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- A pessoa com problemas ligados ao álcool - interpretação e intervenção sistémicaPublication . Jesus, Bruno; Isabel Barroso; Maria Clara AndréOs cuidados de Enfermagem na Comunidade englobam um vasto leque de intervenções, no entanto o aprofundamento em determinadas áreas assume uma importância elevada. O presente trabalho pretende demonstrar a evidência científica no tratamento das pessoas com Problemas Ligados ao Álcool. A dependência alcoólica é uma doença caracterizada pela cronicidade, comorbilidade patológica e consequentes alterações ao nível orgânico, psicológico e social. A intervenção da Enfermagem nestas pessoas implica uma abordagem específica e sistémica, com o objetivo de reduzir a probabilidade de recaídas e promover estilos de vida saudáveis. Foram realizadas diversas intervenções individuais e de grupo assentes nos princípios da capacitação e do empowerment, as quais resultaram de uma contextualização teórica sistémica e enquadramento na unidade de tratamento especializada. Daqui decorreu a construção de um modelo original de interpretação sistémica da problemática. Com a finalidade de demonstrar a prática baseada na evidência foi também realizada uma Revisão Sistemática da Literatura. Community Nursing care cover a wide range of interventions, however scoop out knowledge in certain areas is very important. This document aims to demonstrate the scientific evidence in the treatment of people with Alcohol Related Problems. Alcohol dependence is a disease characterized by chronicity, pathological comorbidity and consequential amendments to organic, psychological and social level. The intervention of Nursing in these persons implies a specific and systemic approach, aiming to reduce the chance of relapse and promote healthy lifestyles. There have been made several individual and group interventions based on the principles of empowerment, wich resulted from a systemic theoretical context and framed in the specialized care unit. Here took place the building of an original model of systemic interpretation. In order to demonstrate evidence-based practice, a Systematic Literature Review was also performed.
- Os resultados das intervenções de enfermagem na Linha de Saúde PúblicaPublication . Coelho, Anabela; Barroso, IsabelO presente relatório pretende refletir a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular de “Estágio e Relatório” que decorreram na Linha de Saúde Pública (LSP). Para além da análise reflexiva da prática e das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária procurou-se ainda responder a uma pergunta de partida: “Como se mede os resultados das intervenções de enfermagem da LSP?” Neste relatório procurou-se através do modelo de enfermagem da Betty Neuman e do modelo conceptual de Laverack, sobre o empoderamento comunitário, investigar no contexto da comunidade de enfermeiros da LSP, como monitorizar as práticas de enfermagem evidenciando os resultados mais sensíveis a intervenções destes enfermeiros. Para além da revisão sistemática da literatura, da observação participante e da entrevista semi-estruturada utilizou-se ainda como método de recolha de dados a auscultação de peritos bem como a realização de um painel delphi. A análise efetuada procurou, através do empoderamento da comunidade de enfermeiros da LSP, fazer emergir as reais necessidades desta comunidade naquilo que é o controlo sobre o conteúdo da prática, o controlo sobre o contexto da prática e o controlo sobre as competências. Numa comunidade, altamente diferenciada, como a de enfermagem, o saber é poder, é autonomia e segurança profissional assim sendo e porque se identificou como área critica, no diagnóstico de situação, o défice de reconhecimento do impacte da atividade da LSP, junto da população, decidiu-se desenvolver um sistema de monitorização das intervenções de enfermagem, flexível e sensível ao contexto específico da intervenção de enfermagem por atendimento telefónico. Certos das especificidades deste contexto da LSP, dos seus coordenadores nacionais e regionais bem com da sua equipa, acreditamos que o empoderamento desta comunidade, despoletado durante este estágio, só agora está a começar permanecendo a sua prática, doravante, em permanente descontrução e construção. ABSTRACT This report is intended to reflect the learning made during the curricular unit “Estágio e Relatório” which took place at the Public Health Line (LSP). In addition to the reflective analysis of the practice and the activities developed with the LSP community we attempt to answer the follow starting question: "How do you measure the results of nursing interventions of the LSP?" In this report, through the nursing model of Betty Neuman and the conceptual model of Laverack about community empowerment, we investigate the context of the LSP community nurses, how to monitor their nursing practices highlighting the sensitive results of these nursing intervention. Complementing the systematic literature review, the participant observation and semi-structured interview we also collect data from the consultation of experts and the holding of a Delphi panel. The analysis carried out, used the empowerment of nurses in the LSP’s community, bring out the real needs of this community in what is their control over the content of practice, control over the context of practice and control over skills. In a community, highly differentiated, such as nursing, knowledge is power, is autonomy and job security. Considering the identification of the critical área (nursing diagnosis) related to the “impact of the LSP activity in the population” it was decided to develop a monitoring system of nursing interventions, flexible and responsive to the specific context of telenursing. Some characteristics of the LSP’s contexto, national and regional coordinators and characteristics of the nursing team make us believe that the empowerment of the community, triggered during this stage, is only now beginning and it will remaining henceforth in permanent deconstruction and construction of practice.
