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Abstract(s)
Apesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura.
Description
Keywords
manual de língua portuguesa programa de Português leitura
Citation
Teixeira, M., & Ventura, A. (2013). O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB. Revista Temporis [ação], 13 (2), 104-132. ISSN: 2317-5516. (referee) (http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2164). Indexação: Latindex.