Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by advisor "Barroso, Isabel"
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- A capacitação em enfermagem comunitária - contexto da prestação de cuidados por atendimento telefónicoPublication . Costa, Andreia; Barroso, IsabelO presente relatório decorre dos estágios realizados no Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (CASNS) especificamente no contexto da Linha de Saúde Pública no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária onde se desenvolveu o projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades dos enfermeiros que desenvolvem a sua atividade em contexto da Linha Saúde Pública (LSP) da Direção-Geral da Saúde (DGS). O atendimento da Linha Saúde Pública caracteriza-se por um atendimento anual de cerca de 45 mil contactos telefónicos efetuado por 75 enfermeiros. O trabalho teve como grupo de intervenção comunitária os enfermeiros que intervêm de forma inovadora pela prestação de cuidados por via do atendimento telefónico à pessoa que permanecendo no seu domicílio e que face à perceção de um problema de saúde carece de aconselhamento e, eventualmente, de encaminhamento para serviços de saúde. Assim, teve inicialmente como objetivo conhecer as necessidades percecionadas pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública de modo a intervir de forma ajustada e direcionada a uma necessidade real percecionada pelo grupo, seguido dos objetivos próprios a cada etapa do planeamento em saúde (definição de objetivos, prioridades, estratégias, atividades e avaliação da intervenção). No âmbito da intervenção comunitária “Formação +Linha” definiu-se como objetivo geral: Capacitar o grupo de enfermeiros da Linha Saúde Pública para aquisição de segurança no desempenho das suas práticas por via da satisfação da necessidade identificada ao nível da formação em áreas específicas da saúde pública. A opção metodológica reporta-se ao planeamento em saúde na medida em que é considerado como um instrumento de trabalho relevante na ativação das competências do enfermeiro especialista de enfermagem comunitária (Portugal, 2011). A população em estudo foram os 75 enfermeiros da Linha de Saúde Pública. A recolha de dados no que se refere à etapa do diagnóstico de situação decorreu em janeiro de 2014 utilizando um inquérito construído para o efeito cujas questões decorreram da revisão sistemática da literatura através de artigos obtidos em bases de dados internacionais. Relativamente à colheita de dados inerente à avaliação esta decorreu em maio e junho de 2014. Os resultados obtidos com a realização do diagnóstico de situação permitiram identificar as principais necessidades percecionadas pelo grupo estudado, dos quais se destacam que 96,6% referiu necessidade de Formação, considerando os resultados obtidos foram fixadas prioridades de intervenção de acordo com a hierarquia nas necessidades percecionadas pelos enfermeiros estudados, pelo que o trabalho prosseguiu dando continuidade no sentido do planeamento de intervenções ao nível da formação. Importa destacar que a grande maioria (98,4%) dos enfermeiros da LSP referiram-se satisfeitos com a formação. No que se refere à perceção dos enfermeiros que participaram na formação de acordo com a perceção de necessidade de formação por área de formação verificou-se que as três áreas mais referidas foram a área da Saúde Mental, seguida das Doenças Transmissíveis e da Saúde da Mulher integrando assim a proposta para o plano anual de formação. 8 A intervenção exposta no presente relatório relevou na promoção da saúde do grupo estudado pela mobilização do conceito do empowerment que viabilizou a aquisição de competências com o propósito da melhoria do controlo que cada pessoa possa deter sobre a sua saúde e que este integra o domínio das competências do enfermeiro especialista em saúde comunitária. Considera-se ainda que poderá contribuir para a melhoria dos cuidados prestados à população portuguesa e ao cumprimento dos objetivos da LSP, em linha com os princípios do serviço nacional de saúde e das políticas de saúde. ABSTRACT This report follows the stages held at the Care Center of the National Health Service (CASNS) specifically in the context of the Public Health Line as part of the Masters in Community Nursing where he developed the design of community intervention following the diagnosis of needs of nurses that develop their activity in the context of Public Health Line (LSP) of the Directorate General for Health (DGS). The Public Health service line is characterized by an annual attendance of about 45 000 telephone contacts made by 75 nurses. The work was dedicated to a group nurses involved in innovative ways for providing care via telephone call to the person staying in their homes and face the perception of a health problem needs counseling and possibly routing for health services. So, initially aimed to meet the needs referred by nurses Line of Public Health to intervene on an adjusted basis and addresses a real need referred by the group, followed by own every step of planning in health (setting goals, priorities, strategies, activities and evaluation of the intervention). The intervention "Training + Line" had as general goal: To train the group of nurses Public Health Line to acquire security in the performance of their practices through the satisfaction of need identified as training in specific areas of public health. The methodological choice relates to the health planning that it is considered as an instrument in the activation of relevant work skills of the specialist in community nursing (Portugal, 2011). The study population was 75 nurses Line of Public Health. The collection of data regarding the stage that the diagnosis of situation took place in january 2014 using a survey whose questions resulted from the systematic literature through articles obtained from international databases. Regarding data collection inherent in evaluation this took place in may and june 2014. The results