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- Enfermagem comunitária em contexto escolar: sexualidade na adolescênciaPublication . Nalha, Maria de Fátima; Barroso, Isabel; Spínola, AnaEste relatório pretende dar evidência à intervenção de enfermagem comunitária e descrever as estratégias desenvolvidas durante o Estágio no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária. O Estágio decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade para aquisição de competências de Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O relatório apresenta o desenvolvimento do projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano, para a promoção de saúde na área da educação sexual, utilizando como estratégia principal a educação pelos pares. Esta estratégia capacita membros de um grupo específico, experientes e treinados para estimularem a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo, o que leva a ganhos em saúde. A intervenção teve como enquadramento conceptual o Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender e o paradigma ecológico de Brofenbrenner. Privilegiou a complexidade do desenvolvimento humano dos adolescentes inseridos nos seus contextos naturais, mas também no ambiente ecológico que os rodeia, caracterizado por vários contextos e relações. Assentou ainda na promoção de saúde com o desenvolvimento de potencialidades que permitisse aos adolescentes melhorar o seu poder de decisão e o controle no determinante de saúde sexualidade. Através da metodologia científica da revisão sistemática da literatura e para enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, procurou-se a melhor evidência que permita, potenciar e incentivar o desenvolvimento de competências dos adolescentes na promoção da saúde na sexualidade. Os artigos científicos encontrados revelaram que projetos estruturados como o desenvolvido, estimulam o desenvolvimento de competências individuais e sociais nos adolescentes que permite tomarem decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. ABSTRACT The intention of this report is to provide evidence to the community nursing intervention and describe the strategies developed during an accomplished stage within the Master Course in Community Health Nursing. The stage was held in the Community Care Unit (a local service belonging to the National Health System) and was based on the acquisition of skills corresponding to the level of Nurse Specialist in Community Health and Public Health. The report presents the project of community nursing intervention for health promotion at the sexual area, regarding a 12th grade adolescent group, using a peer education as a primary strategy. This strategy enables experienced and trained members of a specific group of pairs to encourage changing behavior among the elements of that group, and this leads to health gains. The conceptual framework for this intervention was Nola J. Pender´s Health Promotion Model and Brofenbrenner´s ecological paradigm. Further it favored the complexity of human development among adolescents at their natural contexts but also at the surrounding ecological environment, which is characterized by several contexts and relationships. It was also based in promoting health to adolescents’ development of capabilities that can provide them with an improvement to their decision-making power and control in sexual health. Through the scientific methodology based on a systematic literature review and further to framing clinical practice of nursing inside the most current evidence, the authored seek for the best evidence that allows adolescents to find encouragement and incentive for developing skills and knowledge for health promotion in sexuality. Scientific articles revealed that structured projects, like the one it was developed, contributed to the development of adolescents’ individual and social competences by enabling them with the capacity to take informed decisions and take a positive point of view on their own health and at the one regarding their community.
- A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º CicloPublication . Correia, Marisa; Freire, AnaO estudo analisa a influência das conceções centrais dos professores acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo na mudança das práticas, após o envolvimento num programa de formação. Para se atingir estas finalidades recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras, pertencentes a sete escolas diferentes situadas no mesmo concelho. Utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e documentos escritos. Os resultados evidenciaram a existência de conceções tradicionais acerca do modo de aprender dos alunos e acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo que são consistentes com as práticas. Verificou-se, ainda, a existência de outros fatores que impedem as professoras de colocar em prática as ideias, como os seus conhecimentos, os recursos, as características dos alunos e a gestão curricular. Nas conclusões são, ainda, discutidas possíveis linhas de atuação na elaboração de novos programas de formação.
- Promoção de saúde na infância: aleitamento maternoPublication . Ribeiro, Rita Margarida; Saragoila, FátimaConsiderando a amamentação como fator preventivo da obesidade infantil em crianças em idade pré-escolar, este relatório surge com o objetivo de promover a adesão à amamentação e refletir sobre as competências desenvolvidas em ensino clínico, no sentido da aquisição de competências na área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Considerou-se pertinente realizar uma revisão sistemática de literatura recorrendo à metodologia PICO com pesquisa de artigos científicos através da plataforma EBSCO, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação. Foi elaborada a seguinte questão no formato referido: Que intervenções de enfermagem promovem a adesão da grávida à amamentação? Os bebés devem ser amamentados exclusivamente com leite materno, durante os primeiros seis meses de vida, graças às propriedades nutricionais, anti-infeciosas e imunológicas do leite materno. Os bebés amamentados não são obesos, apresentam menos alergias e têm menos riscos de sofrer de diabetes tipo 1 (OMS, 2001). Neste contexto é necessário que o Enfermeiro de Cuidados de Saúde Primários promova o aleitamento materno através da educação e apoio à grávida. As visitações domiciliárias são uma estratégia de promover e assegurar a adesão à amamentação.
