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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação objetiva discutir como é proposto o trabalho de leitura em um livro didático de português (LDP). A investigação toma como base as contribuições teóricas de Bakhtin (2006) e segue o percurso analítico de Marcuschi (1996, 2002). Foram selecionadas para a investigação as questões de compreensão e interpretação de texto de um LDP destinado ao 9º ano do ensino fundamental/básico. Investiga-se como as questões aplicam as noções de língua e leitura apresentadas pelos autores do LDP no manual do professor. Como principais conclusões, pode-se afirmar que: a) há um descompasso entre o que os autores didáticos propõem no manual e o que as atividades didáticas para a abordagem do texto apontam; b) a condução da leitura não explora a produção de sentidos vários, mas leva o aluno a buscar um sentido determinado, tomando o trabalho significativo como uma atividade desvinculada das relações de interação social.
Description
Keywords
livro didático leitura Português
Citation
Carvalhaes, W., Marquez, E., & Teixeira, M. (2014). “O livro didático de Português e as atividades de leitura”, no 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, na Universidade do Minho – Braga – 5 de julho.