obtained with the diagnosis of the situation allowed to identify the main needs referred by the group studied, among which are that 96.6% reported need for training, considering the results of intervention priorities were established according to the hierarchy of needs referred by the nurses studied, so the work continued towards continuing the planning of interventions in terms of training. Worth noting that the vast majority (98.4%) of the nurses reported the LSP were satisfied with the training. With regard to the perception of the nurses who participated in the training according to the perception of need for training by the training area it was found that the three most frequently mentioned areas were the area of Mental Health, then for Communicable Diseases and Women's Health thus integrating the proposal for the annual training plan. The intervention exposed in this report was relevant for the health promotion group studied throe the mobilization of the concept of empowerment that enabled the acquisition of skills for the purpose of improving the control that each person can hold on their health and that includes the area of skills the nurse specialist in community health. It is also considered that can contribute to the improvement of care to the Portuguese population and to meet the objectives of the LSP, in line with the principles of the National Health Service and health policies.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luisa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
- Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras VenosasPublication . Inacio, Cristina; Barroso, Isabel; Fifueiredo, Maria do CarmoA evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento e competências. O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio, procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer. Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática da prática profissional, baseadas em evidência científica, Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?” Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora, Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de preparação, iniciando o processo de mudança. Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of knowledge and skills. This report was based on a systematic literature review to support evidence-based practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed at the UCC/UCSP de Alenquer. Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of an evidence-based professional practice. Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care; Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly?" From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL databases, searched using the EBSCO platform. Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most participants came to a stage of preparation, starting the process of change. Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- Empowerment dos adolescentes na alimentação saudavelPublication . Simões, Eva; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção estágio de natureza profissional objeto de relatório final. Pretende o mesmo, dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida e às estratégias mobilizadas durante o estágio na Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche para aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Dando cumprimento às etapas do processo de planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano da Escola Secundária de Coruche para promover o seu empowerment na alimentação saudável, utilizando como estratégias principais a educação pelos pares e a criação de ambientes favorecedores de escolhas alimentares saudáveis. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, e porque o percurso formativo se suporta na via indutiva, procurou-se, pela metodologia científica da revisão sistemática da literatura, procurar a melhor evidência para permitir, potenciar e incentivar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável. A análise dos artigos selecionados revelou a prática de conjugação de estratégias educacionais e ambientais em projetos de promoção do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável, através de intervenções que estimulem o desenvolvimento de competências individuais e sociais que lhes permitam tomar decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. São estas estratégias de eleição para o enfermeiro especialista desenvolver em parceria com os adolescentes. This report is part of the Master's Degree in Community Health Nursing, in the option of an internship with a final report. It intends to give visibility to the intervention of community nursing carried out and to the strategies used during the internship in Coruche’s Community Care Unit to acquire the skills of specialist nurse in community nursing and public health. To implement the stages of health planning, we developed an intervention project for community nursing in a group of adolescents in the 12th grade of Coruche’s Secondary school to promote their empowerment on healthy diet, using as main strategies peer education and the creation of environments that favor healthy food choices. In order to frame the clinical practice of nursing in the most current evidence, and because the training path supports itself in the inductive way, we sought, through the scientific methodology of systematic review of literature, the best evidence to enable, empower and encourage the development of empowerment of adolescents on healthy eating. The analysis of the selected articles revealed the practice of combining educational strategies and environmental projects for the promotion of empowerment of adolescents on healthy eating, through interventions that encourage the development of individual and social skills that enable them to make informed decisions and positive view of their health and of their community. These are the strategies of choice for the specialist nurse to develop in partnership with the adolescents.
- Empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsavelPublication . Apolinário, Ana; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO relatório que se apresenta, descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção da realização de um estágio profissional, cujo título é o empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsável, A sua estrutura pretende dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida na unidade de cuidados na comunidade de Coruche para a aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Descreve as oportunidades de aprendizagem, que favoreceram o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento em saúde, através da implementação de um projeto de intervenção de saúde comunitária num grupo de adolescentes que frequentavam o ensino profissional na escola profissional de Coruche. Prioriza a área da educação sexual como um determinante em saúde, desenvolve a promoção do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável, através de intervenções de enfermagem, utilizando metodologias dinâmicas centradas no adolescente e no grupo. O enquadramento teórico e metodológico utilizado teve por base o modelo ecológico de Bronfenbrenner, e o modelo de enfermagem de Betty Neuman. Para enquadrar a prática clinica de enfermagem desenvolvida na evidência mais atual, recorreu-se à metodologia científica da revisão sistemática da literatura, para assim permitir e potenciar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável. A análise dos artigos selecionados revelou que a educação sexual só é eficaz se os técnicos utilizarem estratégias inovadoras e dinâmicas, permitindo assim o desenvolvimento do pensamento crítico do adolescente, levando-o a escolher o comportamento mais seguro e responsável. Os programas educativos nesta área devem contemplar sempre a família e o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido, mas para serem eficazes devem respeitar as seguintes etapas: levantamento das necessidades de formação, planeamento, execução e avaliação. ABSTRACT The report shows that, describes the stage performed under the Master course in Community Health Nursing, the option of conducting a traineeship whose title is the empowerment of adolescent sexuality in a healthy and responsible The structure aims to give visibility to the intervention of community nursing care unit developed in Coruche community to acquire skills of nurse specialist in community nursing and public health. Describes learning opportunities, which favored the development of skills within the health planning, through implementation of a project of community health intervention in a group of adolescents attending vocational school professional Coruche. Prioritizes the area of sex education as a determinant in health, develops promoting empowerment of teens to healthy sexuality and responsible, through nursing interventions using dynamic methodologies focused on teen and the group. The theoretical and methodological framework used was based on the ecological model of Bronfenbrenner and nursing model of Betty Neuman. To frame the clinical practice of nursing developed in the most current evidence, appealed to the scientific methodology of the systematic literature review, thus enabling the development and enhance the empowerment of teens to healthy sexuality and responsible. The analysis of the selected articles revealed that sex education is only effective if the technicians use innovative strategies and dynamic, allowing the development of critical thinking teenager, leading him to choose the most safe and responsible behavior. Educational programs in this area should always include the family and socio-cultural environment in which the adolescent is inserted, but to be effective must comply with the following steps: training needs assessment, planning, implementation and evaluation.
