Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde by advisor "Ferreira, Regina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento de cidadania organizacional dos enfermeiros do hospital Raoul Follereau da Guiné-BissauPublication . Saho, Mamadu; Ferreira, ReginaO cenário contemporâneo na vida das organizações sanitárias, obriga aos líderes zelarem pelo bem-estar e desenvolvimento dos profissionais de saúde para obterem melhores resultados organizacionais. Resultados estes, que são obtidos pelas ações que compreendem e elevam o nível de bem-estar, motivação e satisfação dos colaboradores nos serviços de saúde. A elaboração deste trabalho de investigação, tem como objetivo compreender e descrever Comportamento de Cidadania Organizacional dos Enfermeiros do Hospital Raoul Follereau da Guiné-Bissau. Com vista a poder obter resultados válidos, é empregue o método do tipo quantitativo pela sua forma de abordagem descritiva analítico e utilizado um questionário como ferramenta de recolha de dados. Foi utilizada uma amostra de conveniência de 29 respondentes numa população de 41 Enfermeiros incluindo os Técnicos de Enfermagem. Os resultados foram satisfatórios, visto que a maioria das respostas dos participantes apontam pelos factos positivos dos casos estudados. Por fim, os achados sugerem a importância do relacionamento dos líderes e a equipa de Enfermagem, bem como flexibilidade, satisfação e motivação no trabalho destes profissionais de saúde na adoção dos Comportamentos de Cidadania Organizacional.
- A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informaçãoPublication . Freitas, Nuno Filipe Lé; Ferreira, ReginaNo Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
- Impacto da pandemia de covid-19 na satisfação profissional e clima organizacionalPublication . Baldé, Alfa Ussumane; Ferreira, ReginaO presente trabalho pretende analisar o impacto da doença covid-19 na satisfação profissional e clima organizacional do Projeto do Governo da Guiné-Bissau, “PRSSB” - Projeto de Redes Sociais e Serviços de Base, que tem como programa aumentar a disponibilidade de dinheiro mensal e o consumo das populações alvo através de dinheiro disponibilizado pelo Banco Mundial, o mesmo projeto é tutelado pelo Ministério de Economia e Finanças em parceria com Ministério da Saúde e financiado pelo Banco Mundial. Objetivo: consiste em analisar e interpretar o grau da satisfação profissional e clima organizacional que os novos desafios com os quais o PRSSB e colaboradores em particular, abraçaram a chegada do estado de emergência, acompanhado pelo isolamento social. Metodologia: No presente estudo, foi utlizada uma metodologia quantitativa de caráter exploratória, transversal e analítica com recurso a um questionário online de uma amostra de 40 colaboradores por conveniência, com idades compreendida entre os 25 e os 60 anos, que frequentam diferente espaço físico de trabalho (Capital Bissau e Região de Gabu), sendo 17 do sexo feminino e 23 do sexo masculino, a mesma pesquisa consiste num processo minucioso de recolha de dados observáveis e quantificáveis. Resultado: o resultado indicou que a satisfação profissional dos colaboradores e clima organizacional das equipas da UCP e URP não foi significativamente afetada pela pandemia, demostrando relação significativa entre a satisfação com o trabalho e algumas dimensões do tema clima organizacional.