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José, Mário

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  • Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft
    Publication . José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, Marisa
    Esta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.
  • Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho
    Publication . Lopes, Nádia; Barbas, Maria Potes; José, Mário; Matos, Pedro
    O presente artigo pretende abordar o primeiro curso, não conferente de grau, no Ensino Superior em Portugal, destinado a jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, e quais os resultados do primeiro ano. Serão mencionados os argumentos da pertinência e relevância da construção deste curso. No final falaremos sobre a ação que estamos a construir destinada à empregabilidade, destinada a este público alvo. Em 2017/2018, o número de crianças e jovens com necessidades educativas com programa educativo individual (Decreto-Lei n.º 3/2008), em todo o sistema, era de cerca de 87000. Cerca de 12500 destes estudantes tiveram CEI (Currículo Específico Individual).
  • Handbook Escape Room Workflows of Innovation
    Publication . Barbas, Maria Potes; Falé, Isabel; José, Mário; Casimiro, Elsa; Domingos, João
    A construção de um Escape Room na Escola Superior de Edução (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) tem a sua origem e enquadramento num Curso, não conferente de grau, em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho” para jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
  • Estudo sobre os perigos da internet: o fenómeno do catfishing em contexto de produção multimédia em educação
    Publication . Barbas, Maria Potes; José, Mário
    O Catfishing é um novo fenómeno resultante do forte crescimento da utilização da internet e da consequente massificação das redes sociais. Destaforma, cinco estudantes da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação realizaram dois questionários, um sobre o Catfishing e outro sobre os perigos da Internet, no âmbito da Unidade Curricular de Análise do Discurso dos Media. O estudo foi ao encontro dos objetivos da Unidade Curricular como a compreensão do impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade; conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção e receção; recolher, selecionar e interpretar a informação relevante; produzir um discurso analítico sobre os medias e refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática. Concluiu-se que foi possível compreender a literacia digital na utilização da Internet e das redes socias, no que se refere ao fenómeno do Catfishing, cada vez mais crescente na sociedade.