Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- As metas de aprendizagem e os novos programas de português: uma proposta de leitura do Pré-Escolar ao 3º CEB.Publication . Teixeira, Madalena; Santos, LeonorEste texto tem como objetivo contribuir para a reflexão em torno dos desafios didáticos e pedagógicos que se colocam ao professor de língua portuguesa (LP), partindo de uma leitura de dois documentos de orientação curricular que atualmente regulam a sua ação, mas sem deixar de procurar realçar um núcleo fundamental de ideias que nos parecem válidas e independentes das formulações concretas que tais documentos possam assumir.
- O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEBPublication . Teixeira, Madalena; Ventura, AdrianaApesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura.
- Leitura, escrita e gramática à luz dos normativos legaisPublication . Teixeira, Madalena; Correia, Rosária Rodrigues; Neves, Elisabete FerreiraQualquer sistema escolar visa, em última instância, a preparação dos alunos de forma a torná-los cidadãos participativos e críticos, uma vez que um dos principais objectivos do sistema educativo é que os alunos obtenham sucesso escolar. Assim, espera-se que a Escola, enquanto instituição promotora de saberes e aprendizagens, responda a exigências que a sociedade contemporânea coloca aos seus educandos. Não podendo ignorar a importância que a transmissão dos saberes escolásticos ocupa, este estudo de análise documental, em que os documentos são objecto de estudo por si próprios (Bell, 1993), uma vez que num contexto de investigação educacional os documentos são fontes de dados brutos para o investigador, implicando a sua análise um conjunto de transformações, operações e verificações efectuadas a partir dos mesmos, tendo em vista atribuir-lhes um significado relevante em relação ao problema de investigação (Flores, 1994), analisamos, descrevemos e comparamos, para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (CNEB) de 2001, com a Organização Curricular –, Programas (1986) com a proposta dos Programas de Língua Portuguesa para o Ensino Básico, tornada pública a 22 de Janeiro de 2009. Se os dois primeiros documentos curriculares assentam em pressupostos didáctico-pedagógicos incompatíveis, em que o primeiro documento veicula uma educação baseada em competências gerais e específicas, o segundo pressupõe um ensino baseado em objectivos, gerais e específicos, o “novo” programa vem homogeneizar e clarificar as competências de forma estruturante e consequentemente o modo de as avaliar, aproveitando, ainda, as recomendações resultantes da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português (DGIDC, SD), o trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), para o 1º Ciclo, e o Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) no 1ºCEB.
- O livro didático de Português e as atividades de leituraPublication . Carvalhaes, Wesley; Marquez, Eliane; Teixeira, MadalenaEsta comunicação objetiva discutir como é proposto o trabalho de leitura em um livro didático de português (LDP). A investigação toma como base as contribuições teóricas de Bakhtin (2006) e segue o percurso analítico de Marcuschi (1996, 2002). Foram selecionadas para a investigação as questões de compreensão e interpretação de texto de um LDP destinado ao 9º ano do ensino fundamental/básico. Investiga-se como as questões aplicam as noções de língua e leitura apresentadas pelos autores do LDP no manual do professor. Como principais conclusões, pode-se afirmar que: a) há um descompasso entre o que os autores didáticos propõem no manual e o que as atividades didáticas para a abordagem do texto apontam; b) a condução da leitura não explora a produção de sentidos vários, mas leva o aluno a buscar um sentido determinado, tomando o trabalho significativo como uma atividade desvinculada das relações de interação social.