- Enfermagem comunitária em contexto escolar: sexualidade na adolescênciaPublication . Nalha, Maria de Fátima; Barroso, Isabel; Spínola, AnaEste relatório pretende dar evidência à intervenção de enfermagem comunitária e descrever as estratégias desenvolvidas durante o Estágio no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária. O Estágio decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade para aquisição de competências de Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O relatório apresenta o desenvolvimento do projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano, para a promoção de saúde na área da educação sexual, utilizando como estratégia principal a educação pelos pares. Esta estratégia capacita membros de um grupo específico, experientes e treinados para estimularem a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo, o que leva a ganhos em saúde. A intervenção teve como enquadramento conceptual o Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender e o paradigma ecológico de Brofenbrenner. Privilegiou a complexidade do desenvolvimento humano dos adolescentes inseridos nos seus contextos naturais, mas também no ambiente ecológico que os rodeia, caracterizado por vários contextos e relações. Assentou ainda na promoção de saúde com o desenvolvimento de potencialidades que permitisse aos adolescentes melhorar o seu poder de decisão e o controle no determinante de saúde sexualidade. Através da metodologia científica da revisão sistemática da literatura e para enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, procurou-se a melhor evidência que permita, potenciar e incentivar o desenvolvimento de competências dos adolescentes na promoção da saúde na sexualidade. Os artigos científicos encontrados revelaram que projetos estruturados como o desenvolvido, estimulam o desenvolvimento de competências individuais e sociais nos adolescentes que permite tomarem decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. ABSTRACT The intention of this report is to provide evidence to the community nursing intervention and describe the strategies developed during an accomplished stage within the Master Course in Community Health Nursing. The stage was held in the Community Care Unit (a local service belonging to the National Health System) and was based on the acquisition of skills corresponding to the level of Nurse Specialist in Community Health and Public Health. The report presents the project of community nursing intervention for health promotion at the sexual area, regarding a 12th grade adolescent group, using a peer education as a primary strategy. This strategy enables experienced and trained members of a specific group of pairs to encourage changing behavior among the elements of that group, and this leads to health gains. The conceptual framework for this intervention was Nola J. Pender´s Health Promotion Model and Brofenbrenner´s ecological paradigm. Further it favored the complexity of human development among adolescents at their natural contexts but also at the surrounding ecological environment, which is characterized by several contexts and relationships. It was also based in promoting health to adolescents’ development of capabilities that can provide them with an improvement to their decision-making power and control in sexual health. Through the scientific methodology based on a systematic literature review and further to framing clinical practice of nursing inside the most current evidence, the authored seek for the best evidence that allows adolescents to find encouragement and incentive for developing skills and knowledge for health promotion in sexuality. Scientific articles revealed that structured projects, like the one it was developed, contributed to the development of adolescents’ individual and social competences by enabling them with the capacity to take informed decisions and take a positive point of view on their own health and at the one regarding their community.
- A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentesPublication . Gonçalves, Ana Cristina; Barroso, Isabel; Rosa, MartaA população está mais consciente dos seus direitos no que diz respeito à defesa da saúde, refletindo-se num maior grau de exigência e simultaneamente os contextos sociais e profissionais estão em constante desenvolvimento. Neste sentido emerge a necessidade dos enfermeiros atualizarem os seus conhecimentos, mobilizando-os, com o intuito da autovalorizarão, otimização de recursos e evolução qualitativa dos resultados. Como forma de obter um nível mais elevado de qualificação que permita dar respostas mais eficazes às necessidades de saúde das populações, torna-se relevante o desenvolvimento profissional contínuo dos enfermeiros. A formação em serviço é uma das estratégias de atualização, no contexto de trabalho desde que sejam abrangidos todos os intervenientes do processo de cuidados, que vá ao encontro das necessidades dos formandos, dos objetivos da unidade/equipa e também da instituição. A Educação pelos Pares é considerada uma estratégia que aliada à formação em serviço leva a ganhos em saúde tanto para os enfermeiros como para os utentes e para a instituição. Esta estratégia abrange membros experientes e de apoio num grupo específico, estimulando a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo. Também leva à mobilização dos vários tipos de saberes, emergindo no processo de cuidados, a centralidade na pessoa. Ao mobilizar o Modelo Teórico de Enfermagem de Betty Neuman, permitiu olhar para o sujeito de cuidados numa perspetiva sistémica, pois a análise e a avaliação da situação integra o sujeito de cuidados e família como parceiros de cuidados. Os resultados do desenvolvimento do estágio, implícitos neste relatório, revelam que após as sessões de formação elaboradas aos pares, foram efetuadas mudanças das práticas dos enfermeiros cujos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem significaram ganhos em saúde para os utentes, no que se refere à satisfação das necessidades destes, e para a equipa que consumiu menos recursos humanos e materiais. The population is more aware of their rights regarding the protection of health, reflecting a higher level of care and both social contexts and professionals are in constant development. In this sense emerges the need for nurses update their knowledge, mobilizing them in order of self-worth resource optimization, and the qualitative results. In order to obtain a higher level of qualification that allows better address the health needs of populations, it becomes relevant continuous professional development of nurses. In-service training is an update of the strategies in the context of work since covered all players in the process of care that meets the needs of learners, the objectives of the unit / team and also the institution. Peer education is considered a strategy that combined with the in-service training leads to health gains both for nurses, for users and for the institution. This strategy includes experienced members and supports a specific group, encouraging behavior change among the elements of the group. It also leads to the mobilization of various kinds of knowledge, emerging in the process of care, the centrality of the person. By mobilizing the Theoretical Model of Nursing Betty Neuman, allowed to look at the subject of care in a systemic perspective, because the analysis and assessment of integrating the subject of care and family as partners in care. The results of the development stage, implicit in this report reveal that after the training sessions designed to peers, changes were made from the practice of nurses whose results sensitive to nursing care meant health gains for users, with regard to satisfaction these needs, and the team that consumed less human and material resources.
- As necessidade dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas: o contributo da visita domiciliáriaPublication . Simão, Claudia Sofia; Barroso, Isabel; Rosa, MartaAo longo do estágio contemplado no Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária de 2009/2011, a que se reporta este registo, procurei avaliar as necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de dependência, planear, executar e avaliar os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem. Deste modo, emergiu o desenvolvimento do presente relatório, como meio de reflexão e análise da prática baseada na evidência, com o intuito de alcançar as competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se refletir sobre um tema com marcadas implicações na enfermagem, e na eficácia dos cuidados prestados na comunidade, ou seja, a visita domiciliária. O objetivo do estudo consiste em compreender se a visita domiciliária enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, influencia as necessidades dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas em situação de dependência. Como metodologia, foi efetuada, após a formulação da pergunta PI[C]O, uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text), da qual foram selecionados 5 artigos de um total de 18 e sujeitos a uma análise reflexiva. Tendo em conta o estágio desenvolvido e a revisão sistemática da literatura, constatou-se que os cuidados prestados às pessoas idosas dependentes pelos cuidadores familiares acarretam repercussões físicas, psicológicas e sociais, das quais advêm necessidades/dificuldades, sendo de destacar as necessidades de informação e formação e as necessidades de apoio psicossocial, que inclui a solidão e o stress/sobrecarga do cuidador familiar. É com esta perspetiva, que em suma, a visita domiciliária é descrita como uma estratégia de intervenção de enfermagem fundamental nos cuidados à comunidade, a qual permite dar resposta às necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes. Throughout the internship covered during the master's degree in Community Nursing in 2009/2011, to which this relates to, I tried to assess the needs/difficulties of family caregivers of elderly people in a dependent situation, plan, implement and evaluate the sensitive results to nursing care. This way, this report was developed, as a way of reflection and analysis, with a practice based on evidence, in order to achieve the Nurse Specialist skill in Community Nursing and Public Health. By preparing this work, it wants to reflect on a theme that has implications in nursing, and the effectiveness of care in the community, which is, the home care service. The objetive of the study is to understand whether the home care service as a strategy for nursing intervention, influences the needs of family caregivers in caring for the elderly in a situation of dependency. As a methodology, was made, after the formulation of the question PI[C]O, a search in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text), of which five items were selected from a total of 18 and subjected to a reflective analysis. Having regard to the developed internship and systematic literature review, it was found that the care of dependent elderly people by family caregivers cause physical, psychological and social effects, which arise needs/difficulties, most notably the need for information and training and the need for psychosocial support, including loneliness and stress/family caregiver burden. With this approach, to sum up, the home care service is described as a nursing intervention strategy of fundamental care in the community, which satisfies the needs/difficulties of family caregivers of dependent elderly people.