- Operacionalização da estratégia no Município de Ourém como aproximação para a promoção da saúdePublication . Sobreiro, Pedro; Santos-Rocha, Rita; Claudino, RuiAs iniciativas desenvolvidas para incrementar a atividade física devem ser articuladas e planeadas a partir de pressupostos para a atividade física, como a maior participação da população. O planeamento deve ser desenvolvido com o objetivo de reduzir e prevenir as doenças e promover a saúde. Assumindo a prática desportiva como algo fundamental para a saúde, é necessário identificar mecanismos que permitam agilizar esta aproximação. Numa conjuntura de fortes constrangimentos económicos, os clubes desportivos podem desempenhar um papel fundamental. Propomos uma abordagem baseada no Business Process Management que facilita a organização dos clubes e a resolução dos seus problemas, devidamente enquadrados nos pressupostos necessários para desenvolver a atividade física. Esta abordagem facilita a identificação dos requisitos dos sistemas de informação e que suportam a sua construção. Apresenta-se as etapas desenvolvidas de forma de clarificar partindo de objetivos estratégicos e decompondo-os até níveis operacionais, para dar resposta às necessidades dos clubes.
- A concessão como modelo de prestação de serviços:o caso dos SMAS de AlcobaçaPublication . Araújo, Mário Paulo dos Santos; Lopes, Ilídio TomásCom este trabalho pretende-se compreender a evolução e paradigmas de gestão e de Administração Pública, enquadrando o contrato de concessão numa prespetiva de alternativa à gestão autárquica na prestação de um serviço público. Considerando que os modelos de gestão e administração pública sofreram alterações ao longo dos tempos, a gestão autárquica socorreu-se de uma ferramenta alternativa, denominada pela Teoria da Nova Gestão Pública, na variante da descentralização de contrato de concessão. Este contrato tem em vista agilizar a gestão interna dos serviços, advindo dai ganhos de eficiência e melhoria na prestação de um serviço público. O presente trabalho, versa sobre o estudo de caso dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e o contrato de concessão para fornecimento de água em alta. O principal objetivo é verificar se a descentralização deste serviço num agente externo é mais eficiente que a gestão municipal na prestação do serviço público. Procura-se compreender a razões subjacentes ao contrato de concessão, analisando o seu impacto nos Serviços Municipalizados de Alcobaça, enquadrando esta análise nos desafios globais que os novos fundamentos de gestão colocam á gestão pública.
- Co-criação e sistematização de conhecimento no Front-End de inovação para a criação de novos conceitos, no contexto da user innovationPublication . Barradas, Luís Cláudio; Rodrigues, Eduarda; Ferreira, JoãoA diferenciação e a capacidade de competir nos exigentes mercados atuais são as maiores forças motrizes da inovação. A inovação pode ser vista como conhecimento incorporado em produtos ou serviços. Porém, as organizações podem não conseguir ser autónomas na criação de novo conhecimento. Para suprimento desta lacuna, as organizações abriram os seus processos de inovação no sentido de obter conhecimento externo, através da colaboração com vários agentes socioeconómicos (clientes, parceiros, fornecedores, universidades, etc.). Várias estratégias e ferramentas de software baseadas na Web 2.0 foram desenvolvidas ou adotadas para o envolvimento destes agentes no estágio inicial do processo de inovação. No entanto, estas ferramentas não são de todo eficientes na sistematização do conhecimento, processo necessário para facilitar a sua transferência e internalização. Este artigo apresenta um método para a sistematização de conhecimento co- criado no processo de desenvolvimento de novos conceitos, no contexto da inovação com utilizadores. O método é baseado em mapas conceptuais estendidos, criados colaborativamente e estruturados no formato standard XTM.
