Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by advisor "Godinho, Celeste"
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- Capacitação dos pais na diversificação alimentar do lactente: intervenção do enfermeiro comunitarioPublication . Amaro, Sandra; Godinho, CelesteEste relatório de estágio do Mestrado em Enfermagem, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, pretende apresentar o projeto de intervenção comunitário desenvolvido, com recurso à metodologia de planeamento em saúde e aquisição das inerentes competências de Enfermeiro Especialista. Este projeto foi direcionado para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida da criança. Como modelo conceptual foi utilizada a Teoria das Transições de Meleis. Hábitos alimentares inadequados relacionam-se com o surgimento de doenças crónicas não transmissíveis, sendo imperativo intervir. (DGS, 2022). Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: Qual a intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida? Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções de enfermagem comunitária na capacitação dos pais do lactente, sustentando o projeto de intervenção. Os resultados deste projeto demonstram o seu impacto positivo, traduzido num aumento de conhecimento dos pais sobre o tema.
- Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vidaPublication . Simão, Patricia; Godinho, CelesteA transição para a parentalidade exige um conjunto de transformações e adaptações suscetíveis de causar desequilíbrio e vulnerabilidade numa família. À luz do modelo de Meleis a febre na criança pode ser interpretada como um evento crítico desencadeador de instabilidade no processo de transição. A febre gera aos pais receio, ansiedade e é um motivo de recurso frequente e indevido aos serviços de urgência. O enfermeiro deverá ser um elo promotor de condições facilitadoras neste processo, desenvolvendo intervenções orientadas para a capacitação dos pais/cuidadores. Com base na metodologia de Planeamento em Saúde foi desenvolvido um projeto de intervenção cujo objetivo visa a “Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliário no primeiro ano de vida”, mobilizando como estratégia a Educação para a Saúde. Os resultados demonstram o contributo positivo na capacitação dos pais, evidenciando a relevância dos Projetos de Intervenção Comunitária e de Saúde Pública no empoderamento comunitário.
- Literacia em saúde dos Cuidadores Informais: avaliação através do European health literacy survey em português (HLS-EU-PT) numa Unidade de Saúde FamiliarPublication . Antunes, Carina; Spinola, Ana; Godinho, CelesteA literatura refere que baixos níveis de literacia em saúde (LS) estão associados a um maior número de internamentos, uma maior procura e utilizações dos serviços de urgência e uma menor promoção da saúde, com implicações na gestão de recursos e nos ganhos em saúde. O estudo teve como objetivo avaliar o nível de literacia em saúde dos cuidadores informais (CI) de uma unidade de saúde familiar; caracterizar os domínios da LS percecionados pelos CI e identificar as práticas de cuidar do enfermeiro, que promovem a LS dos CI. Como metodologia foi realizado um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem mista, utilizando-se como instrumentos de avaliação, o HLS-EU-PT validado para a população portuguesa e entrevistas semi-diretivas. Constatou-se uma perceção muito positiva dos CI face à prática de cuidar dos enfermeiros, na promoção da sua LS, verificando-se simultaneamente que a maioria dos participantes no estudo revelam níveis de LS preocupantes.
- Prevenção de úlceras de pressão no domicilio com pessoas idosas em situação de dependência: uma prática baseada na evidência.Publication . Ramos, Susana; Godinho, CelesteProgredir nos cuidados de prevenção com um grupo de risco em desenvolver úlceras de pressão e na adaptação dos cuidadores informais a essa realidade no seu ambiente familiar, é atualmente um dos principais focos de atenção de muitos profissionais de saúde, nomeadamente na filosofia dos cuidados continuados em contexto comunitário. Enquanto Enf. Esp. Em Enfermagem Comunitária a intervenção substanciou-se na Promoção da Saúde com a principal finalidade de capacitar o grupo alvo face ao problema de saúde identificado, para alcançar um estado de bem-estar e equilíbrio no sistema, suportando-se no Modelo de Sistemas de NEUMAN como conceção teórica e utilizando a metodologia do planeamento em saúde com fio condutor para o desenvolvimento do projeto de intervenção em ensino clinico. A metodologia daRSL, recorrendo ao método PI[C]O a partir da questão:De que modo a intervenção do enfermeiro na visita domiciliária [I] contribui para a prevenção de úlceras de pressão [O] com pessoas idosas em situação de dependência [P]?A partir da conceptualização foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos em base de dados electrónica, sendo seleccionados três estudos, segundo critérios antecipadamente definidos. Estes foram examinados com o objetivo de “analisarde que modo a intervenção do enfermeiro na visita domiciliária contribui para a prevenção de úlceras de pressãocom as pessoas idosas em situação de dependência”. Foram vários os contributos das conclusões científicas para a intervenção, revelando principalmente a importância da implementação de um programa de educação na prevenção de úlceras de pressão com pessoas em situação de dependência no domicílio. Provando que a sua implementação teve efeito positivo a curto e médio prazo sobre a adesão e orientação dos enfermeiros e utentes, com uma menor prevalência de úlceras de pressão. Progress in preventive care with a group at risk of pressure ulcer development and adaptation of informal caregivers to this reality in their family environment, is currently a major focus of attention of many health professionals, particularly in the philosophy of the continuum in Community context. While nursein Community Nursing intervention substantiated in the Health Promotion for the main purpose of empowering the target group address the problem identified health, to achieve a state of wellness and balance in the system, supporting themselves in Model Systems NEUMAN as theoretical design and using the methodology of health planning with thread to the development of the project intervention in clinical teaching. The methodology of the RSL, using the method PI[C]O from the question: How does the intervention of nurses in home visits [I] contributes to the prevention of pressure ulcers [O] with elderly people in situations of dependency [P]? From conceptualization were defined keywords and conducted a survey of scientific articles in an electronic database, and selected three studies, according to criteria defined in advance. These were examined in order to “examine how the involvement of nurses in home visits contributes to the prevention of pressure ulcers in elderly people in situations of dependency."Were the contributions of the various scientific conclusions for intervention , particularly revealing the importance of implementing an education program in the prevention of pressure ulcers with people in situations of dependency at home . Proving that its implementation had a positive effect in the short and medium term on the adhesion and orientation of nurses and clients, with a lower prevalence of pressure ulcers.