Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promoção da aprendizagem em matemática e ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a água

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciência Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório organiza-se em duas partes, sendo a primeira a apresentação da componente de estágio, onde de forma sintetizada são integradas as intervenções realizadas no decorrer das Práticas e Ensino Supervisionadas, em contexto de 1.º e 2.º CEB. A segunda parte deste trabalho é a componente investigativa, centrada na temática da promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a água. A investigação tem um carácter misto e foram usados três tipos de instrumentos para recolher dados, as produções dos alunos, as planificações e reflexões da professora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo, as questões abertas foram sujeitas a categorização a posteriori e as de carácter fechado foram quantificadas. Os resultados desta investigação evidenciam que os alunos, a partir de propostas de trabalho interdisciplinar em conformidade com o modelo dos 7Es, relacionaram conhecimentos em matemática e ciências, atribuindo-lhes significado. Contudo, os resultados da atividade dos alunos nas propostas de trabalho mostram que na Matemática consolidaram principalmente aprendizagens anteriores, enquanto nas ciências Naturais evidenciaram ter alcançado as aprendizagens essenciais exploradas nessas propostas.
This Internship Report was carried out within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Science in the 2nd Cycle of Basic Education, carried out at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. This report is organized in two parts, the first being the presentation of the internship component, where the interventions carried out during Supervised Practices and Teaching are integrated, in the context of the 1st and 2nd CEB. The second part of this work is the investigative component, centered on the theme of promoting learning in Mathematics and Science through interdisciplinary educational resources on water. The research has a mixed character and three types of instruments were used to collect data, the student’s productions, the planning and reflections of the trainee teacher. The data collection instruments were subjected to a content analysis, the open questions were subjected to a posteriori categorization and the closed ones were quantified. After conducting the investigation, this evidences the elaboration ad implementation of the interdisciplinary work proposals in accordance with the 7Es model, since two tasks were carried out according to this model. The Investigation also shows that the subjects of Mathematics and Science did not contribute equally to the students’ learning.

Description

Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico

Keywords

estágio matemática ciências abordagem Interdisciplinar internship mathematics sciences interdisciplinary approach

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue