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  • Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizada
    Publication . Franco, Susana; Rodrigues, José; Castañer i Balcells, Marta
    Este estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido, Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados: Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram; os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras, durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer. Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence; there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class, spend most of the time in exercise.
  • Validação e desenvolvimento de um sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness
    Publication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Balcells, Marta; Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Simões, Vera; Franco, Susana
    Este estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 21 categorias de comportamento cinésico dos instrutores, criando-se a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema de observação foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.
  • Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de Ginásio
    Publication . Ramos, Liliana; Franco, Susana; Oliveira, Rafael; Carvalhinho, Luís
    O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico. Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios. Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.
  • Outdoor STEAM Education: opportunities and challenges
    Publication . Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Paz-Beirante, David; Santos, Raquel; Simões Dias, Isabel; Luís, Helena; Catela, David; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Serrão-Arrais, Ana; Portelada, António; Pinto, Paula; Simões, Vera; Ferreira, Maria Regina; Franco, Susana; Clara Martins, Maria
    There is a consensus that students should be involved in interdisciplinary activities that promote a solid education in STEAM subjects from an early age. The outdoor settings of schools present an advantageous context for STEAM education, allowing for a myriad of learning experiences. To understand how teachers perceive the pedagogical use of the school’s outdoor space, a study was carried out in a cluster of schools in a Portuguese city, including one middle school and 10 kindergarten and elementary schools. A mixed methods approach was used, combining a questionnaire for teachers (N = 49) with interviews (N = 8). The results indicate that teachers’ perceptions of the characteristics of their school’s outdoor spaces either facilitate or hinder the implementation of outdoor pedagogical activities. Most teachers concur that the outdoors provides contact with nature and encourages interdisciplinary and collaborative activities. However, the teachers surveyed admit to using the school’s outdoor spaces only occasionally, and this use decreases as the educational level at which they teach increases. The most common use of outdoor spaces is for physical and motor activities, promoting the well-being of children and youth. Although interdisciplinary activities in outdoor spaces are recognised, their implementation is limited and hampered by factors such as the length of curricula and the lack of training for teachers in these approaches. In this sense, there is an urgent need to train teachers in the interdisciplinary use of outdoor spaces to promote a solid education in STEAM subjects.
  • Translation, reliability and validity of the job satisfaction scale in a sample of portuguese fitness professionals
    Publication . Ramos, Liliana; Esteves, Dulce; Vieira, Isabel; Franco, Susana; Simões, Vera
    This study aimed to translate and validate the job satisfaction scale (JSS) to Portuguese fitness professionals. A total of 418 fitness professionals (210 male; 208 female) with an average age of 30.9 ± 6.5 years and a professional experience of 7.72 ± 9.1 years participated in this study. Before conducting a confirmatory factor analysis (CFA), we designed a test-retest analysis to determine reliability. Cronbach’s alpha demonstrated satisfactory internal consistency (.96), which revealed a high degree of temporal reliability. The confirmatory analyses supported a unidimensional model (1 factor/16 item) of the JSS in terms of model adequacy coefficients. In conclusion, we found that the measurement model (1 factor/16 items) of the translation and validation of the JSS for Portuguese fitness professionals had highly acceptable psychometric properties and can be used in future to access their job satisfaction.
  • La conducta de los instructores de Fitness: triangulación entre la percepción de los practicantes, auto-percepción de los instructores y conducta observada.
    Publication . Franco, Susana; Simões, Vera; Castañer, Marta; Rodrigues, José; Anguera, Maria Teresa
    El presente estudio tiene como objetivo relacionar la conducta pedagógica observada, la auto-percepción de los instructores de Fitness así como la percepción de los practicantes sobre dicha conducta con el fin de verificar si estos siguen una misma dirección. Se ha aplicado la metodología observacional sistematizada para analizar sesiones de grupo de Fitness de 62 instructores mediante el sistema de observación SOCIF. Los instructores y 442 practicantes de dichas sesiones respondieron un cuestionario sobre los comportamientos pedagógicos de los instructores, con relación a la auto-percepción y la percepción respectivamente. Los resultados de las asociaciones realizadas han corroborado las constataciones de diversos autores (Chelladurai y Riemer, 1998; De Marco Jr. y Mancini, 1997; Gutiérrez, Pérez y López, 2011; Hanke, 1993; Smith, Smoll y Curtis, 1978, 1979; Tjeerdsma, 1997; Wandzilak, Ansorge y Potter, 1988), pues sólo en parte de los comportamientos pedagógicos la percepción de los practicantes, la auto-percepción de los instructores y la conducta observada tienen una asociación significativa positiva, siguiendo una misma dirección. Se verificó un mayor número de asociaciones significativas positivas entre la conducta observada y la auto-percepción de los instructores que entre la conducta observada y la percepción de los practicantes, siendo el número de asociaciones significativas positivas entre la auto-percepción de los instructores y la percepción de los practicantes aún más inferior.
  • O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
    Publication . Simões, Vera; Franco, Susana; Rodrigues, José
    O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.
  • Validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo
    Publication . Simões, Vera; Rodrigues, José; Alves, Susana; Franco, Susana
    O presente estudo tem como principal objetivo construir e validar um questionário, acerca do comportamento de feedback dos instrutores de fitness em aulas de grupo, em duas versões: auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes. Depois de construída a primeira versão do instrumento por um painel de 4 especialistas (validade de conteúdo), a partir do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo, foi realizada uma aplicação piloto a 50 praticantes de aulas de grupo de fitness, com o intuito de construir uma segunda versão. Depois desta segunda versão ter sido validada por um painel de 5 especialistas (validade facial); foi realizada uma nova aplicação piloto da mesma a 12 sujeitos, praticantes de aulas de grupo e seguidamente testada a fiabilidade do questionário do tipo estabilidade temporal, sendo a última versão do questionário aplicado a uma mesma amostra duas vezes (81 praticantes de aulas de grupo). O questionário apresentou validade e fiabilidade, pelo que está apto a ser utilizado como instrumento de trabalho pelos profissionais da área do fitness, bem como, em futuras pesquisas.- The propose of this study is to construct and validate a questionnaire, of instructors’ feedback behavior in group fitness classes, in two versions: instructors’ self- perception and participants’ preferences. Once made the first version of the instrument by a panel of 4 experts (content validity) considering an observation system instrument enabling to observe the feedback instructors behaviors in fitness group classes, a pilot application to 50 participants of group fitness classes was conducted, in order to make a second version. After this second version has been validated by a panel of 5 experts (face validity) the new pilot version of the questionnaire was applied to 12 participants of group fitness classes. Then the reliability of temporal stability type was tested, and the final version of the questionnaire was applied twice to a 81 group fitness classes participants. The questionnaire presented validity and reliability, so it’s able to be used as an instrument for fitness professionals, as well, in future research.
  • Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formação
    Publication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, Teresa
    A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.