- Avaliação no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do ensino básico: o uso do portfólioPublication . Bettencourt, Ana Melissa Cerdeira; Correia, Marisa; Hamido, GracindaO presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi elaborado com base nas unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico lecionadas no Mestrado na Escola Superior de Educação de Santarém. Ao longo deste período em que estive envolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico tive oportunidade de observar, questionar, vivenciar, refletir, ultrapassar, avaliar, entre outras. Fui-me deparando ao longo do tempo com diversas questões que me fizeram refletir e investigar. Uma delas acarretou um especial interesse quer para mim quer para a minha prática, tendo esta a ver com a avaliação, mais propriamente, a utilização do portfolio como instrumento de avaliação das crianças do jardim de infância e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma aprofundar o tema, realizei diversas pesquisas e considerou-se que a melhor forma de desenvolver o presente processo seria através de um método misto, utilizando processos de natureza quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (inquérito por entrevista). O presente estudo pretende identificar as metodologias e instrumentos de avaliação a que os professores e educadores recorrem para realizarem a avaliação dos alunos, mais propriamente, perceber como entendem e se utilizam o portfolio como instrumento de avaliação e como decorre esse mesmo processo. Participaram neste estudo vinte pessoas. Destas vinte foram aplicados vinte questionários que foram divididos em dez realizados a dez educadoras de infância de duas instituições distintas e dez questionários a dez professoras do ensino básico de duas instituições distintas. Depois foi realizada uma entrevista a uma educadora de infância e a uma professora do ensino básico. Depois da recolha e análise de dados foi possível concluir que o portfolio é pouco utilizado como instrumento de avaliação, tendo outras funções.
- Relatório de estágio e a divulgação da informação:o caso particular das empresas que integram o PSI 20Publication . Carriço, Ana Rita Ramos; Lopes, Ilídio TomásDevido a um mercado altamente competitivo e a recente contracção dos critérios da atribuição de empréstimos pela banca, os gestores têm vindo a manipular os resultados financeiros das empresas com o objectivo de melhorar a imagem empresarial, frequentemente, recorrendo a sofisticadas estruturas legais para esse fim. Contudo, a informação divulgada pelas empresas não traduz a imagem adequada das atividades e operações. Esta divulgação dos dados fornecidos pelas empresas nem sempre é sinónimo de informação útil para as decisões diárias dos stakeholders. Durante o nosso estágio curricular, e verificando o supramencionado problema, decidimos produzir o presente estudo, analisando as informações fornecidas pelas empresas cotadas no PSI 20, baseado em conjunto com as International Accounting Standards.
- Apoio à fixação de rendas no mercado de arrendamento habitacional:uma proposta metodológica com recurso a técnicas integradas de estruturação e avaliação multicritérioPublication . Correia, Sílvia Raquel Delgado Canas; Ferreira, Fernando Alberto FreitasO mercado imobiliário tem sido objeto de grandes alterações que, fomentadas pela atual crise económica, têm resultado na subavaliação dos imóveis e na consequente quebra dos preços. Como agravante, temos verificado também uma crescente falta de poder de compra da população, associada à escassez de liquidez e a fortes entraves na concessão de crédito. Estes factores originaram uma quebra da venda de imóveis, motivando, como alternativa, um forte crescimento do mercado habitacional de arrendamento. Porém, o facto de grande parte dos contratos de arrendamento atualmente em vigor se encontrarem desatualizados e reportados à década passada, tem motivado a que o processo de reavaliação das rendas tenha sido de difícil resolução. Nesta perspetiva, o principal objetivo da presente dissertação passa pela criação de um sistema de avaliação multicritério de apoio à fixação de rendas no mercado de arrendamento habitacional, o qual, resultando da combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com a abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH), permite tornar o processo de atualização das rendas habitacionais mais transparente e justo. As implicações práticas do modelo concebido serão também objeto de análise e discussão.
- Estruturação de um modelo de avaliação global difuso na análise do risco de investimento em bens imóveis residenciais (residential real estate)Publication . Ribeiro, Mónica Isabel Fernandes; Ferreira, Fernando Alberto Freitasnvestir no setor imobiliário residencial requer uma análise cuidada de certas variáveis (ou determinantes). Tratando-se de um setor fundamental para o desenvolvimento económico e social, e face à atual conjuntura económica, a análise do risco de investimento é tida como fundamental no processo de apoio à tomada de decisão no que respeita à compra e venda de bens imóveis. Neste sentido, e tendo por base a literatura da especialidade e as aplicações empíricas reportadas, o estudo desenvolvido visa conceber um modelo conceptual de referência que, com recurso a técnicas difusas de mapeamento cognitivo (i.e. fuzzy cognitive mapping), sirva de suporte à identificação e compreensão das relações de causalidade entre determinantes de análise de risco de investimento em bens imóveis residenciais. O recurso a este tipo de abordagem é explicado pelo facto de os mapas cognitivos permitirem reduzir o número de critérios omitidos, favorecerem a aprendizagem da forma como esses mesmos critérios se relacionam entre si e serem, ainda, reconhecidos pela sua versatilidade no apoio à estruturação de problemas complexos. Face ao exposto, e por se tratar de uma abordagem próxima do domínio das redes neuronais e da inteligência artificial, parece evidente que uma proposta metodológica que acrescente valor, via simplicidade e transparência, ao processo de análise do risco deste tipo de investimento, seja de grande importância e constitua a base do estudo a desenvolver.