Browsing by Issue Date, starting with "2011-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Environmental change and agriculture:the role of international tradePublication . Leitão, Nuno CarlosThis study analyses the United States environmental impacts on agriculture intra-industry trade (IIT). The results indicate that there was a negative correlation between carbon dioxide emissions and intraindustry trade. According to the literature, this type of trade uses less pollution technology. We also found that emissions increase with the level of production. The economic size has a positive influence on carbon dioxide emissions.
- Educação na promoção da prática baseada na evidênciaPublication . Rosa, Marta; Godinho, CelesteOs desafios actualmente emergentes no actual sistema de saúde, de forma a responder às reais necessidades dos cidadãos, remetem-nos para um questionamento constante sobre os saberes em uso pelos enfermeiros, e respectivos níveis de desenvolvimento e actualização. Nesta conjuntura, visando o desenvolvimento de uma prática baseada em evidência (PBE) em enfermagem, é fundamental reflectir sobre estratégias e condições essenciais ao seu desenvolvimento, nas quais destacamos as estratégias de aprendizagem conducentes à actualização de saberes, definindo assim como objectivo: compreender os processos de aprendizagem facilitadores da utilização da PBE na prática clínica dos enfermeiros. Desta revisão sistemática da literatura, emerge a identificação da PBE como uma das competências de cuidar necessárias no século XXI, enfatizando-se a sua utilização como principal estratégia para a qualidade dos cuidados.
- Para uma didactica da aprendizagem em cuidados continuados. Um contributoPublication . Rosa, Marta; Godinho, CelesteEste trabalho resulta da preparação da Unidade Curricular Intervenção em Cuidados Continuados II - 4º ano do Curso de 1º Ciclo de Enfermagem – 1º ciclo de uma Escola Superior de Saúde, dos conteúdos referentes ao processo de desenvolvimento e actualização na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Acedemos ao terreno para identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização de algumas práticas no desenvolvimento do processo de cuidados, para uma aproximação dos conteúdos programáticos aos problemas da prática. Tínhamos como objectivo identificar a perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de actualização sobre práticas inerentes ao desenvolvimento do processo de cuidados, numa unidade de média duração e reabilitação desenvolvendo para tal um estudo de caso. A partir da contextualização macro, exo, meso e microssitémica efectuada, analisamos estes contextos utilizando a observação, entrevista e questionário focalizado na perspectiva dos enfermeiros face à necessidade de prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença na RNCCI. Evidenciaram-se duas dimensões fulcrais para os processos de desenvolvimento e actualização neste contexto da RNCCI, nomeadamente referentes às interligações na equipa multidisciplinar (integradora das categorias: Adesão, Dignificação da morte, Dor e Gerir o Regime) e às interacções com os prestadores de cuidados (categorias: Prestador de cuidados, Auto Cuidado, Coping e Stress do Prestador). Esta codificação advém da relação das características definidoras dos focos/ categorias em análise e as unidades de registo identificadas pelos enfermeiros. Da análise do corpus emerge ainda uma assunção da relação destas subcategorias com a perspectiva bioecológica, enquadradora deste estudo. A partir dos resultados do estudo de caso desenvolvido neste contexto, constituir-se-á com os estudantes, com base nos processos de aprendizagem já desenvolvidos na unidade curricular de investigação, a necessidade do recurso a uma prática clínica baseada na evidência, no sentido do desenvolvimento de uma enfermagem avançada às pessoas em processos de doença nesse contexto, tendo em conta as necessidades reais por nós identificadas. No desenvolvimento deste estudo foram tidas em conta questões éticas inerentes à salvaguarda do anonimato do contexto de pesquisa e dos participantes do estudo. Os resultados são exclusivos para este contexto de prestação de cuidados não sendo extrapolados a outros. Consideramos ter contribuído para a concepção do desenvolvimento do percurso formativo dos estudantes no que diz respeito à temática dos Cuidados Continuados, onde se evidencia a necessidade de utilização da PBE. Os resultados do nosso estudo permitirão desenvolver e aprofundar a mobilização do conhecimento em enfermagem, numa perspectiva da didáctica em cuidados continuados, como área emergente no contexto da saúde
- A discussão como abordagem educativa: perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superiorPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroEmbora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere diversos elementos que poderão auxiliar os professores, nomeadamente os da área de ciências, na integração efectiva de actividades de discussão nas suas práticas lectivas. - Although the discussion shut down potential in promoting scientific literacy skills essential for responsible citizenship, notes that this methodology is widely used in educational settings. It is therefore important to understand the factors that influence the performance of this type of activity by teachers. This study seeks to identify teachers' conceptions of a college education Portuguese against the advantages and limitations of the use of discussion as an educational approach. To this end, it was built for an online questionnaire to all their teachers. The results show that teachers value greatly discussion activities as educational methodology in the various subject areas. However, the results also reveal some negative aspects associated with the activities of discussion, namely, the difficulties in its evaluation and the high amount of time they require. This research suggests several elements that can help teachers, including the sciences, in the effective integration of activities in their discussion llective practices.