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A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde:um estudo de caso

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Objetivo: Os níveis de insatisfação dos trabalhadores do setor público da saúde têm vido a ser evidenciados e tem conduzido à adoção de práticas de luta das diferentes classes profissionais, à fuga dos técnico e à degradação do Serviço Nacional de Saúde. Conhecer a aprofundadamente o problema possibilita a adoção de estratégias de mitigação dos efeitos adversos deste fenómeno. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de satisfação das diferentes categorias profissionais de entidade dos setor hospitalar público do distrito de Santarém e definir estratégias de intervenção. Método: Uma amostra de 102 profissionais do setor da saúde (46,53+/-11,04 anos de idade), distribuídos pela categorias profissionais dos assistentes operacionais (8,8%), assistentes técnicos (18,6%), técnicos superiores (28,4%), enfermeiros (31,4%) e médicos (12,7%) foi recrutada tendo respondido, de forma anónima, ao Job Satisfaction Servey utilizando a metodologia do google forms. O t-test, a ANOVA e a correlação r Pearson foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: Constatámos que pessoas mais novas (p<.01) e com menor anos de antiguidade (p<.05) na entidade estudada parecem ter níveis mais elevados de satisfação com o superior. Maior habilitação parece, também, corresponder a maior proximidade com o superior hierárquico (p<.01). Indivíduos com maiores qualificações surgiram, ainda, como mais satisfeitos no que se refere ao conhecimento das tarefas de trabalho e ao entendimento dos objetivos (p<.01). Os indivíduos do género masculino apresentaram um nível superior de gosto, prazer e orgulho no trabalho, na comparação com as mulheres. Observámos, ainda, que indivíduos com maior nível de escolaridade apresentaram maior perceção de competência, justiça, gosto e de interesse da parte do seu superior hierárquico direto. No domínio do salário todos os grupos etários apresentaram elevada insatisfação, sendo de realçar a faixa dos 33 aos 42 anos, mas também dos 53 aos 66 anos de vida. Considerando os níveis de satisfação da população avaliada, constatámos que os itens associados às regras, procedimentos, burocracia e à quantidade de trabalho (procedimento operacional) surgiram significativamente relacionados com as categorias profissionais. Observámos que, nomeadamente os médicos e os assistentes técnicos apresentaram-se insatisfeitos no que se refere a estes aspetos.
Objective: The levels of dissatisfaction among workers in the public health sector have become evident and have led to the adoption of fighting practices by different professional classes, the flight of technicians and the degradation of the National Health Service. To understand the problem in depth enables the adoption of strategies to mitigate the adverse effects of this phenomenon. The objective of this study is to understand the levels of satisfaction of different professional categories of entities in the public hospital sector in the district of Santarém and define intervention strategies. Method: A sample of 102 health sector professionals (46.53+/-11.04 years old), distributed across the professional categories of operational assistants (8.8%), technical assistants (18.6%), technicians superiors (28.4%), nurses (31.4%) and doctors (12.7%) was recruited and responded, anonymously, to the Job Satisfaction Servey using the Google Forms methodology. The t-test, ANOVA and Pearson r correlation were used for data analysis. Results: We found that younger people (p<.01) and with fewer years of service (p<.05). in the entity studied. seem to have higher levels of satisfaction with their supervisor. Greater qualification also seems to correspond to greater proximity to the hierarchical superior (p<.01). Individuals with higher qualifications also appeared to be more satisfied with regard to knowledge of work tasks and understanding of objectives (p<.01). Males showed a higher level of enjoyment, pleasure and pride in work compared to women. We also observed that individuals with a higher level of education presented a greater perception of competence, fairness, taste and interest on the part of their direct superior. In the area of salary, all age groups showed high dissatisfaction, with emphasis on the range from 33 to 42 years old, but also from 53 to 66 years old. Considering the satisfaction levels of the evaluated population, we found that the items associated with rules, procedures, bureaucracy and the amount of work (operational procedure) appeared significantly related to the professional categories. We observed that, in particular, doctors and technical assistants were dissatisfied with these aspects. Conclusion: These are results that should lead to the adoption of organizational policies and practices aimed at satisfying human resources in the health sector.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2024

Keywords

Satisfação Profissional Recursos Humanos Serviço Nacional de Saúde Professional Satisfaction Human Resources National Health Service

Citation

Henriques, O. (2024). A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde : um estudo de caso (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/5001>

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