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- BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Casanova, Joana; Cíntia, Rosa; Pereira, TomásAs cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.
- Oficina Pedagógica: ReciCircuitosPublication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Rodrigues, Miguel; Rodrigues, Carolina; Ramos, MariaA reciclagem é uma componente essencial nas práticas sustentáveis, ajuda na redução do impacto ambiental, na conservação de recursos naturais e na diminuição da poluição. A oficina foi realizada no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia na Escola Superior de Educação de Santarém e envolveu a dinamização e exploração de um jogo de tabuleiro. Explorar a reciclagem numa oficina pedagógica através do jogo oferece a oportunidade de discutir não apenas os processos de reciclagem, mas também o ciclo de vida dos materiais, a importância da separação de resíduos, a redução do desperdício e as possíveis consequências ambientais de não reciclar. Estes foram os conteúdos explorados através dos cartões do jogo pelos alunos de 4.º ano de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Santarém. O jogo tem como objetivo sensibilizar os alunos para a reciclagem de forma lúdica recorrendo aos robôs educativos da Clementoni®, funcionando como um jogo do tipo Quizz. Os robôs didáticos serviram como piões, ou seja, foram utilizados para percorrer as casas do jogo. Para a recolha de dados foram aplicadas as seguintes estratégias: observação, recolha de imagens e feedback dos participantes. A intervenção permitiu trabalhar os seguintes objetivos: reconhecer práticas de consumo responsável que visem a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos e sensibilizar para a adoção de comportamentos e práticas adequadas para a valorização dos diferentes tipos de resíduos. No decorrer da atividade, foi possível observar uma notória interação entre os estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e os alunos do 4.º ano. Esta abordagem permitiu ainda aos estudantes da formação inicial em Educação Ambiental e Turismo de Natureza vivenciarem uma experiência pedagógica que envolveu como grupo-alvo crianças do 1.º CEB, percebendo a importância do planeamento de atividades, da adequação dos recursos e da linguagem à faixa etária, bem como do papel da avaliação.
- Sensibilizar para o desperdício alimentar: impacto de um jogo online em alunos do 1.º CEBPublication . Correia, Marisa; Linhares, ElisabeteO projeto “00Sobras – No Combate ao Desperdício Alimentar” surgiu em 2015 na Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito das ações a desenvolver no seguimento do documento “Prevenir Desperdício Alimentar - um compromisso de todos!” (Governo de Portugal, 2014). Nós últimos anos, tem sido defendida a integração nos programas escolares dos temas da gestão eficiente dos alimentos e do combate ao desperdício alimentar. Perante este contexto, cabe às escolas e às instituições de ensino superior, enquanto entidades formadoras, abraçarem este desafio no sentido de contribuir para a formação de cidadãos críticos com competências e capacidades de prevenção e redução deste problema. A equipa do projeto tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, designadamente um guião com materiais pedagógicos para o professor utilizar em sala de aula (Linhares et al., 2015) e uma oficina de formação dirigida a professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
- Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBPublication . Antunes, Ana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.
- A visão de ciências e do trabalho dos cientistas por crianças e professores do 1.º CEBPublication . Mira, Sílvia; Linhares, ElisabeteAs Ciências contribuem para o desenvolvimento da criança, seja a nível das competências científicas, seja pelas interações que com os pares, ou porque através destas desenvolvem e adquirem competências pessoais e sociais que as ajudam a integrarem-se e a agirem como seres conscientes e ativos na sociedade. As perceções que cada um de nós tem sobre as ciências e sobre o trabalho dos cientistas influenciam a forma como se compreende a ciência, tendo reflexo na literacia científica da sociedade em geral. As conceções deturpadas de ciência podem ter origem em imagens estereotipadas e distorcidas transmitidas pelos meios de comunicação social e profissionais de educação, pelo que importa trabalhar esta problemática desde cedo na escola. Este capítulo procura responder a questões suscitadas relativamente às conceções que os professores e as crianças têm sobre as ciências e os cientistas, nomeadamente: “Que representações têm os profissionais de educação face à ciência e ao trabalho dos cientistas?”, “Quais são as representações que as crianças apresentam relativamente à ciência e ao trabalho dos cientistas?”, de forma a compreender o que pensam os professores e as no âmbito desta problemática. Para o efeito, realizou-se um estudo exploratório que envolveu seis professores de 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), seguido de um estudo de caso múltiplos de natureza qualitativa, que envolveu 40 crianças do 1º CEB (20 de 2.º ano e 20 de 3.º ano), com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos. Os dados obtidos através das entrevistas aos profissionais de educação permitiram chegar à conclusão de que apresentam um conhecimento muito geral sobre a ciência e o trabalho desempenhado pelos cientistas. Os desenhos das crianças, nos estudos de caso múltiplos, permitiram verificar que, maioritariamente, perspetivam os cientistas como pessoas com personalidades e capacidades únicas e especiais. No enquadramento teórico procede-se uma breve apresentação de alguns mitos sobre a ciência e o trabalho dos cientistas que os docentes idealizam, segue-se a metodologia, a análise e recolha de dados, bem como a apresentação dos resultados obtidos, quer a nível das entrevistas, como também a nível dos resultados referentes aos estudos de caso múltiplos, realizado com crianças do 1.º CEB. Por fim, apresentam-se as considerações finais do estudo.
- Hábitos alimentares e IMC de crianças do 1.º Ano do 1.º CEB de três escolas portuguesasPublication . Cerejeira, Bárbara; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Victorino, Ana Carolina; Linhares, ElisabeteA obesidade prevalece como uma condição cada vez mais ameaçadora à qualidade de vida. Neste sentido, esta problemática requer especial atenção por parte dos profissionais nesta área, entre aos quais se incluem os profissionais de educação. O presente estudo de casos múltiplos procurou avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças e perceber se existe relação com a sua alimentação, para responder à questão de investigação: “Existe alguma relação entre o IMC de crianças do 1.º Ano do 1.ºCEB de três escolas portuguesas e os seus hábitos alimentares? Os participantes do estudo foram 3 turmas de 1.º ano do 1.º CEB de diferentes concelhos de Portugal continental e os seus respetivos encarregados de educação (EE). Foram aplicados dois inquéritos por questionário aos dois grupos de participantes. Apesar de não ser possível estabelecer uma relação entre o tipo de alimentação das crianças e o seu IMC verificou-se que, prevalecem crianças do género feminino em situação de pré-obesidade ou obesidade comparativamente com as do género masculino. Foram também identificadas diferenças entre as turmas participantes quanto aos seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Assim, os conhecimentos dos EE e das crianças nesta área é fundamental, para escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.