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- Uma experiência de Inquiry no ensino da Matemática e das Ciências NaturaisPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, NelsonNeste trabalho apresenta-se uma experiência didática interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais organizada segundo o modelo de ensino 6E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange e Evaluate). Consistiu na realização da atividade Inquiry: Creative seeds com estudantes em formação de professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O ensino através de Inquiry implica: (i) partir de um problema; (ii) dar prioridade às evidências empíricas na resposta às questões; (iii) formular explicações a partir dos dados obtidos; (iv) avaliar as explicações à luz do conhecimento científico; (v) comunicar e justificar as explicações propostas. Neste estudo exploratório optámos por uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, com dados obtidos a partir das produções dos estudantes e analisados numa perspetiva interpretativa. O Inquiry partiu do seguinte problema: Que características deve ter uma semente para se dispersar à maior distância possível através do vento? De seguida, em grupos de trabalho, os estudantes colocaram hipóteses, construíram modelos de sementes, testaram a sua dispersão, recolheram evidências, avaliaram os resultados e delinearam conclusões. Essas conclusões foram usadas para a realimentação cíclica do processo, com a revisão das hipóteses, melhoria do modelo inicial e realização de novos testes. Depois das conclusões finais, seguiu-se a partilha de resultados e subsequente elaboração, por parte dos estudantes, de um relatório da atividade. Este estudo permitiu-nos concluir que a atividade promoveu um conjunto de competências associadas ao Inquiry em Ciências Naturais e à resolução de problemas em Matemática porque os estudantes: (i) utilizaram um problema como ponto de partida para a construção do conhecimento científico relativo às características que uma semente deve possuir para favorecer a dispersão; (ii) deram prioridade às evidências empíricas na resposta às questões porque construíram modelos de sementes, analisaram e registaram a sua dinâmica de dispersão; (iii) formularam explicações a partir dos dados recolhidos ou observados; (iv) avaliaram as explicações à luz do conhecimento científico sobre a dispersão das sementes; (v) comunicaram e justificaram as suas explicações. Este estudo evidenciou que o modelo de ensino 6E, em contexto interdisciplinar entre a Matemática e Ciências Naturais, é propício ao desenvolvimento das competências profissionais dos futuros professores através de atividades Inquiry.
- Estudo do SDQ1 de MARSH:auto conceito verbal, matemático e de aparência física em adolescentesPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; São João, Ricardo; Fonseca, CátiaO Self –Description- Questionnaire (Avaliação do Autoconceito), SDQ1 de Marsh (1980), consiste num questionário que permite a avaliação de várias dimensões do autoconceito em crianças até ao 9º ano de escolaridade. A literatura revisitada aponta para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos. O presente estudo incide nos domínios: matemático, verbal e de aparência física. Aferir o autoconceito em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico em duas escolas portuguesas no ano letivo 2016/17 no norte Portugal.
- Intervenção comunitária: capacitar a comunidade para salvarPublication . Ferreira, Daniela; Santos, Irene; Sarroeira, CacildaO envelhecimento da população é um fenómeno importante que afeta as estruturas de apoio aos idosos, assim como os seus cuidadores. Em contexto de cuidados domiciliários torna-se importante formação útil como o Suporte Básico de Vida. Para a compreensão desta temática utilizou-se a Revisão Sistemática de Literatura, com a questão PICo: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem o aumento de conhecimentos das AAD em SBV, no agir em situações de PCR, no idoso, nos cuidados domiciliários?”, que evidenciou a importância da formação e treino em SBV na comunidade. Tendo como base o Planeamento em Saúde foi elaborado o Diagnóstico de Enfermagem “ameaça à linha de defesa das AAD, relacionada com stressores intrapessoais: défice de conhecimento em SBV e em primeiros socorros”. Este levou à intervenção comunitária “Capacitar a comunidade para salvar” sustentada na formação das AAD, tendo como resultado um ganho de conhecimentos em média de 30%. An ageing population is an important phenomenon that affects the support structures for the elderly, as well as their caregivers. In the context of home care becomes important training useful as basic life support. For understanding this issue using a systematic review of the literature, with the PICo question: "what are the nursing interventions that promote the increase of knowledge of the AAD in SBV in action in situations of cardiac arrest, in the elderly, in home care?", which highlighted the importance of education and training in CPR in the community. Based on the Health Planning the nursing diagnosis "threat to the defense of the AAD, related to stressores people: knowledge deficit in CPR and first aid". This led to Community intervention "Empower the community to save" sustained in the formation of the AAD, resulting in a gain of knowledge on average of 30%.
- Formação para Profissionais de Fitness: Exemplo da Licenciatura em Desporto, Condição Física e SaúdePublication . Simões, Vera; Franco, Susana
- Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative StudyPublication . Amendoeira, José; Carvalho, Emília, C. deAbstract - To understand the importance that nurses assign to simulation in the development of non-technical skills in cardiac arrest event in pre-hospital setting. Background Nursing is projected in the future, developing a patient centred approach consistent with the values, needs and desires of patients, considering process of care as a complex intervention. Simulation based on scenarios is an opportunity to recreate this complexity in a virtual way, to develop the non-technical skills. Methods This study uses an inductive, interpretative and constructivist qualitative research. 7 nurses were interviewed. It was developed a thematic analysis content. Results Three themes were identified: Simulation scenarios in pre-hospital emergencies; The acquisition of knowledge to skills development and Construction of the virtual from the real Conclusions The interviewed nurses present weakness of knowledge about simulation types. Debriefing is relevant to the learning skills: critical thinking. thinking, clinical judgement and decision making.
