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  • Do focus group à construção de um questionário: um percurso metodológico
    Publication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Martins, Maria Manuela
    Refletir o estatuto do focus groups no âmbito do estudo das intervenções de enfermagem, em resposta às necessidades da pessoa idosa em contextos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; valorizar o contributo do focus para uma análise reflexiva/ crítica das intervenções de enfermagem, identificadas pelos enfermeiros coordenadores das unidades em estudo, para a formulação de dimensões para a construção do questionário a aplicar numa fase subsequente da investigação. Método: alocação do conteúdo do focus no software (NVivo10), explorando o material por meio de estatística de frequência das palavras e classificação sintática. Resultados: enquadram-se numa lógica organizadora de estrutura, processo e resultado, permitindo compreender que, apesar da conceção cartesiana subjacente aos cuidados continuados, os enfermeiros têm uma perspetiva transformativa, emergindo da sua ação quotidiana, não uma ação rotineira, mas sim algo que tem sempre um ponto de partida (avaliação), mediada por uma metodologia científica na sua organização. Conclusão: Este movimento permitiu organizar o questionário em dimensões e categorias, sendo a metodologia do raciocínio científico (avaliação, planeamento, execução e avaliação final) o fio condutor transversal.
  • Desenvolvimento sustentável para um envelhecimento ativo e saudável
    Publication . Rosa, Marta; Costa, Andreia; Arriaga, Miguel
    As alterações demográficas na União Europeia, ilustradas pelo aumento da longevidade e pela diminuição da natalidade implicam o desenvolvimento de ações integradas, onde o conceito de envelhecimento saudável é central. Refletiremos acerca dos objetivos e metas da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente nos relacionados com a promoção do envelhecimento ativo e saudável enquanto processo continuum. O envelhecimento ativo e saudável é transversal a todos os países da União Europeia. A OMS, refere como necessidade urgente a intervenção com transformação de sistemas de saúde centrados na doença, para aqueles em que a saúde ao longo do ciclo vital e centrada nas necessidades dos idosos, seja uma realidade. São propostos objetivos de desenvolvimento sustentável, onde o assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, em todas as idades é fundamental. A cooperação e intersetorialidade constituem-se pontos chave para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável, numa perspetiva de envelhecimento da população, onde a monitorização das intervenções com as pessoas ao longo do ciclo vital, poder-se-ão constituir como um investimento futuro para a sociedade em termos de ganhos em saúde atuais e para gerações futuras. Um pensamento integrando orientações decorrentes da Agenda 2030, proporciona o desenvolvimento esforços no sentido de alinhar ações com o proposto e desenvolvido internacionalmente. Entender o envelhecimento ativo e saudável enquanto continuum ao longo do ciclo vital é essencial para o sucesso das ações integradas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentado.
  • Gestão da dor – que respostas de enfermagem. Um roteiro para o diagnóstico de situação
    Publication . Santos, Irene; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Rosa, Marta; Marques, Gina Maria Da Silva
    A gestão de sintomas em situação de doença crónica é, atualmente, uma das principais razões para a procura dos cuidados de saúde, constituindo, como resposta, um interesse crescente dos profissionais e instituições de saúde. Salienta-se, neste contexto, a dor, enquanto fenómeno clínico e epidemiológico, dadas as repercussões a nível da perceção individual do estado de saúde-doença bem como as consequências familiares, sociais e económicas. Na sequência duma revisão sistemática da literatura, realizada em 2013, no âmbito do projeto Gestão de sintomas: Dor e autocuidado no âmbito do processo de doença crónica, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS), foi realizado um diagnóstico de situação no sentido de caracterizar os contextos de prestação de cuidados de saúde à pessoa com dor, no concelho de Santarém. Desse diagnóstico damos conta neste artigo, cujos objetivos são apresentar o roteiro metodológico seguido e perspetivar a continuidade do processo de planeamento, na procura de respostas conjuntas para um problema de saúde relevante, quer para o indivíduo quer para a comunidade.
  • Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalização
    Publication . Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da
    Na orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas:  «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem»  «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta
    Este trabalho resulta de uma solicitação da titular Unidade Curricular de Opção Intervenção em Cuidados Continuados II, do 4º ano do Curso de Enfermagem – 1º ciclo, para participar na preparação da mesma, no que se refere aos conteúdos inerentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (adiante designada por RNCCI), interligado com um dos objectivos desta Unidade Curricular: Analisar as competências do enfermeiro nos diferentes contextos da RNCCI. Assim, de acordo com uma perspectiva de articulação teórico prática já iniciada aquando da Opção I no 3º ano, propomo-nos desenvolver uma metodologia de estudo de caso, que entendemos como uma estimulante estratégia de ensino aprendizagem, partindo de um dos contextos já contemplado como contexto de observação dos estudantes - Unidade de Média Duração e Reabilitação do distrito de Santarém, tendo como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados numa unidade de média duração e reabilitação
  • Educação na promoção da prática baseada na evidência
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Os desafios actualmente emergentes no actual sistema de saúde, de forma a responder às reais necessidades dos cidadãos, remetem-nos para um questionamento constante sobre os saberes em uso pelos enfermeiros, e respectivos níveis de desenvolvimento e actualização. Nesta conjuntura, visando o desenvolvimento de uma prática baseada em evidência (PBE) em enfermagem, é fundamental reflectir sobre estratégias e condições essenciais ao seu desenvolvimento, nas quais destacamos as estratégias de aprendizagem conducentes à actualização de saberes, definindo assim como objectivo: compreender os processos de aprendizagem facilitadores da utilização da PBE na prática clínica dos enfermeiros. Desta revisão sistemática da literatura, emerge a identificação da PBE como uma das competências de cuidar necessárias no século XXI, enfatizando-se a sua utilização como principal estratégia para a qualidade dos cuidados.
