na motivação, satisfação e desempenho de profissionais de saúde:um estudo aplicado ao Hospital Distrital de SantarémPublication . Barroso, Carla Isabel Godinho; Jorge, NunoTendo em conta o envelhecimento da população, o crescimento das doenças crónicas e as crises de saúde pública, como as pandemias que causam impacto económico, político e social, o desenvolvimento das práticas médicas ou das técnicas de atendimento ao paciente forçam os hospitais a mudar sistematicamente a sua organização. Desta forma, as Unidades de Saúde estão em constante mutação e são sujeitas a uma dupla exigência a nível externo para transformar as suas organizações e a nível interno para melhorar o desempenho geral das suas organizações. O baixo desempenho dos profissionais de saúde é uma barreira crítica para a qualidade do atendimento e para a implementação de políticas de saúde em geral. A motivação, a satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas Unidades de Saúde não tem sido muito frequente. Uma boa liderança leva a uma maior motivação e, consequentemente a um melhor desempenho. Um líder é o responsável por coordenar e tomar decisões e tem um papel fundamental nas organizações, tais como, ser um fator motivacional e influenciar comportamentos na sua equipa. Uma equipa motivada é uma equipa produtiva. O presente trabalho pretendeu investigar mecanismos e condições contextuais sob as quais a liderança pode influenciar a motivação e o desempenho de uma equipa, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes no Hospital Distrital de Santarém e o impacto que têm na satisfação, motivação e desempenho dos profissionais desta Unidade de Saúde. Este trabalho teve como suporte uma metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, que foi o instrumento de recolha de dados para este estudo.Toda a elaboração teórica apresentada coincide num ponto: existe uma correlação positiva entre o nível de capacidade de motivação e satisfação do líder e o nível de desempenho e eficácia na realização das tarefas e objetivos da organização. Desta forma, a metodologia aplicada procurou utilizar um instrumento de trabalho que investigasse o perfil de liderança, os comportamentos e ações relacionadas com a motivação, satisfação e desempenho, dos colaboradores do Hospital Distrital de Santarém.
- A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde:um estudo de casoPublication . Henriques, Olga Cristina Figueiredo Oliveira; Jorge, NunoObjetivo: Os níveis de insatisfação dos trabalhadores do setor público da saúde têm vido a ser evidenciados e tem conduzido à adoção de práticas de luta das diferentes classes profissionais, à fuga dos técnico e à degradação do Serviço Nacional de Saúde. Conhecer a aprofundadamente o problema possibilita a adoção de estratégias de mitigação dos efeitos adversos deste fenómeno. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de satisfação das diferentes categorias profissionais de entidade dos setor hospitalar público do distrito de Santarém e definir estratégias de intervenção. Método: Uma amostra de 102 profissionais do setor da saúde (46,53+/-11,04 anos de idade), distribuídos pela categorias profissionais dos assistentes operacionais (8,8%), assistentes técnicos (18,6%), técnicos superiores (28,4%), enfermeiros (31,4%) e médicos (12,7%) foi recrutada tendo respondido, de forma anónima, ao Job Satisfaction Servey utilizando a metodologia do google forms. O t-test, a ANOVA e a correlação r Pearson foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: Constatámos que pessoas mais novas (p<.01) e com menor anos de antiguidade (p<.05) na entidade estudada parecem ter níveis mais elevados de satisfação com o superior. Maior habilitação parece, também, corresponder a maior proximidade com o superior hierárquico (p<.01). Indivíduos com maiores qualificações surgiram, ainda, como mais satisfeitos no que se refere ao conhecimento das tarefas de trabalho e ao entendimento dos objetivos (p<.01). Os indivíduos do género masculino apresentaram um nível superior de gosto, prazer e orgulho no trabalho, na comparação com as mulheres. Observámos, ainda, que indivíduos com maior nível de escolaridade apresentaram maior perceção de competência, justiça, gosto e de interesse da parte do seu superior hierárquico direto. No domínio do salário todos os grupos etários apresentaram elevada insatisfação, sendo de realçar a faixa dos 33 aos 42 anos, mas também dos 53 aos 66 anos de vida. Considerando os níveis de satisfação da população avaliada, constatámos que os itens associados às regras, procedimentos, burocracia e à quantidade de trabalho (procedimento operacional) surgiram significativamente relacionados com as categorias profissionais. Observámos que, nomeadamente os médicos e os assistentes técnicos apresentaram-se insatisfeitos no que se refere a estes aspetos.