Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
92.34 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido,
Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi
car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente
de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência
muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados:
Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados
os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos
dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos
restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram;
os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos
que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade
positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na
sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases
da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras,
durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation
System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and
Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours
duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer.
Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal
behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence;
there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use
behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle
and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in
agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class,
spend most of the time in exercise.
Description
Keywords
Comportamento Aptidão física Exercício Behavior Physical Fitness Exercise
Citation
Franco, S.C.A., Rodrigues J.J.F. e Balcells M.C.(2008). Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de fitness de localizada. Fitness & Performance Journal, jul-ago;7(4):251-63. doi:10.3900/fpj.7.4.251.p
Publisher
Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte