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  • Towards an information system for social value creation
    Publication . Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Martins, Luís
    Purpose: This research is scoped in the Project “VOLTO JÁ: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO SÉNIOR” and objects the development of an Information System, which aims to support the social business model of the Project. Design/methodology/approach: This research is conceived according to the Design Science framework in Information Systems. The Design Cycle is concerned with the development of a software artefact and an instantiation that will operationalise the VOLTO JÁ Business Model in a real scenario of elderly mobility, aiming to assess the utility, efficiency and quality of the artefact in order to achieve the goals of the project. The design of the software artefact was guided by the Dynamic Systems Development Method framework. This work encompasses only the Business study, the functional model iteration, and implementation iteration. The Business study comprised the definition of the Business Process Model and the requirements management: (1) the requirement elicitation; (2) specification and (3) validation. The Information System being developed comprises a Web platform and a Mobile application, structured on a multi-layered architecture of six layers. The Web platform is being developed with the Yii framework 2.0. The PhoneGap and Nativescript frameworks are under consideration for the development of the Mobile application. Findings: The software artefact is already on the development stage. The proposed software architecture has already been validated and some of the business processes are already supported. Originality/value: As far as we know, there are no other similar projects to compare to. We might remotely compare our project to with Travel 2.0 systems, such as Booking.com. However, we are focused on a very specific target with peculiarities that these systems are not prepared to deal with. This attests to the relevance and uniqueness of our proposal.
  • Simulador de gestão de projectos
    Publication . Nascimento, João; Silva, Paulo; Samartinho, João
  • Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, João
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
  • A Social Business Model for Active Ageing:The Case of the Volto Já Project
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Ferreira, Maria Regina
    This paper presents the social business model of the VOLTO JÁ Project. The project aims to implement a senior social exchange programme in social economy organisations, seeking to promote tourism experiences for the elderly and highlighting active ageing. The business model is based on the sharing of resources to enhance the value proposition and will be supported by an information and communication technologies (ICT) platform. This research followed a two-phase data collection process. In the first phase, two focus groups were conducted with the participation of six social economy organisations (represented by their respective technical director) and ten academics. The goal in this phase was to understand the conditions they can offer and their willingness to have elderly people in the social exchange programme, and to develop key inputs for the social business model design. The model was built on the premise that the creation of social value is based on the sharing of existing resources. In the second phase, a third focus group was conducted with the participation of six social economy organisations (represented by ten professionals) and five academics. In this phase the aim was to validate the business model with relevant stakeholders.
  • Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education students
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, Alper
    A Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
  • Classroom and resource availability management portal - cramp: proposal, process and features
    Publication . Nascimento, João
    Onde quer que exista escassez de recursos, os sistemas de apoio à decisão são sempre úteis, no sentido de viabilizarem uma alocação adequada e uma gestão da disponibilidade desses recursos. Este artigo apresenta uma solução para suprir uma dificuldade operacional, com que se confrontam os agentes envolvidos no processo de gestão de infraestruturas, como salas, e outros recursos pedagógicos, no contexto escolar. A solução tecnológica apresentada tem por objetivo resolver problemas relacionados com disponibilidade de recursos. Aqui será apresentada, desde o momento da caracterização do problema a resolver até à construção e implementação do produto que ajudará no processo de tomada de decisão de alocação de recursos a um fim específico, sempre com o intuito de tornar a utilização destes recursos o mais eficiente possível. Como veremos ao longo do artigo, o armazenamento de dados, a integração e a comunicação são os aspetos mais importantes a considerar. Existem claras evidências de que se podem retirar proveitos consideráveis, pela utilização do sistema descrito.
