Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
317.91 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As Ciências contribuem para o desenvolvimento da criança, seja a nível das competências
científicas, seja pelas interações que com os pares, ou porque através destas desenvolvem
e adquirem competências pessoais e sociais que as ajudam a integrarem-se e a agirem
como seres conscientes e ativos na sociedade.
As perceções que cada um de nós tem sobre as ciências e sobre o trabalho dos cientistas
influenciam a forma como se compreende a ciência, tendo reflexo na literacia científica
da sociedade em geral. As conceções deturpadas de ciência podem ter origem em imagens
estereotipadas e distorcidas transmitidas pelos meios de comunicação social e profissionais
de educação, pelo que importa trabalhar esta problemática desde cedo na escola.
Este capítulo procura responder a questões suscitadas relativamente às conceções que os
professores e as crianças têm sobre as ciências e os cientistas, nomeadamente: “Que representações
têm os profissionais de educação face à ciência e ao trabalho dos cientistas?”,
“Quais são as representações que as crianças apresentam relativamente à ciência e
ao trabalho dos cientistas?”, de forma a compreender o que pensam os professores e as
no âmbito desta problemática. Para o efeito, realizou-se um estudo exploratório que envolveu
seis professores de 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), seguido de um estudo de
caso múltiplos de natureza qualitativa, que envolveu 40 crianças do 1º CEB (20 de 2.º
ano e 20 de 3.º ano), com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos.
Os dados obtidos através das entrevistas aos profissionais de educação permitiram chegar
à conclusão de que apresentam um conhecimento muito geral sobre a ciência e o trabalho
desempenhado pelos cientistas. Os desenhos das crianças, nos estudos de caso múltiplos, permitiram verificar que, maioritariamente, perspetivam os cientistas como pessoas com
personalidades e capacidades únicas e especiais.
No enquadramento teórico procede-se uma breve apresentação de alguns mitos sobre a
ciência e o trabalho dos cientistas que os docentes idealizam, segue-se a metodologia, a
análise e recolha de dados, bem como a apresentação dos resultados obtidos, quer a nível
das entrevistas, como também a nível dos resultados referentes aos estudos de caso múltiplos,
realizado com crianças do 1.º CEB. Por fim, apresentam-se as considerações finais
do estudo.
Description
Keywords
conceções de ciência conceções do trabalho dos cientistas 1.º CEB pré-escolar
Citation
Mira,S. & Linhares, E. (2020). A visão de ciências e do trabalho dos cientistas por crianças e professores do 1.º CEB. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.), Da prática de Ensino Supervisionada à Investigação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico (pp.127-145). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE