Mestrado em Sistemas de Prevenção e Controlo Alimentar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Sistemas de Prevenção e Controlo Alimentar by advisor "Neves, Ana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da actividade antimicrobiana: exemplos de aplicaçãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Lameira; Neves, AnaA importância da avaliação da actividade antimicrobiana foi o objectivo principal deste estudo. A avaliação da actividade antimicrobiana da planta Genista tenera revelou-se contra Listeria monocytogenes para os extractos de éter dietílico e acetato de etilo, e de éter dietílico em relação a Fusarium culmorum. O óleo de eucalipto mostrou actividade antibacteriana para Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Escherichia coli; a actividade antifúngica foi conseguida para Botytris cinerea e Fusarium culmorum. Os compostos NX2 e NX18 demonstram actividade antibacteriana contra Bacillus cereus e B. subtilis. O composto NX2 foi eficaz contra Aspergillus brasiliensis e Fusarium solani e o composto NX18 foi eficaz contra F. culmorum. Verificou-se que a concentração mínima inibitória para NX2 e NX18 é de 4,7 μg/mL e 9,4 μg/mL, respectivamente, contra Bacillus cereus. Para NX2, NX13 e NX18 a concentração mínima inibitória foi, respectivamente, de 37,5 μg/mL, 150 μg/mL e 4,7 μg/mL contra Enterococcus faecalis.
- Caracterização química e microbiológica de três doces conventuaisPublication . Marques, Sandra Raquel Pereira e; Neves, AnaEm Alcobaça, os doces conventuais fazem parte da tradição gastronómica da região Oeste Portuguesa. No estudo efectuou-se a caracterização química e microbiológica de três doces conventuais com características diferentes (Papo de Anjo do Convento de Cós, Encanto das Monjas,Pudim dos Frades do Mosteiro Alcobaça). A caracterização química dos doces foi determinada pelos conteúdos de humidade, proteína, lípidos e glúcidos. Para caracterizar e avaliar a estabilidade microbiológica, efectuaram-se contagens de microrganismos 30ºC, bolores e leveduras, Enterobacteriaceae e pesquisa de esporos de Clostridium sulfito-redutores. A percentagem de açúcar detectada nos doces está relacionada com os pontos de açúcar usados na produção. Verificou-se o aumento dos níveis microbianos, particularmente os bolores ultrapassaram o nível admissível para estes produtos. Apenas algumas unidades apresentaram Enterobacteriaceae e esporos de Clostridium sulfito-redutores. Neste contexto, será necessário rever os tempos e condições de conservação, de modo a controlar o desenvolvimento microbiano e aumentar a estabilidade dos doces.
- Implementação da técnica de PCR em tempo real na detecção de Víbrio parahaemolyticus em alimentosPublication . Lourenço, Joana Isabel Ribeiro; Neves, AnaApesar dos riscos envolvidos com a contaminação de peixes e mariscos com Vibrio parahaemolyticus há uma falta de informação sobre a ocorrência destes na Europa. O Vibrio parahaemolyticus é muito abundante no ambiente aquático, nomeadamente nas águas mais quentes. Na sequencia das análises efectuadas, no PCR em Tempo Real, 21% das amostras revelaram ser positivas, no método clássico, todas as amostras tiveram resultado negativo. Os positivos, embora numa percentagem baixa, poderão ser um problema para a segurança alimentar, uma vez que foram detectados unicamente pelo método do PCR em Tempo Real, podendo representar um factor adicional na ocorrência de casos isolados do consumo do alimento contaminado. A compatibilização dos resultados do PCR em tempo real com o Método Clássico de análise, não foi possível pois a técnica de PCR em Tempo Real, oferece uma maior celeridade nos resultados, consegue de quantidades reduzidas de amostras encontrar resultados que o Método Clássico não faz.
- Validação interna das técnicas VIDAS LM02 e VIDAS Easy SLM em géneros alimentíciosPublication . Cunha, Clara Maria Madeira; Neves, AnaListeria monocytogenes e Salmonella spp. constituem dois importantes agentes de doenças de origem alimentar. Uma rápida monitorização da sua presença, nos géneros alimentícios, pode ser alcançada através de diversos métodos alternativos aos métodos de referência complexos, dispendiosos e demorados. Sendo necessária a validação destes métodos alternativos para demonstrar que o seu desempenho é, pelo menos, igual ao do método de referência. Este trabalho descreve a validação interna das técnicas VIDAS LMO2 e VIDAS Easy SLM. Foram analisados vinte e quatro produtos alimentares, quinze dos quais com contaminação microbiológica desconhecida e nove foram artificialmente contaminados com Listeria monocytogenes e Salmonella typhimurium. Foi efectuado um estudo de comparação de métodos de acordo com a ISO 16140:2004 e foram calculadas a exactidão relativa, a sensibilidade relativa e a especificidade relativa. Obteve-se um valor de 100 % em todos estes parâmetros para as duas técnicas, considerando-se que ambas se encontram adequadas à utilização pretendida.