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- Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infânciaPublication . Leite, Andreia Filipa da Conceição Peraboa; Mourato, Ana; Luís, HelenaO presente relatório surge no enquadramento da minha prática supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, no âmbito do mestrado em educação pré- -escolar, sendo o tema escolhido para a investigação intitulado “Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância”. Assim, o principal objetivo deste estudo consistiu em verificar porque os educadores recorrem à Literatura para a Infância. Este tema surgiu no contexto de iniciação à prática profissional, quando percebi que as histórias eram um recurso bastante utilizado pelas educadoras, com o intuito de abordar temáticas ou, também, para entreter o grupo. Nestes momentos, apercebi-me, também, de que havia uma grande participação por parte das crianças, pois mostraram-se bastante atentas e curiosas enquanto ouviam as histórias. E, devido a esta curiosidade, alguns conceitos e/ou conteúdos eram discutidos mais facilmente. Desta forma, pareceu-me pertinente estudar o impacto que os livros podem ter quando são escolhidos com critérios para um determinado fim (intencionalidade pedagógica). Para tal, a investigação assume um cariz de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, observação direta e notas de campo. Teve como participantes do estudo sete educadoras de infância e um grupo de dezoito crianças. Através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas e das observações no decorrer dos estágios, foi possível concluir que as educadoras incluem a literatura para a infância na rotina do grupo como forma de integrar as várias áreas de conteúdo de forma articulada e lúdica, sendo que deram maior enfâse ao domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Ainda foi possível concluir que as educadoras diversificam os materiais usados na promoção da Literatura para a Infância, o que contribui para estimular a curiosidade e interesse das crianças. Da mesma forma, aferiu-se que os benefícios indicados pelas entrevistadas, nos momentos de promoção da leitura literária para a infância são o enriquecimento da personalidade das crianças, o favorecimento de um ambiente envolvente, estabelecimento de relações entre experiências pessoais e as das personagens e o desenvolvimento da consciência linguística. Além de ser um momento bastante apreciado pelas crianças, promove a imaginação, a criatividade, a capacidade de atenção e a concentração. Revela-se também como uma estratégia de grupo, utilizada por algumas das entrevistadas. Além disso, ao longo dos estágios, foi possível observar que ao longo da contação, as crianças referiam algo relacionado com elas ou com alguém próximo, identificando-se com alguma personagem ou momento da história
- Impacto da pandemia de covid-19 na satisfação profissional e clima organizacionalPublication . Baldé, Alfa Ussumane; Ferreira, ReginaO presente trabalho pretende analisar o impacto da doença covid-19 na satisfação profissional e clima organizacional do Projeto do Governo da Guiné-Bissau, “PRSSB” - Projeto de Redes Sociais e Serviços de Base, que tem como programa aumentar a disponibilidade de dinheiro mensal e o consumo das populações alvo através de dinheiro disponibilizado pelo Banco Mundial, o mesmo projeto é tutelado pelo Ministério de Economia e Finanças em parceria com Ministério da Saúde e financiado pelo Banco Mundial. Objetivo: consiste em analisar e interpretar o grau da satisfação profissional e clima organizacional que os novos desafios com os quais o PRSSB e colaboradores em particular, abraçaram a chegada do estado de emergência, acompanhado pelo isolamento social. Metodologia: No presente estudo, foi utlizada uma metodologia quantitativa de caráter exploratória, transversal e analítica com recurso a um questionário online de uma amostra de 40 colaboradores por conveniência, com idades compreendida entre os 25 e os 60 anos, que frequentam diferente espaço físico de trabalho (Capital Bissau e Região de Gabu), sendo 17 do sexo feminino e 23 do sexo masculino, a mesma pesquisa consiste num processo minucioso de recolha de dados observáveis e quantificáveis. Resultado: o resultado indicou que a satisfação profissional dos colaboradores e clima organizacional das equipas da UCP e URP não foi significativamente afetada pela pandemia, demostrando relação significativa entre a satisfação com o trabalho e algumas dimensões do tema clima organizacional.