Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Cavadas, Bento"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Telma Cristina Carvalho; Cavadas, BentoO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.
- As conceções dos alunos do 1.º ceb e do 2.º ceb sobre os microrganismosPublication . Leonardo, Ana Rita Santos; Cavadas, BentoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, é apresentada uma análise reflexiva da prática de ensino concretizada em quatro contextos de estágio realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, na qual se inclui a caracterização da instituição, das turmas e da prática de ensino. A segunda parte foca-se na componente investigativa realizada com duas turmas, uma do 1.º e outra do 2.º CEB, cujo título é “As conceções dos alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre os microrganismos”. Neste contexto, apresentam-se os objetivos e as questões orientadoras, o enquadramento teórico, as opções metodológicas, os participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, a apresentação e discussão dos resultados obtidos e as considerações finais do estudo. De forma geral, a partir do estudo realizado conclui-se que a intervenção educativa melhorou o conhecimento dos alunos sobre os microrganismos e que as atividades práticas promoveram as suas aprendizagens sobre este tema. No final deste trabalho é ainda apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
- O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências NaturaisPublication . Pereira, Carla Isabel da Silva; Cavadas, BentoEste relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.
- Promoção da aprendizagem em matemática e ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a águaPublication . Sousa, Maria Catarina Canelas de; Cavadas, BentoEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciência Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório organiza-se em duas partes, sendo a primeira a apresentação da componente de estágio, onde de forma sintetizada são integradas as intervenções realizadas no decorrer das Práticas e Ensino Supervisionadas, em contexto de 1.º e 2.º CEB. A segunda parte deste trabalho é a componente investigativa, centrada na temática da promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a água. A investigação tem um carácter misto e foram usados três tipos de instrumentos para recolher dados, as produções dos alunos, as planificações e reflexões da professora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo, as questões abertas foram sujeitas a categorização a posteriori e as de carácter fechado foram quantificadas. Os resultados desta investigação evidenciam que os alunos, a partir de propostas de trabalho interdisciplinar em conformidade com o modelo dos 7Es, relacionaram conhecimentos em matemática e ciências, atribuindo-lhes significado. Contudo, os resultados da atividade dos alunos nas propostas de trabalho mostram que na Matemática consolidaram principalmente aprendizagens anteriores, enquanto nas ciências Naturais evidenciaram ter alcançado as aprendizagens essenciais exploradas nessas propostas.