- Capacitar para melhor cuidarPublication . Duarte, Mónica; Santos, Irene; Cruz, OlímpiaA responsabilidade de cuidar do idoso dependente cabe à família que, na impossibilidade de assegurar estes cuidados, recorre aos cuidadores formais. No intuito de intervir com Ajudantes de Ação Direta, procedeu-se ao diagnóstico das necessidades formativas através de entrevistas. O projeto “Capacitar Para Melhor Cuidar” teve como objetivo capacitar Ajudantes de Ação Direta nos cuidados de higiene e conforto ao idoso dependente através da promoção do aumento de conhecimentos. O recurso à revisão sistemática de literatura orientada pela questão: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem a melhoria dos conhecimentos das AAD no cuidado ao idoso dependente?” evidenciou que estratégias educacionais lideradas por enfermeiros comunitários permitem o aumento de conhecimentos e capacitação dos cuidadores formais. Foram realizadas sessões de formação teórico-práticas destinadas a 24 Ajudantes de Ação Direta. Avaliou-se melhoria de conhecimentos após término das sessões, contribuindo para a aquisição de competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício da sua atividade profissional. The responsibility of caring for the elderly dependent on the family, the inability to provide this care, retains the formal caregivers. In order to intervene with direct action helpers, the diagnosis of training needs through interviews. The project "Training For Better Care" was aimed at empowering direct action helpers in hygiene and comfort to the elderly dependent by promoting increased knowledge. The use of systematic review of the literature guided by the question: “What are the nursing interventions that promote the improvement of knowledge of direct action helpers in care when elderly dependent?” showed that educational strategies led by community nurses provide increased knowledge and training of formal caregivers. Were carried out theoretical and practical training sessions aimed at 24 Deputies of direct action. Assessed knowledge improvement after completion of sessions, contributing to the acquisition of personal and professional skills appropriate to the exercise of your professional activity.
- A medida do tempo geológicoPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, NelsonNeste trabalho apresentamos a sequência didática e os resultados de uma atividade interdisciplinar envolvendo a medida do tempo geológico e realizada nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e de Modelação Matemática do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. A atividade foi implementada num ambiente educativo inovador, o CreativeLab_Sci&Math. Os estudantes, organizados em grupos e em cerca de duas horas, tinham de cumprir as seguintes tarefas: Tarefa I: Calcular a distância correspondente ao momento de ocorrência de cada um de 23 eventos da geohistória, num corredor com 60 m, com explicação do raciocínio usado; Tarefa II: Realizar medições e marcar os eventos da geohistória numa linha com 60 m; Tarefa III: Deslocarem-se até ao início da linha (atualidade), observar os eventos e responder à questão: “O que pode concluir acerca da história da Terra e da vida?”. As respostas às tarefas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. Os resultados das tarefas I e II mostram que a maioria dos cálculos e marcações estavam corretas, tendo predominado o uso de proporções para a transformação do tempo geológico numa distância. Quanto à tarefa III, as respostas evidenciam que compreenderam que, à medida que o tempo geológico se aproxima da atualidade, o número de eventos da geohistória relevantes aumenta e diminui a sua distância, e que os eventos da história humana representam uma ínfima parte da geohistória. A aplicação de um questionário final sobre os aspetos pedagógicos da atividade, mostra que o caráter prático e interdisciplinar, a observação dos eventos da geohistória numa linha do tempo, a adequação metodológica, centrada na ação do estudante, e o trabalho em grupo, foram aspetos favoráveis. Como aspetos a melhorar, os estudantes salientaram a necessidade de uma maior duração da atividade e de mais oportunidades de discussão.
- Capacitar para bem comunicarPublication . Vicente, Bruno; Santos, Irene; Santiago, ConceiçãoEste relatório tem como objetivo dar visibilidade às intervenções de enfermagem comunitária desenvolvidas no estágio na Unidade de Saúde Pública Zé Povinho. Ao longo do estágio utilizou-se a metodologia do planeamento em saúde. Inicialmente efetuaram-se entrevistas aos informantes chave procedendo-se à análise de conteúdo das mesmas. Desta análise emergiu o diagnóstico de enfermagem com base no modelo de Betty Neuman: “Ameaça à linha de defesa das Ajudantes de Ação Direta relacionada com stressores intrapessoais: obstáculos à comunicação com o idoso/família”. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem baseada na evidência recorreu-se à metodologia científica da Revisão Sistemática de Literatura, de forma a capacitar as AAD no processo de comunicação com o idoso em contexto domiciliário. Foi com base nesta evidência que se desenvolveram as intervenções de enfermagem às AAD sendo que a avaliação demonstrou um aumento de conhecimentos destas no processo de comunicação ao idoso. This report aims to give visibility to community nursing interventions developed in stage in John Doe public health unit. Along the stage we used the methodology of planning in health. Initially the Office key informant interviews and the analysis of content of the same. This analysis emerged the nursing diagnosis based on the Betty Neuman: "Threat to the defense of direct action helpers related to stressores people: barriers to communication with the elderly/family". In order to manage the clinical practice of evidence-based nursing appealed to the scientific methodology of systematic review of the Literature, in order to enable the AAD in the process of communication with the elderly in home care context. It was on the basis of this evidence that developed nursing interventions to the AAD and the assessment showed an increase of knowledge of those in the process of communication to the elderly.
- DESPORTO, DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR - Fórum Politécnico #4Publication . Rodrigues, José; Figueiredo, Abel; Murta, Luis; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, Teresa
- Formação dos profissionais do desporto: projeto sport, physical education and coaching in health (SPEACH)Publication . Franco, Susana; Rodrigues, José; MOUTÃO, JOÃO