- A coordenação técnica de um departamento de futebol de formação: da conceptualidade à operacionalidadePublication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, NunoIntrodução É consensual que a formação desportiva prestada pelos clubes deve responder a um processo exigente de preparação, desenvolvimento e consolidação de âmbito metodológico e pedagógico. Neste sentido, há uma preocupação crescente na organização de modelos de formação que visam direcionar os clubes (independentemente da sua dimensão e vocação) para um paradigma de organização adaptado às exigências do futebol de formação atual (Weinberg & Gould, 2003 e Wein, 2004). O processo de organização e intervenção nos clubes deve interligar as competências técnicas da modalidade com as da gestão do desporto (Stafford, 2015; Teixeira, 2013). Assim, parece-nos pertinente o desenvolvimento de um trabalho de índole técnica que vá ao encontro das necessidades de organização de um departamento de futebol de formação e, em especificidade, de toda a dinâmica e funcionalidade da sua coordenação técnica. Objetivo Propor um modelo de organização capaz de enquadrar e conceptualizar a coordenação técnica de um departamento de futebol de formação, objetivando a promoção de estratégias e práticas potenciadoras, adaptadas e ajustadas ao contexto específico dos clubes. Metodologia Considerando que o conceito de “Coordenação Técnica” visa a integração/inter-relação da gestão com o know-how técnico, sustentamos a nossa metodologia com base na exploração dos pontos salientados por Mintzberg (1992) e Locha & Ashley (2008): i) situar estrutura e promover a devida (re)organização; ii) estabelecer mecanismos que visem a construção, implementação e avaliação do departamento; iii) viabilizar o trabalho técnico-pedagógico coletivo e facilitar o processo de comunicação; iv) estabelecer a partilha e integração no departamento; bem como na experiência adquirida e refletida, dos autores, no desenvolvimento de práticas no âmbito da coordenação de estruturas de futebol de formação. Assim, e através de um modelo de organização quadrimensional para a potenciação da coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil, estabelecemos uma metodologia que visa a sugestão de estratégias que vão da dinamização à operacionalização de quatro dimensões de organização, nomeadamente: na conceptualização da coordenação; na organização estrutural da coordenação; no modelo de formação técnico e na planificação técnica. Implicações teóricas e práticas O desenvolvimento de um modelo de coordenação tem implicações que vão desde a conceptualização à operacionalização de quatro dimensões que nos parecem cruciais na gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Identificamos cada uma das dimensões: 1) Conceptualização da Coordenação Técnica: Dimensão que estabelece o enquadramento inicial de liderança de uma estrutura de coordenação ajudando ao delinear de objetivos, funcionalidade, enquadramento e adaptação da mesma ao contexto social em que o clube está inserido. Concomitantemente, baliza a responsabilidade da coordenação técnica (perfil, funções e normas de atuação) e estabelece linhas orientadoras para a sua preparação. 2) Organização Estrutural da Coordenação Técnica: Definidos os pressupostos conceptuais propõe-se uma metodologia de organização de um departamento de futebol de formação seguindo três eixos de gestão: i) organização geral com definição de estrutura, lógica funcional e organização dos escalões de formação; ii) criação de linhas orientadoras para todos os gabinetes, possíveis de serem promovidos num departamento; e iii) organização funcional que baliza toda a gestão dos recursos e de atividade do departamento. 3) Organização do Modelo de Formação Técnico: Estabelecimento de uma identidade na definição do modelo de ensino/aprendizagem do departamento. Desta forma, são elencadas estratégias que visam a criação de um modelo de preparação (etapas do modelo de preparação, orientações pedagógicas e metodológicas e lógica de organização dos conteúdos em função dos objetivos) e de um modelo de jogo adaptado que assegurem o desenvolvimento do processo em consonância com os princípios conceptuais estabelecidos pela coordenação. 4) Organização da Planificação Técnica A última dimensão do modelo propõe um conjunto de estratégias de planificação técnica e tático-estratégica que estão intimamente ligadas à operacionalidade dos elementos que constituem o departamento. Discussão com implicações para a gestão do desporto O modelo pretende contribuir para uma conceptualização/operacionalização de uma cultura organizacional de clube. Assim, o modelo de coordenação técnica pretende funcionar como um guia técnico/pedagógico capaz de responder às exigências cada vez maiores da dinâmica de gestão de um departamento específico dos clubes. Concomitantemente, pretende proporcionar uma multiplicidade de estratégias de intervenção que visem conceber, planear, organizar e operacionalizar a liderança de gestão de uma coordenação técnica de um departamento de futebol juvenil. Bibliografia Locha, M & Ashley, P. (2008). Gestão por competências. Um estudo e proposta de modelo alinhado à gestão do conhecimento e objetivos estratégicos organizacionais, in IV congresso Nacional de Excelência em Gestão. Mintzberg, T. (1992). The strategy process: concepts and contexts. Englewood Cliffs. Stafford, I. (2005). Coaching for long-term athlete development: to improve participation and performance in sport. Leeds: Sports Coach UK. Teixeira, E. (2013). Futebol: Coordenação técnica de um departamento de futebol de formação. Trabalho enquadrado no âmbito da defesa do Título de Especialista na área de Desporto, modalidade desportiva de futebol (não publicado). Wein, H. Fútbol. (2004). A la medida del niño (vol. 1 e 2). Centro de estúdios, desarrollo e investigation del fútbol. Weinberg, R. & Gould, D. (2003). Foudations of sport and exercise psychology. Human Kineticks. USA.
- A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativasPublication . Rebelo, Ana Cláudia Madeiras; Cardona, Maria JoãoPartindo das questões vivenciadas durante os estágios, optei por estudar a (in)disciplina nas primeiras idades e o significado e implicações que esta tem nas práticas educativas. Esta pesquisa teve como objetivos identificar algumas das causas subjacentes aos comportamentos de (in)disciplina assim como a representação que docentes do 1ºciclo do ensino básico e educadoras de infância apresentam sobre estes comportamentos. Foi também preocupação deste estudo analisar a forma como estes comportamentos afetam o processo de aprendizagem das crianças e o desempenho dos docentes. O estudo foi feito com duas docentes de 1ºciclo e duas educadoras de infância. Os resultados indicam, segundo as educadoras e professoras que já existem comportamentos de indisciplina, quer na educação pré-escolar, quer no 1ºciclo do Ensino Básico. Para além disso, os resultados também revelam que este tipo de comportamentos interferem no processo de aprendizagem das crianças.
- Projeto CLIK2GET - sistema agregador de tecnologias que facilitem a integração de aplicativos gamificadosPublication . Martins, Paulo Miguel da Silva Leitão; Soares, JoséOs vídeo-jogos foram, desde sempre, uma forte presença na minha vida. A memória traz de volta experiências vividas nos primeiros jogos de computador que, de certo modo, foram alguns dos principais impulsionadores do caminho que tem sido percorrido desde então. Como todas as crianças, também eu tinha o sonho de um dia crescer e ter uma ocupação em determinada área. Depois da fase comum de desejar ser bombeiro ou astronauta, o sonho fixou-se em algo relacionado com os vídeo-jogos. Assim, a decisão de estudar Informática foi óbvia e foi nesta área que concluí o Ensino Secundário, num grau profissionalizante, com grande foco prático. Abordara, pela primeira vez academicamente, a programação, que ensinava, indirectamente, a base lógica por detrás dos vídeo-jogos. Após o término deste nível, a Internet era já um conceito bastante popular em Portugal e grande parte das pessoas possuía acesso à mesma1. Aqui surgiu o meu gosto pelas áreas criativas, nomeadamente o design e as suas subcategorias. Nasciam novos medium multimédia, que iriam substituir o VHS2. Fascinado por este movimento, optei por me licenciar na área da Multimédia, mais concretamente no curso de Educação e Comunicação Multimédia. O objectivo foi desenvolver competências não só a nível comunicacional, mas principalmente em ferramentas que permitissem a transcrição para a realidade de parte da criatividade conceptual que habitava o mundo imaginário. O próximo passo evolutivo a nível académico era o Mestrado. Aqui pressuponha-se a criação de um projecto inovador, e esse desafio foi visto como a oportunidade de colocar em prática algumas ideias com base nos vídeo-jogos mas, ao mesmo tempo, que mantivesse a realidade como palco principal.
- Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais “Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”Publication . Carriço, Vilma; Novo, CristinaO presente relatório representa uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo da frequência ao Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se subdividido em três partes. Desta forma, a primeira parte, é constituída pela apresentação dos contextos de estágio frequentados, todos em instituições escolares de Santarém. Na segunda parte é apresenta a questão de pesquisa que emergiu da nossa prática, “Como desenvolver um processo de ensino-aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”, assim como a metodologia que utilizámos para dar resposta à mesma e fundamentação teórica que nos põe a par do estado da arte relativamente à temática. Concomitantemente, são também apresentados os dados recolhidos, a sua análise e as principais conclusões. Na terceira parte, incluímos uma reflexão final, o trabalho encerra com as referências bibliográficas/legislativas utilizadas e as considerações finais.
- Academia de jovens com necessidades educativas especiais: espaço de integração de todo o cidadãoPublication . Pires, Acácio da Cruz; Soares, JoséEste relatório é uma proposta, que resulta de um estudo sobre a inclusão social e o seu percurso histórico, para melhor corresponder à expectativa do projeto da Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais. A Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais, espaço de integração de todo o cidadão, propõe criar um impacto e, ao mesmo tempo, criar um retorno para os estudantes do Ensino Superior na sua interação com os jovens com Necessidades Educativas Especiais (Trissomia 21, T21). A interação entre esses jovens com T21 e os estudantes do Ensino Superior tem por objetivo incluir, interagir e estimular num espaço de ocupação lúdica, técnica, pedagógica e científica, no enquadramento do mundo do saber, ponto principal de toda a Academia. Contudo, a Academia deverá servir de alicerce para construir um projeto de continuidade onde a contribuição de todos será imprescindível e ao mesmo tempo um espaço de integração. Palavras-chave: Academia, Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
- Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentesPublication . Sá, Ana Isabel Mendonça de; Piscalho, IsabelO presente relatório é a compilação de todas as experiências e aprendizagens obtidas ao longo de todo o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte encontra-se a retrospetiva dos contextos onde decorreram os estágios, a autoavaliação do percurso de desenvolvimento profissional, assim como uma pequena síntese do percurso investigativo. Na segunda parte é exposto todo o processo investigativo sobre “Quais as perspetivas sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente, segundo professores do 1º ciclo do ensino regular e docentes de educação especial”, no qual se pretende compreender e conhecer a perspetiva dos docentes de ensino regular e dos docentes de educação especial face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas de ensino regular, assim como os benefícios e os inconvenientes, decorrentes da mesma, para os intervenientes no processo. Para que isto fosse possível, procedeu-se à entrevista de oito docentes, escolhidas intencionalmente quatro de cada vertente do ensino. Posteriormente foram analisadas todas as respostas, de modo a poder comparar a teoria existente sobre o tema, com a prática e as perspetivas das docentes. Finalmente tecem-se as considerações finais e apresenta-se a reflexão de todo o trabalho desenvolvido.