- Os resultados das intervenções de enfermagem na Linha de Saúde PúblicaPublication . Coelho, Anabela; Barroso, IsabelO presente relatório pretende refletir a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular de “Estágio e Relatório” que decorreram na Linha de Saúde Pública (LSP). Para além da análise reflexiva da prática e das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária procurou-se ainda responder a uma pergunta de partida: “Como se mede os resultados das intervenções de enfermagem da LSP?” Neste relatório procurou-se através do modelo de enfermagem da Betty Neuman e do modelo conceptual de Laverack, sobre o empoderamento comunitário, investigar no contexto da comunidade de enfermeiros da LSP, como monitorizar as práticas de enfermagem evidenciando os resultados mais sensíveis a intervenções destes enfermeiros. Para além da revisão sistemática da literatura, da observação participante e da entrevista semi-estruturada utilizou-se ainda como método de recolha de dados a auscultação de peritos bem como a realização de um painel delphi. A análise efetuada procurou, através do empoderamento da comunidade de enfermeiros da LSP, fazer emergir as reais necessidades desta comunidade naquilo que é o controlo sobre o conteúdo da prática, o controlo sobre o contexto da prática e o controlo sobre as competências. Numa comunidade, altamente diferenciada, como a de enfermagem, o saber é poder, é autonomia e segurança profissional assim sendo e porque se identificou como área critica, no diagnóstico de situação, o défice de reconhecimento do impacte da atividade da LSP, junto da população, decidiu-se desenvolver um sistema de monitorização das intervenções de enfermagem, flexível e sensível ao contexto específico da intervenção de enfermagem por atendimento telefónico. Certos das especificidades deste contexto da LSP, dos seus coordenadores nacionais e regionais bem com da sua equipa, acreditamos que o empoderamento desta comunidade, despoletado durante este estágio, só agora está a começar permanecendo a sua prática, doravante, em permanente descontrução e construção. ABSTRACT This report is intended to reflect the learning made during the curricular unit “Estágio e Relatório” which took place at the Public Health Line (LSP). In addition to the reflective analysis of the practice and the activities developed with the LSP community we attempt to answer the follow starting question: "How do you measure the results of nursing interventions of the LSP?" In this report, through the nursing model of Betty Neuman and the conceptual model of Laverack about community empowerment, we investigate the context of the LSP community nurses, how to monitor their nursing practices highlighting the sensitive results of these nursing intervention. Complementing the systematic literature review, the participant observation and semi-structured interview we also collect data from the consultation of experts and the holding of a Delphi panel. The analysis carried out, used the empowerment of nurses in the LSP’s community, bring out the real needs of this community in what is their control over the content of practice, control over the context of practice and control over skills. In a community, highly differentiated, such as nursing, knowledge is power, is autonomy and job security. Considering the identification of the critical área (nursing diagnosis) related to the “impact of the LSP activity in the population” it was decided to develop a monitoring system of nursing interventions, flexible and responsive to the specific context of telenursing. Some characteristics of the LSP’s contexto, national and regional coordinators and characteristics of the nursing team make us believe that the empowerment of the community, triggered during this stage, is only now beginning and it will remaining henceforth in permanent deconstruction and construction of practice.