  • Projeto Volto Já: Programa de Intercâmbio Sénior
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; Ferreira, Maria Regina
    O projeto Volto Já pretende operacionalizar um programa de cooperação entre organizações de Economia Social que promova o intercâmbio de seniores institucionalizados, proporcionando-lhes experiências culturais, turísticas e artísticas. Os seus principais objetivos são: (i) fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida (bem estar, satisfação com a vida, felicidade, etc.) dos seniores institucionalizados; (ii) desenvolver um modelo de negócio de turismo social dirigido aos seniores institucionalizados em lares ou centros de dia, na região do Alentejo; (iii) desenvolver uma plataforma informática que permita às instituições de Economia Social aderir ao programa de intercâmbio sénior, divulgar as experiências socioculturais oferecidas e estabelecer parcerias que efetivem o intercâmbio entre si. A participação no projeto Volto Já permite aos seniores: (a) terem acesso a experiências turísticas e culturais de elevada qualidade, demasiado dispendiosos se adquiridos isoladamente; (b) expandirem o seu círculo social; (c) combaterem o isolamento social; (d) contactarem com cultura e tradições de outras regiões do país; (e) promoverem a estimulação cognitiva; (f) melhorarem a sua qualidade de vida; (g) contribuírem para práticas de consumo sustentáveis. Para as instituições de Economia Social, participar no projeto permite-lhes: (a) ter acesso a uma oferta de serviços diferenciada a baixo custo; (b) expandirem da sua rede de parceiros; (c) melhorar o reconhecimento social; (d) aumentar a ligação à academia; (e) inovarem socialmente; (f) aumentar o seu capital reputacional. O projeto é suportado por uma equipa multidisciplinar do Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Beja, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Os outputs previstos do projeto são: (a) desenvolvimento de parcerias entre a academia e as instituições de Economia Social; (b) desenvolvimento de um modelo de negócio de turismo social sénior; (c) implementação de uma prova de conceito/teste piloto; (d) desenvolvimento de uma plataforma informática para dinamização do modelo de negócio; (e) organização de uma conferência internacional.
  • Volto Já!
    Publication . Oliveira, Sandra; Leal, Susana; Vivas, C.; Barradas, Luís Cláudio; São João, Ricardo; Jorge, Nuno; Nascimento, João; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Santos, Cristina; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana Isabel
    Modern society presents an unprecedented ageing process and an increasing number of elderly people. In tourism industry, the increase of active ageing practices, as well as the importance of improvement of the quality of life of elderly, increase their interest and readiness to participate in various touristic activities. It encourage, as well, one market segment–the senior tourism–that enhances the creation of employment and can help to fight the seasonal nature of the tourism sector.Considering the characteristics of this age group, some limitations relative to the autonomy, and alower purchasing power, touristic packages have to be adapted to take into account the specific profile of elderly. The public that this project addresses is the institutionalized elderly in the Sector of Social Economy organisations.Considering the characteristics of this age group, some limitations relative to the autonomy, and a lower purchasing power, touristic packages have to be adapted to take into account the specific profile of elderly. The public that this project addresses is the institutionalized elderly in the Sector of Social Economy organisations.In Portugal, this public has a lack of economic and financial resources, and is growing in number, as well as in economic and social difficulties. This project focuses in Social Tourism for low-income groups, particularly institutionalized seniors, who would not otherwise go on holiday. Special focus will be put on the elderly population motivations to experiment new cultural expressions and on the impact that this process may have on their cognitive abilities and culture.
  • Volto Já:um modelo de negócio na área do turismo social de intercâmbio sénior
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Amaral, Marta; Leal, Susana; Rodrigues, Ana Isabel; Isabel Russo Vivas, Carla; Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João; Jorge, Nuno Santos; São João, Ricardo; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Santos, Cristina
    Apresenta-se o modelo de negócio do PROJETO VOLTO JÁ, cujo objetivo geral consiste na operacionalização de um programa de intercâmbio social sénior, entre organizações de economia social, procurando promover experiências turísticas aos idosos. O modelo de negócio proposto baseia-se na partilha de recursos como forma de potenciar a proposta de valor acrescentado. O VOLTO JÁ desenvolve um conjunto de ações com impacto direto na mobilidade e inclusão social dos idosos, enquadrando-se nas abordagens conceptuais do turismo social e do turismo para todos. Esta investigação apresenta um processo de recolha de dados com duas fases. Na primeira fase, foi aplicado um questionário a uma amostra de 134 indivíduos seniores institucionalizados, de 8 instituições na região do Alentejo, para caraterizar o perfil dos idosos e os interesses associados à prática de turismo. Na segunda fase, realizaram-se dois focus groups junto de uma amostra de 6 diretores técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social, de modo a perceber as condições e a disponibilidade de participação dos seniores. Os resultados serão utilizados para desenvolver uma plataforma web para disponibilizar/comercializar, a baixo custo, as ofertas ao nível de pacotes turísticos de turismo social, num trabalho concertado com os agentes da oferta turística.
  • Developing an information system for social value creation
    Publication . Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João; Martins, Luís; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; São João, Ricardo
    This paper presents a proposal for an Information System (IS) to operationalise a social business model to promote active ageing and create social value. The aim of the IS is to support a senior social exchange programme grounded on Travel 2.0 concepts in social economy organisations that seeks to promote tourism experiences for the elderly and underlying active ageing. The design of the IS was guided by the Dynamic Systems Development Method framework and considers a set of identified requirements and the specific needs of each stakeholder. Since the product is intended to be used by a heterogeneous group of users from distant geographic places, the resulting software artefact should be sensitive to these conditions.