  • Pratica Baseada na Evidência. Como aprendem os estudantes?
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Esta comunicação surgiu com o objectivo de apresentar segundo a metodologia da revisão sistemática da literatura evidência científica referente à forma como os processos educativos em enfermagem contribuem para a aprendizagem da prática baseada na evidência pelo estudante. O papel do professor num paradigma de Bolonha perspectiva-se como orientador dos processos de pesquisa, aprofundamento e reflexão visando o desenvolvimento global do estudante, na conciliação com os seus processos de construção pessoal, para a mobilização das competências necessárias ao trabalho autónomo e independente no desenvolvimento dos processos de cuidados com as pessoas. Nesta lógica e no que se refere aos processos de aprendizagem do estudante relativos às competências do enfermeiro de cuidados gerais, focalizados na perspectiva de desenvolvimento e actualização nos processos de cuidados, perspectivamos a necessidade de consciencializar o estudante de que o sentido do desenvolvimento de tais aprendizagens se relaciona com ele próprio enquanto futuro profissional e investigador.
  • Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributo
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste
    Este trabalho resulta da preparação da Unidade Curricular Intervenção em Cuidados Continuados II - 4º ano do Curso de 1º Ciclo de Enfermagem – 1º ciclo de uma Escola Superior de Saúde, dos conteúdos referentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Acedemos ao terreno para identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas no desenvolvimento do processo de cuidados, para uma aproximação dos conteúdos programáticos aos problemas da prática. Tínhamos como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização sobre práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados, numa unidade de média duração e reabilitação desenvolvendo para tal um estudo de caso. A partir da contextualização macro, exo, meso e microssitémica efectuada, analisamos estes contextos utilizando a observação, entrevista e questionário focalizado na perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença na RNCCI. Evidenciaram-se duas dimensões fulcrais para os processos de desenvolvimento e actualização neste contexto da RNCCI, nomeadamente referentes às interligações na equipa multidisciplinar (integradora das categorias: Adesão, Dignificação da morte, Dor e Gerir o Regime) e às interacções com os prestadores de cuidados (categorias: Prestador de cuidados, Auto Cuidado, Coping e Stress do Prestador). Esta codificação advém da relação das características definidoras dos focos/ categorias em análise e as unidades de registo identificadas pelos enfermeiros. Da análise do corpus emerge ainda uma assunção da relação destas subcategorias com a perspectiva bioecológica, enquadradora deste estudo. A partir dos resultados do estudo de caso desenvolvido neste contexto, constituir-se-á com os estudantes, com base nos processos de aprendizagem já desenvolvidos na unidade curricular de investigação, a necessidade do recurso a uma prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença nesse contexto, tendo em conta as necessidades reais por nós identificadas. No desenvolvimento deste estudo foram tidas em conta questões éticas inerentes à salvaguarda do anonimato do contexto de pesquisa e dos participantes do estudo. Os resultados são exclusivos para este contexto de prestação de cuidados não sendo extrapolados a outros. Consideramos ter contribuído para a concepção do desenvolvimento do percurso formativo dos estudantes no que diz respeito à temática dos Cuidados Continuados, onde se evidencia a necessidade de utilização da PBE. Os resultados do nosso estudo permitirão desenvolver e aprofundar a mobilização do conhecimento em enfermagem, numa perspectiva da didáctica em cuidados continuados, como área emergente no contexto da saúde
  • Satisfação dos utentes atendidos pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública- DGS
    Publication . Rosa, Marta; Santos, Irene; Amendoeira, José
    O presente trabalho consiste num relatório crítico e reflexivo tradutor das atividades desenvolvidas ao longo da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária em contexto da Linha de Saúde Pública da Direção Geral da Saúde. A Enfermagem Comunitária implica uma diversidade de áreas de intervenção pelo que, o Enfermeiro com esta especialidade, deve estar capacitado para intervir em qualquer problema de saúde identificado na comunidade, grupo ou pessoa refletindo o desenvolvimento e a aquisição de competências no cuidado em enfermagem avançada. Após a realização do diagnóstico de enfermagem, desenvolvido no Estágio I, aos enfermeiros da LSP de onde emergiu a necessidade/ problema de avaliar a satisfação dos utentes com o serviço prestado, analisamo-la numa perspetiva de intervenção como indicador de avaliação da qualidade enquanto preocupação atual e crescente no contexto da prestação de cuidados de saúde. Procuramos a partir daqui perceber a satisfação dos utentes da LSP, segundo entrevista telefónica com recurso a ICD da DGS. Com a análise dos dados daqui resultantes que evidenciam globalmente a satisfação com o