- A articulação feita pelos profissionais de educação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Daniela Correia; Piscalho, Isabel; Hamido, GracindaA articulação feita entre o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem vindo a ser debatido diversas vezes pois cria expectativas e preocupações por parte dos profissionais de educação. O objectivo deste trabalho é perceber quais são os mecanismos e estratégias utilizadas neste tipo de articulação. O presente projecto de investigação e enquadra-se numa análise teórica da continuidade educativa ao nível de legislação educativa, do processo ensino-aprendizagem, de estratégias utilizadas nas práticas entre os dois níveis de ensino e da formação inicial de educadores e professores. Com base neste pressuposto, este estudo terá como alvo educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Pretende-se então contribuir para a reflexão acerca dos problemas que resultam da falta de articulação existente entre estes dois ciclos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender essencialmente das experiências anteriores, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola e cabe ao profissional de educação proporcionar oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos
- Selecção de indicadores de degradação da qualidade para óleos alimentares usadosPublication . Ventura, Cláudia Sofia Escalhorda; Henriques, MaríliaÓleos alimentares usados (OAU) são usualmente designados como óleos de fritura. A degradação, por reutilizações sucessivas ou durante o armazenamento, pode ocorrer por diferentes vias: contacto, química, enzimática e microbiana. A degradação oxidativa é, provavelmente, a mais importante e estudada: é uma das maiores preocupações económicas da indústria, pois afeta a qualidade sensorial e nutritiva dos óleos alimentares, com a formação de compostos potencialmente tóxicos para consumo humano. Em Portugal, embora se implemente a recolha obrigatória dos OAU’s (que incorre na sua mistura, com perda de rastreabilidade), o principal destino final é ainda o envio para a rede de esgotos, prática proibida mas recorrente, um problema ambiental e um desperdício de matéria-prima, que pode e deve ser requalificada e valorizada, como por exemplo indústria de sabão, produção de biodiesel e processo de digestão anaeróbia. Na outra face da questão, a caracterização físico-química específica de OAU’s é uma área de I&D insuficientemente explorada. Com este trabalho pretende-se identificar parâmetros físico-químicos, de baixo custo, com resposta rápida e rigorosa no contexto da análise de OAU’s, com fim à sua recomendação como Indicadores de Degradação de Qualidade. O fator económico pesa na decisão. Propõe-se a análise de OAU’s em contexto real de uso e com degradação induzida em laboratório, através dos parâmetros; aw, Acidez Total (AT), Índice de Peróxidos (IP), Índice de Iodo (IInd); Cor CIE, Cor CIELab e Absorvência no UV (Abs UV), com monitorização por controlo microbiológico. Aplicando Melhores Práticas Laboratoriais Disponíveis (MPLD), por adaptação do normativo foram criados procedimentos internos ESAS, ao longo do projecto (2012-2013). As conclusões são ainda preliminares. Os ensaios com óleos usados em fritura industrial e na prova de estabilidade ao calor, mostram diferenças significativas entre lotes e nos parâmetros estudados, com exceção de aw. Os parâmetros AT, IP e cor CIELab, são promissores como IDQ’s. IndI e Abs UV, perfilam-se como métodos de referência. A cor CIE revelou se um método moroso, complexo, com elevado consumo de reagentes. Os parâmetros aw e cor CIE serão abandonados na prossecução do projecto.