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A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informação

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Nuno_Filipe_Le_Freitas_Mestrado_GUS.pdf2.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
In the National Health Service, computerization and dependence on health information systems are a reality. For all activities there is a plan B (contingency plan). This can be implemented suddenly or planned, but compliance must be within the professionals' horizon. There must also be a clear understanding of its causes/consequences.The main problems resulting from the activation of plan B focus on the general delay in care, the lack of communication or training to deal with the situation, the increased procedures that delay the logistics of exam results for the decision, the rigor required in recovery of data from paper to the computer system. In relation to data protection, it appears that recent computer attacks and attempted data theft are a problem that urgently needs to be addressed, which is one of the reasons for the implementation of contingency plans.We used a literature review and interviews in the workplace in order to check on the spot whether the results were as expected. Some differences were found between the work environment described by the authors and the one that professionals describe. The application of the quantitative method through questionnaires was also a reality in the HDS ED in order to carry out a diagnosis, for professionals, at the most diverse levels, and more comprehensive than the qualitative method. It was concluded, therefore, that the interruption of health information systems can bring risk and loss of quality of care for patients and professionals. Surveys will be carried out in order to assess the degree of risk and the level of quality of assistance.The point of view will be that the study can be applied in a practical component in the Emergency Service of Santarém Hospital. The main steps of creating value through the application of this work in the workplace will be a diagnosis based on qualitative and quantitative methods, the definition of a strategy through the review of the Contingency Plan and the implementation of the new guidelines on the ground. All these steps refer to the PDCA cycle of process redesign in relation to the problem of the breakdown of health information systems and also reinforce the training of professionals.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2024

Keywords

Eletronic Health Records Contingency Plan EHR Downtime Health Information Systems Continuity of Healthcare Communication

Citation

Freitas, N. (2024). A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informação (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/5029>

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