serviço prestado pelos enfermeiros da LSP, surge a sugestão da necessidade de divulgação deste serviço à população em geral. Neste sentido, orientámos o 2º Estágio para esta última área, e perante a necessidade identificada por parte dos utentes da LSP de divulgação do serviço, com base nas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e especificamente as competências G2. “Contribui para o processo de capacitação de grupos e comunidades” e G2.3. “Procede à gestão da informação em saúde aos grupos e comunidade”, propusemonos perceber que estratégias promovem a procura de informação pelas comunidades e que instrumentos se adequam à disseminação de informação deste tipo de serviço inovador, com recurso à revisão sistemática da literatura. A partir desta desenvolvemos um programa de intervenção para com os enfermeiros da LSP perspetivando estratégias de divulgação fundamentadas numa prática baseada na evidência, contextualizado no modelo de decisão e inovação. No desenvolvimento do nosso percurso de mestrado, refletimos sobre a dimensão da satisfação, que analisámos à luz da política de qualidade proposta pela DGS, enquanto matriz orientadora de uma análise critica, da qual emergiram algumas sugestões estratégicas e inovadoras. Neste relatório refletimos ainda os principais contributos inerentes ao percurso realizado no sentido do desenvolvimento de competências especializadas. The present work consists in a critical and reflective report that translates the activities developed along the postgraduate training in Community Nursing in context of the public health line (PHL)of the General Direction of Health (GDH). Community Nursing implies a diversity of areas of intervention, the Nurse with this specialty, must be able to intervene in any health problem identified in the community group or person reflecting the development and acquisition of advanced nursing care skills. After the completion of nursing diagnosis, developed in Internship I, the nurses of PHL where emerged the need/problem to assess users ' satisfaction with the service provided, we analysed it in a perspective of intervention as an indicator for assessing the quality as a current and growing concern in the context of the delivery of health care. We tried from here to realize the satisfaction of users of the PHL, according to a telephone interview using DCI of the GDH. With the analysis of the resulting data that show overall satisfaction with the service provided by the nurses of the PHL, outcomes suggestion of the need for dissemination of this service to the public in general. In this sense, we oriented the 2nd Internship to this last area, and to the need identified by the users of the PHL service disclosure, based on the skills of nurses and nurse specialist skills specifically G2. "It contributes to the process of empowerment of groups and communities" and G2.3 "To manage health information to groups and community", we aimed to understand what strategies promote the demand for information by communities and which instruments are suited for dissemination of information of this kind of innovative service, using the review systematic literature. From this, we developed a program of intervention for the nurses of the PHL foreseeing disclosure strategies grounded in evidencebased, contextualized in decision-making and innovation model. In the development of our master branch of studies, we reflect on the extent of satisfaction that we have looked at in the light of the quality policy proposed by the GDH, while guiding a critical analysis matrix, from which emerged a few strategic and innovative suggestions. In this report, we also reflect the main contributions inherent to our route held in order to development of expertise skills.
  • Dor e autocuidado: que intervenções de enfermagem? Revisão sistemática de literatura
    Publication . Amendoeira, José; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Rosa, Marta; Marques, Gina
    PROBLEMÁTICA: Situações de dependência surgem, exigindo da Enfermagem intervenções para promover a autonomia e apoiar aqueles que terão que assumir o papel de cuidador principal em contexto domiciliário. Esta participação é complexa, sendo o empowerment importante na profissão de enfermagem, para de promover o autocuidado. A relação interpessoal enfermeiro-família é fundamental para a qualidade dos cuidados prestados, pelo que o enfermeiro desenvolve as suas intervenções de modo autónomo, na base da educação, condução e orientação do processo de cuidar. OBJETIVO: Conhecer a evidência científica no que se refere à relação interpessoal como promotora do empowerment nos cuidadores principais de pessoas com défice de autocuidado. MÉTODOS: Revisão Sistemática da Literatura pelo método PI[C]OD. Foram incluídos dois estudos a partir da pesquisa em bases de dados electrónicas (EBSCO). RESULTADOS: Os estudos mostram que os utentes e seus cuidadores necessitam de instrução adicional, apoio e cuidados de acompanhamento. Os Cuidadores são um grande apoio no autocuidado do utente. Ambos estão vulneráveis e a sua participação nos cuidados deve ser tida em conta pelos profissionais de saúde, capacitando-os para o fazer. A relação de ajuda, comunicação e relação interpessoal são de extrema importância na tomada de decisão.